Hidrogênio Verde e Mercado de Carbono #2: “O Protagonismo Econômico da Indústria de Hidrogênio Verde”

softelec
Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista, PMP® PMI® (USA) e PM4R® pelo BID, e escreve periodicamente como colunista para o canal AMBIENTAL MERCANTIL.
Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista, PMP® PMI® (USA) e PM4R® pelo BID, e escreve periodicamente como colunista para o canal AMBIENTAL MERCANTIL.

Imagem: Divulgação | Por Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista e Co-fundador da INFOREDES Energy Transition Projects. Colabora periodicamente com artigos na coluna, para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2023Nos próximos anos, o modelo operacional da Economia de Baixo Carbono será definitivamente estabelecido. O Hidrogênio Verde é a chave da transição energética e diversos países buscam se posicionar neste novo cenário global. O nascimento desta nova indústria, indica surgimento de novos mercados, novas tecnologias, novos sistemas de produção e novas aplicações energéticas.

Não há mais dúvidas de que aqueles países que investirem primeiro, de forma ágil e estratégica, garantirão seu lugar nesta nova economia oxigenando as suas bases de produção industrial,  gerando prosperidade financeira para uma força de trabalho super qualificada e tornando-se protagonistas para as outras nações que queiram descarbonizar suas próprias economias.

A Agência Internacional de Energia estima que o mercado global para as principais tecnologias de energia limpa valerá cerca de US$ 650 Bilhões por ano até 2030, mais de três vezes o nível atual.

Os empregos vinculados ao mercado de Transição Energética e Economia de Baixo Carbono podem mais que dobrar no mesmo período. O Mercado está crescendo fortemente, na medida em que a demanda por profissionais qualificados é maior do que a oferta !

Esta década é considerada um grande ponto de inflexão, e os desenvolvimentos tecnológicos em curso serão decisivos para a moldar um cenário de Transição Energética e a consolidação da Economia de Baixo Carbono.

Mas como podemos fazer esta afirmação com tanta convicção?

A resposta é simples:  “Follow the Money” (Siga o Dinheiro). Isto mesmo !  Aquele bordão em língua inglesa popularizado pelo documentário All the President’s Men (1976)

Vejamos os investimentos de países desenvolvidos e em desenvolvimento, na nova Indústria de Hidrogênio Verde e Transição Energética:

Além destes, Reino Unido, Canadá e outras nações desenvolvidas realizam os ajustes finais em seus planos de investimento em tecnologias limpas, direcionando esforços e investimentos para impulsionar a transição energética.

Na mesma proporção dos altos investimentos, surgem desafios complexos e uma oportunidade única de usar este imperativo climático como um catalisador de investimentos na Economia de Energia Limpa, na Reindustrialização Sustentável e no Desenvolvimento de Tecnologias Verdes e Sustentáveis.

A diversidade de soluções e de novas tecnologias envolvidas nestes processos será observada, nos próximos anos em diversos setores da nossa economia, tais como: transporte, infraestrutura, manufatura avançada e até mesmo na criação de mercados totalmente novos que sequer existem hoje.

Esta é a grande transformação que está em curso no mundo !  

Os países que souberem se posicionar neste mercado terão um grande diferencial competitivo. As pessoas que se especializarem e dominarem as tecnologias e processos que estão em fase de desenvolvimento terão as melhores oportunidades profissionais dos próximos anos.  

É hora de Agir !

Sobre o Colunista

Eng. Frederico Freitas
Eng. Frederico Freitas

Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista, Especialista em Gestão de Negócios, Credenciado PMP® pelo Project Management Institute PMI® (USA) e  PM4R® pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Co-Founder da INFOREDES – Energy Transition Projects, uma empresa de base tecnológica e suporte consultivo a projetos de transição energética. Trabalha o desenvolvimento de plantas de produção de Hidrogênio Verde, em escala industrial, voltadas para descarbonização do setor industrial brasileiro.
LinkedIn | Instagram | INFOREDES

Todas as publicações de Frederico Freitas podem ser acessadas neste link exclusivo:

Os conteúdos publicados pelo colunista refletem suas opiniões, experiências e perspectivas individuais, sendo de sua total responsabilidade. Eles podem não representar o posicionamento da redação do corpo editorial da Ambiental Mercantil. Isso respeita a democracia e a liberdade de expressão, garantindo que diferentes pontos de vista possam ser publicados e debatidos.

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!