Imagem: Divulgação | Entrevista e redação: Thais Morimoto, Jornalismo ECA-USP; Edição: Simone Horvatin. Contribuição para o canal mais ambiental do Brasil, AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS
- Ação criada pela AKM para Pachamama Investimentos promove a urgência em torno da crise ambiental.
Julho de 2024 – No último domingo, 7, ocorreu a inauguração da campanha O Irreversível em Exibição, que está sendo apresentada no espaço CasaCor, na Avenida Paulista, até o dia 12 de julho. A mostra é resultado de uma parceria entre a CasaCor, a AKM e a Pachamama Investimentos. Como parte da campanha, totens expõem elementos comuns do nosso cotidiano, como a banana, que pode se tornar uma raridade em menos de 30 anos.
O Irreversível em Exibição faz parte da mostra De Presente, o agora, que ficará disponível até o dia 28 de julho e que conta com ambientes que receberam Certificado de Compromisso Ambiental da Pachamama Investimentos.
A empresa é uma iniciativa dos sócios Bruno Gagliasso, João Marcello Gomes Pinto e Rodrigo Rivellino. Ela é dedicada à promoção de ativos, práticas e iniciativas sustentáveis para promover o desenvolvimento e a conservação ambiental por meio de ações, como o crédito de carbono.
João Marcello explica que auxilia as empresas a conseguirem fazer esse investimento na conservação das florestas com transparência, governança e de modo que elas consigam atingir suas metas ESG. Na exposição, arquitetos comprometidos com o futuro sustentável tiveram a oportunidade de compensar o seu projeto, zerando a emissão de carbono e até tornando-a positiva.
Os visitantes também têm a opção de fazer a compensação ambiental na compra do ingresso.
“Essa reversão que estamos pensando tem que começar agora, se não, ela vai se tornar irreversível. Se a gente não tiver atitudes agora, a gente não vai ter o mundo amanhã”, afirma Celio Ashcar Jr., sócio da AKM, em entrevista à Ambiental Mercantil. Os pilares para ajudar o meio ambiente, de acordo com o sócio, é conscientizar, ter atitude e transformar. E, para ele, um dos maiores desafios é conscientizar a população que “a atitude de hoje transforma o hoje”.
Precisamos fazer mais
A história da Pachamama Investimentos iniciou dois anos atrás, quando o ator e ativista ambiental Bruno Gagliasso se uniu com seu parente João Marcello Gomes Pinto, diretor da Sustentech, que faz consultoria ESG e de sustentabilidade para empresas desde 2004.
De acordo com o diretor, a Sustentech ajudou muitas empresas a reduzirem seus impactos ambientais, como o uso de água e a geração de resíduos, porém essa atitude não era mais suficiente.
“Mesmo se todas as empresas reduzissem seu impacto, não seria suficiente para ficar abaixo do 1,5°C que a gente precisa para não exceder o Aquecimento Global. Além de reduzir, a gente tem que manter as florestas e a biodiversidade que a gente tem em pé”, diz João Marcello.
Bruno Gagliasso conta para a Ambiental Mercantil que a sua preocupação com o meio ambiente aflorou depois que teve filhos:
“A maior herança que posso deixar para os meus filhos é o respeito à natureza”. Assim como seu parente, o ator também sentiu que precisava fazer mais: “Eu comecei a me tornar ativista depois que vi que só plantar não era o bastante. A gente tem que cuidar do que já existe, porque o que já existe é muito forte, é muito potente”, explica.
Natureza positiva
O primeiro espaço que recebeu a placa de Certificado de Compromisso Ambiental foi o da arquiteta Carla Felippi, no dia 1° de julho. Em entrevista para a Ambiental Mercantil, ela conta que usou madeira certificada, é uma obra seca — que não usa água durante a sua execução — e para a decoração usou arte brasileira feita à mão, com obras de populações ribeirinhas, comunidades indígenas e artesãos locais.
Para ela, fazer uma mostra temporária sempre a deixou angustiada por causa do impacto ambiental:
“Poder zerar o carbono esse ano com a ajuda da Pachamama Investimentos foi bem bacana, porque já era uma coisa que eu já queria fazer e não sabia como”, afirma a arquiteta.
A união com a empresa dos sócios Bruno Gagliasso, João Marcello Gomes Pinto e Rodrigo Rivellino possibilitou que não só a emissão de CO2 fosse zerada, mas também a tornou positiva.
“A nossa história neste momento é uma história de resgate à natureza, de uma responsabilidade muito grande”, afirma Carla Felippi.
Além de Carla Felippi, o paisagista Gil Fialho, que fez um projeto para a Peugeot, também recebeu o certificado e ele fala sobre a importância de discutir a missão de sua profissão dentro da crise climática. No seu ambiente, “o jardim mostra que é possível criar em uma laje um ambiente ecologicamente correto e que traga benefícios como um todo”.
Para ele, com bancos de madeira de reflorestamento e espécies bioindicadores, o espaço convida as pessoas a pensarem mais na simplicidade e no contato com a terra.
“É possível aliar o design ao jardim”, afirma.
Segundo Gil Fialho, a proposta discute o papel do paisagismo como algo mais do que ser ornamental ou de ostentação, abrindo caminho para ser um paisagismo mais útil.
Outras iniciativas também receberam Certificados de Compromisso Ambiental. Durante o evento de inauguração, os sócios Bruno Gagliasso e João Marcello Gomes Pinto entregaram mais alguns dos certificados. Em seu discurso, João Marcello parabenizou aqueles que tornaram possível a realização da campanha:
“Vocês são pioneiros nisso e com certeza esse projeto dentro da CasaCor vai crescer muito para o ano que vem e vocês podem ter muito orgulho de ter o selo Natureza Positiva no ambiente de vocês”.
Bruno Gagliasso também aproveitou a oportunidade para agradecer:
“Parabéns e muito obrigado por receber dessa maneira a Pachamama que a gente criou com tanto carinho”.
Sobre a Pachamama Investimentos
Pachamama Investimentos é uma empresa brasileira dedicada a promover a sustentabilidade e a preservação da biodiversidade. A empresa é uma iniciativa dos sócios Bruno Gagliasso, João Marcello Gomes Pinto e Rodrigo Rivellino e busca unir sustentabilidade, ciência e tecnologia para incentivar investimentos em práticas ecológicas e recompensar aqueles que protegem e conservam as florestas.
A empresa oferece três principais áreas de atuação:
- Pachamama Trading: Investe na preservação da biodiversidade utilizando tecnologia de tokens certificados, ajudando empresas a integrar práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
- Pachamama Ventures: Conecta especialistas com empresas para divulgar práticas inovadoras e de impacto positivo, promovendo ativos ambientais e suas potencialidades.
- Pachamama Properties: Foca em negócios que promovem experiências em hospitalidade, gastronomia e arquitetura, sempre com um viés sustentável e positivo para o meio ambiente.
Para mais informações, você pode visitar o site oficial da Pachamama Investimentos em https://www.pachamamainvestimentos.com.br