Imagem: Divulgação | Por Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, Engenheira Sanitarista e Ambiental, diretora da ABES e coordenadora das Câmara Técnicas de Resíduos Sólidos e Saúde Pública para o editorial Opinião de Especialista AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS
Março de 2023 – O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância desse recurso natural vital para a sobrevivência de todas as formas de vida no planeta. O tema água segura, que destaca a importância de garantir o acesso à água potável e ao saneamento básico para todas as pessoas.
Infelizmente, muitas pessoas no mundo ainda não têm acesso à água limpa e segura, o que coloca em risco sua saúde e bem-estar. Além disso, a poluição da água é uma ameaça crescente em muitas partes do mundo, colocando em risco a vida marinha e a segurança alimentar.
Para garantir a água segura para todos, é necessário investir em tecnologias e infraestrutura para fornecer água potável e saneamento básico para todos, independentemente de sua localização ou situação socioeconômica.
Também é importante conscientizar a população sobre a importância da conservação da água e da redução da poluição.
Neste Dia Mundial da Água, vamos nos comprometer a trabalhar juntos para garantir o acesso à água segura para todos e para proteger esse recurso vital para a vida no planeta. Vamos tomar medidas concretas em nossas vidas cotidianas para reduzir o desperdício de água e adotar práticas mais sustentáveis, para que possamos deixar um legado positivo para as gerações futuras.
Sobre a autora
Eng. Roseane Maria Garcia Lopes de Souza possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Pará. Pós-graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Saúde Publica da USP. Pós-graduação em Pericia e Auditoria Ambiental pelo IPEN. Atualmente e engenheira do Centro de Vigilância Epidemiológica, Coordenadora da Câmara Técnica de Saúde Pública e de Resíduos Sólidos da ABES-SP. Secretaria executiva do Centro de Referência de Segurança da Água – Capitulo Brasil.
TRILOGIA DA POTABILIDADE DE ÁGUA NO BRASIL
A Trilogia sobre a Potabilidade de Água no Brasil: Passado, Presente e Futuro foi elaborada pela Eng. Roseane Maria Garcia Lopes de Souza e colaboradores especialistas, que analisam a Portaria GM/MS nº 888/2021 de 04/5/2021 (que dispõe sobre a alteração do anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5 de 28/9/2017) e apresentam suas considerações, dúvidas e preocupações à respeito.
- Parte 1 – Passado Série Trilogia da Potabilidade de Água no Brasil – Parte 1 – Passado: a história e a evolução das portarias de potabilidade | (ambientalmercantil.com)
- Parte 2 – Presente Série Trilogia da Potabilidade de Água no Brasil – Parte 2 – Presente: Análise e Considerações sobre a Portaria GM/MS n° 888/21 | (ambientalmercantil.com)
- Parte 3 – Futuro Série Trilogia da Potabilidade de Água no Brasil – Parte 3 – Futuro: Aprimoramento contínuo da Portaria GM/MS n° 888/21 e outras portarias | (ambientalmercantil.com)
Informamos que os conteúdos publicados para seção Opinião de Especialistas AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS são independentes e de responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, na opinião da redação do nosso canal.
Imprensa