Imagem: Divulgação | Prazo final foi transferido para dia 28 de fevereiro com objetivo de ampliar ainda mais o debate sobre as ações do PNH2 para os próximos três anos
Fevereiro de 2023 – Ministério de Minas e Energia (MME) abriu no dia (14/12), Consulta Pública (Portaria nº 713/GM/MME, de 13/12/2022) para receber contribuições ao Plano de Trabalho Trienal 2023-2025 do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2).
O Plano Trienal tem como objetivo nortear as ações do governo federal no desenvolvimento do setor de hidrogênio nos próximos anos.
Tendo em vista a transversalidade do tema, o PNH2 é formado por um Comitê Gestor – coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e integrado por diversos órgãos e entidades de governo – e, inicialmente, cinco Câmaras Temáticas para discussão de questões específicas, coordenadas por diferentes ministérios.
O Plano Trienal é resultado das atividades desenvolvidas no âmbito do PNH2 ao longo do ano de 2022; um trabalho conjunto das cinco Câmaras, que contou com a participação de diversos representantes do setor, incluindo instituições do setor público, privado e academia.
O resultado deste trabalho agora será apresentado à sociedade e estará disponível por 45 dias para receber contribuições.
Webinar de abertura da Consulta Pública do Plano Trienal do PNH2
Foi realizado um webinar no dia 15/12 para apresentação do Plano e divulgação de uma primeira iniciativa do PNH2 já concretizada: o Painel de Dados sobre Hidrogênio, desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Na abertura do evento, estiveram presentes o Ministro de Estado de Minas e Energia (MME), Adolfo Sachsida; a diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agnes da Costa, e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral.
O detalhamento do Plano Trienal ficou a cargo dos seguintes coordenadores das câmaras temáticas:
- Patricia Naccache, da câmara de Arcabouço Legal e Regulatório-Normativo (MME),
- Marco Antonio Juliatto, de Capacitação de Recursos Humanos (Ministério da Educação),
- Samira Sana, de Planejamento Energético (MME), e
- Alexandre Messa, de Abertura e Crescimento do Mercado e Competitividade (Ministério da Economia)
- Eduardo Soriano, da Câmara de Fortalecimento das Bases Científico-Tecnológicas (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações).
Em seguida, Giovani Machado, diretor da EPE, apresentou o Painel de Dados de Hidrogênio, incluindo um mapa interativo com os projetos já anunciados.
Acesse aqui a Portaria nº 713/GM/MME
Acesse aqui a página do Programa Nacional do Hidrogênio
PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA
Imprensa