Da terra do sol ao país da inovação: BC Solar Import fortalece parcerias na Alemanha e impulsiona o futuro sustentável no Brasil

softelec
Equipe BC SOLAR Import, representada por Marcelo Anselmi (Diretor Comercial), Fernando Castoldo (COMEX) e Guilherme Bento (Engenharia) na maior feira global de energias, The smarter E Europe, Munique, Alemanha.
Equipe BC SOLAR Import, representada por Marcelo Anselmi (Diretor Comercial), Fernando Castoldo (COMEX) e Guilherme Bento (Engenharia) na maior feira global de energias, The smarter E Europe, Munique, Alemanha.

Imagem: Divulgação | A equipe da BC SOLAR Import, entrevistados por Simone Horvatin, contam que as principais motivações de participar da delegação Performa Solar Experience Alemanha foram conhecer de perto as inovações do mercado de energia solar e fortalecer parcerias estratégicas

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Junho de 2023 – A BC SOLAR Import é uma empresa especializada em importação e distribuição nacional de equipamentos para energia solar. Destaca-se no mercado por oferecer kits de sistemas fotovoltaicos customizados para instalações de diversos portes. O diferencial atrativo da BC SOLAR Import é que não é necessário investimento inicial por parte dos clientes, apenas a aprovação do cadastro pela equipe interna. Além disso, a empresa possui um vasto estoque de equipamentos e produtos prontos para entrega imediata, garantindo agilidade na implantação dos projetos solares dos seus clientes.

No contexto da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a BC SOLAR Import contribui com a sociedade civil de diversas formas, promovendo a conscientização sobre questões relacionadas ao uso de energias limpas e sustentabilidade. A empresa ainda educa e fomenta, o porquê a energia solar é tão importante. Além disso, a equipe da BC SOLAR Import incentiva a pesquisa e trabalha no desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis para o Brasil, focando em eficiência energética e no uso responsável de recursos. A empresa ainda colabora com outras organizações, integradores e governos como forma de encontrar soluções conjuntas que promovam a transição energética e a descarbonização.

Participação na delegação Performa Solar Experience Alemanha

No mês de junho, a equipe BC SOLAR Import, representada por Marcelo Anselmi (Diretor Comercial), Fernando Castoldo (COMEX) e Guilherme Bento (Engenharia), participou da delegação Performa Solar Experience Alemanha. As principais motivações foram conhecer de perto as inovações do mercado de energia solar na Alemanha, estabelecer contatos internacionais e fortalecer parcerias estratégicas no setor.

Foto: Delegação indo visitar a The smarter E Europe, na cidade de Munique, Alemanha
Foto: Marcelo Anselmi (Diretor Comercial), Fernando Castoldo (COMEX) em negociação na The smarter E Europe, Munique, Alemanha

A delegação contou com uma agenda prévia cuidadosamente preparada por Paulo Pessuti, idealizador da delegação e apoio de Jussara Paiva na Alemanha. Durante a viagem, o grupo participou de visitas técnicas e teve a oportunidade de participar do The smarter E Europe, o maior evento global de energia solar.

Foto: Grupo da delegação Performa Solar Experience Alemanha no telhado solar do Messe München, guiados por Fabian Flade da Solarenergieförderverein Bayern e. V.
Foto: Delegação visitando Wildpoldsried com apoio de Jussara Paiva, organizadora da programação na Alemanha.

Percepções e experiências: o setor solar na Alemanha e no Brasil

De acordo com a equipe BC SOLAR Import, a experiência na Alemanha trouxe uma visão enriquecedora, destacando a evolução do mercado alemão (e europeu) em comparação ao mercado brasileiro. Segundo eles, uma das principais distinções é o tamanho e o desenvolvimento do mercado em si. A Alemanha se destaca há muitas décadas como líder global em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para energias renováveis, incluindo a energia solar. O país possui um mercado consolidado e maduro, com uma capacidade instalada significativa. Esse crescimento foi impulsionado por políticas públicas de apoio, tarifas favoráveis e um foco contínuo em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias.

