Hidrogênio Verde e Mercado de Carbono #2: “O Protagonismo Econômico da Indústria de Hidrogênio Verde”

softelec
Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista, PMP® PMI® (USA) e PM4R® pelo BID, e escreve periodicamente como colunista para o canal AMBIENTAL MERCANTIL.
Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista, PMP® PMI® (USA) e PM4R® pelo BID, e escreve periodicamente como colunista para o canal AMBIENTAL MERCANTIL.

Imagem: Divulgação | Por Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista e Co-fundador da INFOREDES Energy Transition Projects. Colabora periodicamente com artigos na coluna, para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS.

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Março de 2023Nos próximos anos, o modelo operacional da Economia de Baixo Carbono será definitivamente estabelecido. O Hidrogênio Verde é a chave da transição energética e diversos países buscam se posicionar neste novo cenário global. O nascimento desta nova indústria, indica surgimento de novos mercados, novas tecnologias, novos sistemas de produção e novas aplicações energéticas.

Não há mais dúvidas de que aqueles países que investirem primeiro, de forma ágil e estratégica, garantirão seu lugar nesta nova economia oxigenando as suas bases de produção industrial,  gerando prosperidade financeira para uma força de trabalho super qualificada e tornando-se protagonistas para as outras nações que queiram descarbonizar suas próprias economias.

A Agência Internacional de Energia estima que o mercado global para as principais tecnologias de energia limpa valerá cerca de US$ 650 Bilhões por ano até 2030, mais de três vezes o nível atual.

Os empregos vinculados ao mercado de Transição Energética e Economia de Baixo Carbono podem mais que dobrar no mesmo período. O Mercado está crescendo fortemente, na medida em que a demanda por profissionais qualificados é maior do que a oferta !

Esta década é considerada um grande ponto de inflexão, e os desenvolvimentos tecnológicos em curso serão decisivos para a moldar um cenário de Transição Energética e a consolidação da Economia de Baixo Carbono.

Mas como podemos fazer esta afirmação com tanta convicção?

A resposta é simples:  “Follow the Money” (Siga o Dinheiro). Isto mesmo !  Aquele bordão em língua inglesa popularizado pelo documentário All the President’s Men (1976)

Vejamos os investimentos de países desenvolvidos e em desenvolvimento, na nova Indústria de Hidrogênio Verde e Transição Energética:

Além destes, Reino Unido, Canadá e outras nações desenvolvidas realizam os ajustes finais em seus planos de investimento em tecnologias limpas, direcionando esforços e investimentos para impulsionar a transição energética.

Na mesma proporção dos altos investimentos, surgem desafios complexos e uma oportunidade única de usar este imperativo climático como um catalisador de investimentos na Economia de Energia Limpa, na Reindustrialização Sustentável e no Desenvolvimento de Tecnologias Verdes e Sustentáveis.

A diversidade de soluções e de novas tecnologias envolvidas nestes processos será observada, nos próximos anos em diversos setores da nossa economia, tais como: transporte, infraestrutura, manufatura avançada e até mesmo na criação de mercados totalmente novos que sequer existem hoje.

Esta é a grande transformação que está em curso no mundo !  

Os países que souberem se posicionar neste mercado terão um grande diferencial competitivo. As pessoas que se especializarem e dominarem as tecnologias e processos que estão em fase de desenvolvimento terão as melhores oportunidades profissionais dos próximos anos.  

É hora de Agir !

Sobre o Colunista

Eng. Frederico Freitas
Eng. Frederico Freitas

Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista, Especialista em Gestão de Negócios, Credenciado PMP® pelo Project Management Institute PMI® (USA) e  PM4R® pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Co-Founder da INFOREDES – Energy Transition Projects, uma empresa de base tecnológica e suporte consultivo a projetos de transição energética. Trabalha o desenvolvimento de plantas de produção de Hidrogênio Verde, em escala industrial, voltadas para descarbonização do setor industrial brasileiro.
LinkedIn | Instagram | INFOREDES

Todas as publicações de Frederico Freitas podem ser acessadas neste link exclusivo:

Os conteúdos publicados pelo colunista refletem suas opiniões, experiências e perspectivas individuais, sendo de sua total responsabilidade. Eles podem não representar o posicionamento da redação do corpo editorial da Ambiental Mercantil. Isso respeita a democracia e a liberdade de expressão, garantindo que diferentes pontos de vista possam ser publicados e debatidos.

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4895 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!