ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE: QUALIDADE DO AR

Sustentabilidade, monitoramento e qualidade do ar desempenham papéis essenciais na preservação ambiental e na promoção da saúde pública. A sustentabilidade envolve práticas que garantem o uso responsável dos recursos naturais, enquanto o monitoramento contínuo permite a avaliação precisa dos níveis de poluentes atmosféricos e seus efeitos. A manutenção da qualidade do ar não só protege os ecossistemas e a biodiversidade, mas também reduz o risco de doenças respiratórias e outras condições relacionadas à poluição atmosférica, promovendo assim um ambiente mais seguro e saudável para as gerações futuras.

Os veículos elétricos já não se restringem a carros de luxo. Hoje, em São Paulo, essa é uma solução que se populariza sobre duas rodas, acessível a diversos tipos de perfil. Em comum, todos têm colaborado para melhorar a qualidade do ar na cidade mais poluída do Brasil: considerando só os clientes da Vammo, startup brasileira especializada na locação de motos elétricas e serviço de trocas de baterias, já foram evitadas a emissões de 500 toneladas de gás carbônico em menos de um ano.

LEIA MAIS

Na busca soluções de monitoramento confiáveis e eficazes para proteger o ambiente de trabalho e promover a gestão sustentável dos recursos hídricos, a Fluid Feeder, empresa da área de equipamentos e serviços para tratamento de água e efluentes, em colaboração com a empresa americana Analytical Technology,Inc. (ATI), lançou uma linha de equipamentos especializados em monitoramento eletroquímico de qualidade do ar e da água.

LEIA MAIS

O estudo mostra que o monitoramento da qualidade do ar não figura entre as prioridades de gestão ambiental em um país que sofre com queimadas florestais e onde mais de 80% da população vive em áreas urbanas com elevada concentração de atividades poluidoras. O estudo elaborado pelo IEMA indica algumas ações para melhorar o monitoramento da qualidade do ar no país e, consequentemente, realizar uma gestão adequada da qualidade do ar que proteja  a saúde da população.

LEIA MAIS

O governo estadual continua a conduzir gradativamente o fim das queimadas de cana-de-açúcar no Paraná. A prática, utilizada para facilitar a colheita, aumenta significativamente a concentração de fuligem no ar, podendo impactar na saúde do ser humano e nas condições de tráfego de rodovias. Outra consequência é um aumento nas emissões de gases do efeito estufa na atmosfera, potencializando até mesmo os efeitos da pandemia do COVID-19.

LEIA MAIS

A poluição atmosférica é definida pela presença de substâncias nocivas que se apresentam em forma de gases ou de particulados no ar, com quantidade suficiente para afetar suas condições padrões, prejudicando, assim todo o ambiente e a saúde humana. É um subproduto proveniente das instalações, atividades e processos produtivos industriais.

LEIA MAIS

O relatório «Sinais da AEA 2020 – Rumo ao objetivo de poluição zero na Europa» apresenta uma panorâmica da poluição do ar, da água e do solo, bem como outros aspetos relacionados com o tema, com base em informações e dados publicados anteriormente pela AEA.

LEIA MAIS