Brasileiros de norte ao sul do país participaram da Manifestação Brasil Solar em Brasília, em prol da energia solar

Salve a Solar - O Brasil precisa dessa ENERGIA foi a frase descrita junto à cruz.

Imagem: Divulgação – Eliana Cavalcanti, Manifestação Brasil Solar | Salve a Solar – O Brasil precisa dessa ENERGIA, foi a frase descrita junto à cruz | Por Simone Horvatin, Chefe de Edição Ambiental Mercantil

Brasileiros de norte a sul do país se mobilizaram nesta última terça-feira, 08 de junho, em prol de um dos setores produtivos que mais cresce no país, a geração própria de energia solar fotovoltaica.

O ponto alto da manifestação foi uma “cruz” simbolizando a necessidade de SALVAR a energia solar no país para manter o direito dos brasileiros de gerar sua própria energia. Ao redor da cruz, manifestantes formaram uma roda gigante, indicando o sol que nasce para todos.

Pelo mapeamento da ABSOLAR, a base instalada no Brasil usando a tecnologia fotovoltaica ultrapassou 600 mil usuários, que representam apenas 0,7% do total de consumidores brasileiros, deixando visível o enorme potencial de crescimento deste segmento para os próximos anos.

AS CAUSAS QUE LEVARAM A MANIFESTAÇÃO – RESUMO

  • Em abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou nota técnica de modificação da resolução normativa 482/2012, recomendando a cobrança do uso da rede elétrica para micro e mini geração distribuída em mais de 57% sobre o excedente.
  • Desde então, as lideranças dos setores fotovoltaicos e de energias renováveis (ANESolar, ABSOLAR, Movimento Solar Livre, ABGD, INEL, APBSolar, ALSolar, entre outras associações e empresários) voltaram a marcar presença em Brasília para agilizar a pauta e votação pelo Congresso Nacional do PL5829/2019, que visa a criação do Marco Legal da Geração Própria de Energia Solar.
  • Precisa-se manter o direito de todo consumidor brasileiro de gerar sua própria energia elétrica, limpa e renovável, de forma livre e bem distribuída em todos os municípios.
  • O setor solar representa hoje mais de 15 mil pequenas e médias empresas e 500 mil produtores de energia solar fotovoltaica, que clamam por um marco legal que garanta segurança jurídica e com texto favorável para que o Brasil possa crescer e desenvolver essa matriz limpa, em prol da Segurança Energética tão necessária ao país.

A votação do PL5829/2019 foi adiada inúmeras vezes, porém está prevista para acontecer em breve (sem data ainda).

IMPRESSÕES DA MANISFESTAÇÃO BRASIL SOLAR

Na última terça-feira, 08 de junho, aconteceu em Brasília, a Manifestação Brasil Solar. A campanha utilizada na Manifestação foi idealizada por Eliana Cavalcanti, CEO da Fort3 Solar, vice presidente da ANESolar – Associação Nordestina de Energia Solar e teve como slogan: “Brasil, diga sim à energia solar, livre e bem distribuída”, indicando a necessidade de expansão desta matriz (geração distribuída) acontecendo na base, nos municípios brasileiros, gerando emprego, renda e aumentando a capacidade produtiva do país.

O ato teve início com a concentração dos ônibus de diferentes estados no Hotel San Paul Plazo, por volta das 6h. De lá, os manifestantes seguiram em direção a Esplanada dos Ministérios, onde se concentraram com bandeiras, cartazes, balões e carros de som cobrando atitude do Congresso Nacional.

Imagem: Manifestação Solar Livre | “Brasil, diga sim à energia solar, livre e bem distribuída”.

Sandro Santana, da ANESolar, inspirou a campanha com o mote “Diga SIM” ainda em 2019, em conversa com Eliana Cavalcanti, enquanto percorriam os corredores do congresso, na busca de apoios à causa da geração distribuída.

Eliana Cavalcanti, CEO da Fort3 Solar, Presidente da AL Solar (Associação Alagoana de Energia Solar) e Vice Presidente da ANESolar (Associação Nordestina de Energia Solar) e uma das organizadoras da manifestação diz quais foram os motivos que a levaram a idealizar a campanha “Diga SIM” e apoiar na organização da Manifestação:

Imagem: Divulgação | Eliana Cavalcanti, uma das organizadoras da Manifestação Brasil Solar

“A campanha foi idealizada para uso de todas as empresas, associações e sociedade, com o objetivo de passar em uma linguagem única, o anseio dos brasileiros: a manutenção do direito de gerar sua própria energia economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta. Dizer SIM à energia solar, livre e bem distribuída, é dizer SIM
à um Brasil mais Sustentável, respeitando as necessidades locais e regionais, em sinergia com a agenda global de sustentabilidade.

Estamos vivendo a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Incentivar a geração própria de energia solar fotovoltaica é poupar nossa água essencial à vida, é economia no campo e na mesa, mais comida. É reduzir CO2 na atmosfera, é gerar emprego e renda de forma bem distribuída e promover o crescimento e desenvolvimento sustentável
do país“, completa Cavalcanti.

Além de Eliana Cavalcanti, estiveram à frente da organização da Manifestação Brasil Solar em uma força conjunta com diversas pessoas: Lúcia Abadia, Anaibel Novas, Tassio Barbosa, José Carlos, Daniel Sabben, Sandro Santana, Pedro Queiroz, Bayron Silveira, Cauê Peixoto e Cibele Marques. Assim como eles, caravanas e pessoas de 20 estados, de sul a norte, que não mediram esforços para estar em Brasília.

