Redução de preços dos painéis solares impulsiona mercado e diminui tempo de payback

softelec
Foto: Usina solar instalada no telhado de comércio em Blumenau. Projeto e instalação da Solar Vale.
Foto: Usina solar instalada no telhado de comércio em Blumenau. Projeto e instalação da Solar Vale.

Imagem: Divulgação | Representantes  do setor fotovoltaico apontam que o tempo para retorno do investimento na estrutura de energia solar cai consideravelmente

Publicidade
Publicidade
STADLER

Fevereiro de 2024 – O preço médio dos painéis solares caiu mais de 40% em 2023, segundo levantamentos como o da consultoria do mercado fotovoltaico, Greener. O fator ajudou a manter o mercado aquecido, mesmo com mudanças na legislação, como a entrada em vigor da cobrança pelo uso da rede de distribuição, e o período pós-eleitoral. A energia solar conseguiu manter a sua curva de crescimento e fechou o ano com 37 gigawatts (GW) de capacidade instalada, o que equivale a 16,3% da matriz elétrica do Brasil.

Para representantes do setor, como é o caso do Grupo Solar Vale, companhia catarinense de soluções fotovoltaicas, a diferença nos preços ajudou nos negócios.

“A queda foi percebida principalmente a partir da metade do ano. Em alguns períodos o preço dos painéis caiu em média 40%, o que reduziu consideravelmente o tempo de retorno do investimento dos consumidores”, pontua o executivo.

Isso quer dizer que com a queda significativa nos preços dos painéis solares, o custo inicial de instalação de um sistema fotovoltaico foi drasticamente reduzido, tornando-o muito mais acessível para uma ampla gama de consumidores. Segundo Knoch, essa redução no tempo de payback aumentou o apelo econômico dos sistemas solares e também fortaleceu a segurança financeira dos investidores, garantindo uma transição mais suave para a energia renovável.

Foto: Thomas Knoch, CEO do Grupo Solar Vale | Divulgação

“Ao optar por um sistema de geração própria de energia solar, os consumidores reduzem sua dependência das fontes de energia tradicionais e passam a ter a oportunidade de gerar sua própria eletricidade, proporcionando independência energética e estabilidade de custos em longo prazo. Além disso, investir em energia solar é uma decisão ecologicamente responsável, pois os consumidores estão contribuindo ativamente para a mitigação das mudanças climáticas e para a preservação do meio ambiente para as gerações futuras”, afirma o CEO da Solar Vale.

Outro fator que contribuiu para o mercado continuar em expansão foi o aumento da tarifa de energia somada a um dos anos mais quentes da história, o que demandou maior uso de eletricidade. Com isso, muitos consumidores buscaram alternativas para economizar com a conta de luz.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a energia solar fotovoltaica contribuiu com o acréscimo de cerca de 7,4 GW de potência instalada à matriz elétrica brasileira em 2023, apenas com as modalidades de micro e minigeração distribuída. Esse foi o segundo melhor resultado registrado, o melhor ocorreu em 2022 (8,3 GW).

Sobre a Solar Vale

A Solar Vale é uma empresa de engenharia especializada em sistemas de energia solar. Fornecem equipamentos para uma variedade de setores, visando proporcionar economia e eficiência energética. Compromisso com a sustentabilidade, oferecem instalações de longa duração e satisfação contínua aos clientes. Em 2021 a empresa passou a investir também na agilidade da entrega, passando a contar com um estoque de mais de 2.000m², que hoje conta com mais de 10.000 módulos, caminhão munck próprio, além de carros elétricos em sua frota. O carro chefe dos equipamentos utilizados pela Solar Vale são os módulos de qualidade alemã e certificação Tier 1, AE Solar.

Site oficial: https://solarvale.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5811 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!