Oriens Energia busca inovações e tecnologias avançadas na Alemanha para fortalecer a energia solar no Cerrado brasileiro

softelec
Foto: Douglas Resende, CEO da Orien Energia, visitando a feira Intersolar Europe em Munique, Alemanha
Foto: Douglas Resende, CEO da Orien Energia, visitando a feira Intersolar Europe em Munique, Alemanha

Imagem: Divulgação |  Douglas Resende, CEO da Oriens Energia, compartilha em entrevista concedida a Simone Horvatin a valiosa oportunidade de participar da delegação Performa Solar Experience Alemanha em busca de uma experiência prática em um país líder na transição energética

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Junho de 2023 – A Oriens Energia, sediada em Patos de Minas (MG), desempenha um papel fundamental na promoção da energia solar, limpa e sustentável, contribuindo diretamente para a transição energética e a economia de baixo carbono. Sob a liderança de Douglas Resende, CEO da empresa, a Oriens Energia se destaca no mercado de energia solar na região do Cerrado, fornecendo soluções personalizadas para clientes industriais, comerciais e residenciais; atendendo principalmente consumidores dos estados de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

O Cerrado é um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo cerca de 25% do território nacional e o fogo faz parte da dinâmica deste bioma todos os anos, podendo se agravar por ações humanas. Por isso, investir cada vez mais em soluções sustentáveis, como a geração da própria energia, adotando instalações solares, pode contribuir para diminuir a emissão de gases de efeito estufa na região.

A Oriens Energia oferece uma ampla gama de produtos e serviços, incluindo a instalação de usinas solares, fornecimento de sistemas híbridos e carregadores veiculares (para veículos elétricos). Com um foco claro em sustentabilidade e eficiência energética, a empresa visa ajudar pessoas físicas (instalações residencias) e jurídicas (instalações em pequenos comércios, empresas até grandes pólos industriais) a gerar energia limpa, aproveitando os benefícios do sol e reduzir a conta de luz.

Através de projetos de energia solar sob medida, a equipe especializada da Oriens Energia dimensiona os sistemas de energia solar de acordo com as necessidades de cada cliente, levando em consideração fatores como consumo de energia, espaço disponível para instalação e as condições climáticas locais. Além disso, a empresa também se responsabiliza por todo o projeto: desde o planejamento, à instalação e manutenção dos equipamentos, garantindo um funcionamento eficiente e duradouro.

A Oriens Energia tem se destacado no fornecimento de carregadores veiculares, atendendo à crescente demanda por infraestrutura de recarga para veículos elétricos.

Com opções que vão desde modelos residenciais até soluções para empresas e estabelecimentos comerciais, a empresa está preparada para acompanhar o avanço dos veículos elétricos e oferecer as melhores soluções de carregamento.

Participação na delegação Performa Solar Experience Alemanha

A Oriens Energia participou da delegação Performa Solar Experience Alemanha com objetivo de aprender com a experiência prática como é o setor de energias renováveis neste país europeu, conhecido por ser um país líder global na transição energética, buscando de forma rápida aderir a geração de energia limpa e sustentável, implementando políticas e programas ambiciosos para promover o uso de fontes de energia renovável.

Foto: Douglas Resende visitando a feira Intersolar Europe
Foto: Douglas Resende visitando Wildpoldsried
Foto: Douglas Resende com a equipe da Plug Solar Energia

Além disso, a experiência na Alemanha proporcionou visitas técnicas únicas, participação no maior evento global de energia, The smarter E Europe em Munique, além do networking significativo, com contatos internacionais. Durante a visita a Feira, o representante da Oriens Energia teve a oportunidade de explorar a Intersolar Europe, maior feira global do setor de energia solar, e conheceu de perto as soluções e produtos inovadores apresentados por uma diversidade de empresas globais.

A Oriens Energia está entusiasmada com o retorno ao Brasil, e pretende aplicar os conhecimentos adquiridos na Alemanha para benef]iciar de seus clientes e contribuir ainda mais com o desenvolvimento sustentável do país.

Foto: Delegação indo visitar a The smarter E Europe, na cidade de Munique, Alemanha
Foto: Delegação visitando Wildpoldsried com apoio de Jussara Paiva, organizadora da programação na Alemanha

A experiência na Alemanha fortaleceu a visão da empresa, que pretende fornecer tecnologia de ponta e soluções inovadoras aos seus clientes, contribuindo para o crescimento do setor solar no Brasil.

Sobre as diferenças entre o setor solar na Alemanha e no Brasil, Douglas Resende, CEO da Oriens Energia diz:

Foto: Douglas Resende visitando a The smarter E Europe, Munique

“A capacidade instalada é substancialmente maior na Alemanha, resultado de investimentos consistentes e do apoio de governos (federal, estaduais e municipais) que incentivam o crescimento e a consolidação do setor de energia solar. O Brasil tem um potencial incomparável a um país europeu, por sua geografia e clima favoráveis. Quem atua diretamente no setor de energia solar no Brasil, como nós, conhece as disputas entre a Aneel, concessionárias de energia e a geração distribuída (Lei 14.300). Sabe-se também que não há incentivos governamentais claros e definidos, não há linhas de financiamentos justas, as legislações atuais precisam melhorar. Há ainda muita burocracia e demora nos processos de conexão à rede elétrica pelas concessionárias. Mesmo assim, com tantos desafios, estamos conseguindo trabalhar. Esperamos no futuro, que as políticas públicas sejam feitas para incentivar o crescimento da energia solar no Brasil, assim como é na Alemanha”.

A experiência da Oriens Energia na Alemanha trouxe uma perspectiva inspiradora para o CEO, Douglas Resende, como empresário. Ao testemunhar de perto as realizações da Alemanha em energia renovável e sustentabilidade, ele se sente motivado a impulsionar a adoção de soluções sustentáveis no Brasil. A infraestrutura, as tecnologias inteligentes e o compromisso alemão com a inovação e a sustentabilidade servem como referência para a Oriens Energia na busca contínua por excelência e liderança no mercado brasileiro de energia solar.

Sobre a Oriens Energia

A Oriens Energia utiliza sua experiência para analisar, elaborar projetos e instalar equipamentos a fim de oferecer aos seus clientes energia de verdade e com o menor custo.

Para lidar com tantos desafios, a Oriens Energia conta com um setor de engenharia e um setor jurídico altamente qualificado, capaz de enfrentar questões técnicas e regulatórias complexas. A empresa busca uma comunicação rápida e eficaz com as concessionárias de energia, visando obter informações claras e precisas para agilizar a implementação de projetos solares.

A Oriens Energia está comprometida em fornecer soluções de energia limpa e renovável de alta qualidade, contribuindo para um futuro mais sustentável.

Para saber mais sobre a empresa e seus produtos e serviços, acesse o site.

Site oficial: https://oriensenergia.com.br/oriens/index.html
Instagram: @oriensenergia | @douglas_energia

Crédito: Simone Horvatin, jornalista (MTB 0092611/SP) especializada nos setores ambientais e de energias, e membro, como jornalista internacional, da BDFJ Bundesverband Deutscher Fachjournalisten e.V. (Associação de Jornalistas Técnicos Profissionais da Alemanha), em contribuição para o canal de notícias AMBIENTAL MERCANTIL. Para seguir a plataforma digital de conteúdo e notícias nas redes sociais, clique neste link.

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!