Imagem: Divulgação | Eliana Cavalcanti

Daniel Sabben e José Carlos Tornim, empresários da Mtec (Brasília) pararam todas as obras da empresa e levaram mais de 130 colaboradores ao local.

Engajamento e Presença em prol da Energia Solar

A manifestação só foi possível ser realizada pela efetiva adesão, presença, apoio e participação de várias empresas do setor, associações regionais e nacionais, e pessoas comuns, em prol da energia solar.

  • Empresas do Setor: Fort3Solar, 5WG, 3P, AvantSolar, Amara, Apolo Energia, Aldo Solar, Alfix Estrutruras, Avant Solar, Axitec, Blue Sol, Blue Sun, Br3e, Brassuny, Clean Energia, Center Solar, Cordeiro, CGR Energia, Ciber Solar, CT Botelho, Digitalli, Dinâmica, Distribuidora Minha Casa Solar, Ecosul, EGP, Enersol Brasil, Ecori, Edeltec, Edmond, Elektsolar, EnergyMais, Enersol Brasil, Engesun, Enersol Brasil, Eletrobidu, EletroPolo, Engesun, Favaro Balfar, Flex Solar, Fortlev Solar, Fóton Energia Solar, Fonte Solar, Gauss, GF2, Go Solar, Gb Seguros, Green Energia, GreenHouse, GridTie Solar, Grund Engenharia e Consultoria Energética, HCC, HORUS, Hopewind, I.S Brasil Solar, INNOVATIS, InterBrasil Distribuidora, ISOFEN, KVA Energia Solar, Loja do Integrador, LSA Advogados, Márcio Pina, ILUMISOL, Modulo Energia, Maico Gregolon, MTEC Energia, NC SOLAR, NBP Engenharia, PHB Solar, PhotoSolar, Projesol, Quartecto Energia, Quasars Tecnologia, Quirium, Rennove, RG2 Engenharia, Ribeiro Solar, RM, S2B, SER, Smartly, Solar Group, Solar Serra, Solarity, SolarView, SolarVolt Energia, SolarZ, SWG Energia, Solled, Soolar Distribuidor, Solcity Energia Solar, Solfácil, Solmais, Soluzion, Sou Energy, SSM, Sun House, Sun Life Solar, Sun Gate, SunHybrid, SunnyStore, Tritec, Trônica, VOLTXS, WDC Solar, WIN Energias Renováveis, WL solar, Yellow Solar, Zon Energia entre outras.

Durante a tarde e no dia seguinte, empresários também se reuniram com parlamentares do seu estado no Congresso.

ALGUMAS IMAGENS DA MANIFESTAÇÃO

Imagens: Eliana Cavalcanti

Vídeo institucional da Campanha Brasil Solar no YouTube:

Letra de Eliana Cavalcanti, na voz da cantora alagoana Kel Monaliza (projeto musical de Gabe Freitas).

Evento realizado de acordo com os protocolos de segurança Covid-19

O evento contou com a participação de um engenheiro de Segurança do Trabalho, equipe de apoio e seguranças para manter as regras de distanciamento, uso de máscara e álcool gel (itens disponibilizados a todos os participantes), além de tótens de álcool gel em todos os pontos da programação.

Artigos relacionados

Manifestação Brasil Solar acontece hoje em Brasília, pela aprovação do Marco Legal da Geração Própria de Energia Solar e outras fontes https://noticias.ambientalmercantil.com/08/06/2021/manifestacao-brasil-solar-acontece-hoje-em-brasilia-pela-aprovacao-do-marco-legal-da-geracao-propria-de-energia-solar-e-outras-fontes/

Congresso brasileiro poderá aprovar PL 5829/2019 sobre o marco legal da Geração Própria de Energia Solar e reverter proposta da Aneel https://noticias.ambientalmercantil.com/01/05/2021/congresso-brasileiro-pode-aprovar-pl-5829-2019-sobre-o-marco-legal-da-geracao-propria-de-energia-solar-e-reverter-proposta-da-aneel/

De norte a sul: brasileiros dizem SIM à Energia Solar e pedem aprovação do PL5829/2019 em prol do empreendedorismo sustentável! https://noticias.ambientalmercantil.com/11/05/2021/de-norte-a-sul-brasileiros-dizem-sim-a-energia-solar-e-pedem-aprovacao-do-pl5829-2019-em-prol-do-empreendedorismo-sustentavel/

O Brasil diz sim à Energia Solar livre e bem distribuída! https://noticias.ambientalmercantil.com/06/05/2021/o-brasil-diz-sim-a-energia-solar-livre-e-bem-distribuida/

Escassez de chuva e termelétricas deixam conta de luz mais cara https://noticias.ambientalmercantil.com/23/05/2021/escassez-de-chuva-e-termeletricas-deixam-conta-de-luz-mais-cara/

ABSOLAR afirma que apoio do CONFEA e dos CREAs ao Marco Legal da Geração Própria de Energia reforça papel do legislativo em políticas sustentáveis https://noticias.ambientalmercantil.com/23/05/2021/absolar-afirma-que-apoio-do-confea-e-dos-creas-ao-marco-legal-da-geracao-propria-de-energia-reforca-papel-do-legislativo-em-politicas-sustentaveis/

Projeto na Câmara mantém viabilidade para consumidor gerar a própria energia https://noticias.ambientalmercantil.com/13/03/2021/projeto-na-camara-mantem-viabilidade-para-consumidor-gerar-a-propria-energia/

Crédito:
Imprensa | Ambiental Mercantil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1332 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.