Iguá Saneamento, Instituto Iguá e Waterlution somam forças para programa de educação ambiental no Rio

softelec
Iguá Saneamento, Instituto Iguá e Waterlution somam forças para programa de educação ambiental no Rio

Imagem: Divulgação | Parceria visa discutir água, saneamento e clima no ensino brasileiro, com processos que se tornem políticas públicas para as escolas focadas em inovação, colaboração e ação local

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Junho de 2023 –  Waterlution, organização canadense sem fins lucrativos que completou 20 anos de trabalho global em seis continentes e se estabeleceu como uma organização internacionalmente reconhecida focada na água, e o Instituto Iguá, que apoia iniciativas em vários lugares do Brasil focando em eixos de atuação que promovem acesso à água e saneamento a comunidades em vulnerabilidade, se uniram para colocar em prática um programa que pretende habilitar jovens estudantes para que entendam segurança hídrica de forma ampla e prática, despertando uma visão cidadã de meio ambiente com ação e desenvolvimento mútuo da comunidade escolar e de todos os ambientes que essas pessoas estão inseridas. Inédito no país, o projeto também utiliza metodologia para traduzir desafios locais em linguagem acessível para estudantes de escolas públicas, fornecendo ferramentas além da grade curricular comum. 

Chamado Passos d´Água, o programa provoca os estudantes a explorarem o que veem, o que imaginam e o que falta em seus territórios e, por meio dessas indagações, são desenvolvidas soluções para os desafios de Água, Saneamento e Higiene, e Clima. Com o apoio da Iguá Rio, responsável pelo serviço de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto da região da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, e pelo ciclo completo do saneamento nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, alcançando mais de 1 milhão de pessoas, e do Movimento  SOS Lagoas contribuindo, especialmente, com a articulação de parceiros locais, o projeto piloto acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, em uma escola municipal para alunos do ensino fundamental e que serão formados nas metodologias de inovação colaborativa da Waterlution. Essa mesma metodologia será levada a outras regiões do Brasil formando novos facilitadores que poderão treinar novos jovens multiplicadores.

“O programa é desenvolvido especialmente para que a comunidade escolar possa responder à emergência climática com práticas de Água, Saneamento, Higiene e Clima no seu dia a dia. E entendemos que nenhum outro assunto é mais urgente e atual. Estamos animados e com uma grande expectativa”, comenta Renata Ruggiero, diretora presidente do Instituto Iguá.

“Jovens precisam ter espaços para se arriscar e desenvolver confiança para aplicar ideias nas suas esferas de atuação possíveis.  Buscamos potencializar eles com habilidades, redes e ferramentas que possam contribuir para navegar esses cenários atuais, co-criando soluções locais que farão futuros diferentes”  aponta Dawn Fleming – Diretora da Waterlution Brasil.

Sobre a Waterlution Brasil

  • +400 Pessoas na rede brasileira
  • +60% de pessoas que se identificam mulheres participando nos programas
  • +150 Mentores na rede brasileira
  • +50 Parceiros no histórico
  • +70 Projetos apoiados na rede brasileira
  • 80% dos projetos que receberam recurso semente são liderados por mulheres

Site oficial: https://waterlution.org/brasil/

Sobre o Instituto Iguá

O Instituto Iguá acredita que a transformação é o fator chave para a universalização do saneamento, trazendo colaboração como um fator chave essencial para responder aos desafios socioambientais contemporâneos. Alinhado com a Iguá Saneamento, a premissa de que todas as ações são ligadas à possibilidade de fazer diferença concreta nos territórios de atuação, e faz isso através de inovação e educação. Apoia iniciativas em vários lugares do Brasil focando em eixos de atuação que promove acesso à água e saneamento à comunidades em vulnerabilidade, estimula o desenvolvimento de soluções inovadoras, desenvolve iniciativas educativas que elucidam questões relativas à água e assim, consolidam uma postura de contribuição na formação de políticas públicas no setor. 
Site oficial: https://institutoigua.org.br

Iguá Saneamento

Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável da água, em 2022, foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utility e, no mesmo ano, conquistou pontos que lhe renderam entrar no ranking da GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). Também marcou presença como 1º lugar na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura, segundo o TOP Open Corps 2022. Ainda neste ano, oito concessionárias do grupo foram reconhecidas com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Foi eleita, em 2022, pelo sexto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Site oficial: https://www.igua.com.br

Sobre o Movimento SOS Lagoas

SOS LAGOAS é um movimento apartidário iniciado em 2017 que visa mobilizar sociedade civil e órgãos públicos para agirem na recuperação do Sistema Lagunar de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Criada em 2017, estimula a busca por soluções por meio da aproximação das pessoas aos problemas existentes nas lagoas para que juntos possam entender as responsabilidades do cidadão comum e dos órgãos públicos em relação ao cuidado com este ecossistema. Site oficial: https://soslagoas.com.br/quem-somos

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5395 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!