Outra diferença está na integração da rede elétrica. A Alemanha possui uma rede elétrica bem desenvolvida e infraestrutura robusta, permitindo uma integração eficiente da energia solar. Já o Brasil, devido ao seu vasto território e uma infraestrutura variada de rede, enfrenta desafios na integração, especialmente em áreas remotas ou regiões com sistemas de transmissão menos desenvolvidos.

Vale destacar que o mercado brasileiro de geração própria de energia solar tem enfrentado atualmente desafios na mudança da legislação, especificamente a Lei 14.300. Essa mudança gerou um grande alarde em 2022, onde grandes empresas do mercado de energia solar afirmaram que não valeria mais a pena investir, após 7 de janeiro de 2023. No entanto, a BC SOLAR Import continuou empenhada em educar e mostrar que a energia solar é uma realidade vantajosa e do tempo presente, e que vale investir na geração da sua própria energia.

Comparado a Alemanha, o Brasil pode ser considerado um mercado relativamente “novo” para a energia solar, embora tenha experimentado um crescimento notável nos últimos anos. Ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, o que indica um grande potencial de oportunidades de negócios no futuro para a BC SOLAR Import e outros players do setor.

O engenheiro Guilherme Bento completa, em nome da equipe, como foi a experiência da BC SOLAR Import na Alemanha:

Foto: Eng. Guilherme Bento, Fernando Luis Castoldo, Marcelo Anselmi e Paulo Pessuti

“A nossa equipe teve a oportunidade de conversar com grandes marcas do cenário internacional e estabelecer negociações promissoras para trazer inovações ao Brasil. A experiência também proporcionou o contato com novas tecnologias, como a aplicação de energias renováveis no agronegócio e a reciclagem de painéis solares, despertando novas perspectivas para o mercado brasileiro. Além disso, o networking realizado com os outros participantes brasileiros da delegação resultou em relações novas e certamente duradouras. Para BC SOLAR Import Foi uma experiência muito importante e de muito aprendizado. Retornamos ao Brasil com a percepção de que o nosso país possui um imenso potencial para o desenvolvimento e aplicações de novas tecnologias em energias renováveis, que ainda não está sendo devidamente valorizado.”

Foto: Eng. Guilherme Bento

Durante nossa visita, tivemos a oportunidade de vivenciar a Alemanha não só no âmbito de negócios, como também a cultura local e a vibrante vida noturna de Munique. Em especial, curtimos muito a Marienplatz, onde se encontra a imponente Prefeitura da cidade, e os animados biergartens, onde desfrutamos da excepcional cerveja alemã. Foram experiências inesquecíveis, que proporcionaram momentos de descontração e integração com a atmosfera única da cidade,” conclui Bento.

Sobre a BC SOLAR Import
Suporte técnico especializado e homologação de projetos

A BC SOLAR Import também se destaca pelo seu suporte técnico altamente especializado. Com uma equipe experiente e dedicada, a empresa auxilia os clientes na instalação dos kits adquiridos. Além disso, oferece o serviço de homologação de projetos nas concessionárias de energia, simplificando o processo para os clientes. Esses serviços são parte da parceria sólida e rentável que a BC SOLAR Import estabelece com seus clientes. A empresa faz parte do Grupo New Printer, que possui mais de 20 anos de experiência no mercado de distribuição de equipamentos e importação.

A BC SOLAR Import está comprometida em ampliar seu catálogo de produtos e trazer novidades aos integradores no mercado brasileiro.

Site oficial: https://www.bcsolar.com.br
Instagram @bc.solar

Crédito: Simone Horvatin, jornalista (MTB 0092611/SP) especializada nos setores ambientais e de energias, e membro, como jornalista internacional, da BDFJ Bundesverband Deutscher Fachjournalisten e.V. (Associação de Jornalistas Técnicos Profissionais da Alemanha), em contribuição para o canal de notícias AMBIENTAL MERCANTIL. Para seguir a plataforma digital de conteúdo e notícias nas redes sociais, clique neste link.

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!