Imagem: Divulgação | Por Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista, atuando como Estrategista em Economia de Baixo Carbono e Análise de Mercado, focando em Hidrogênio Renovável e Bioenergia
Março de 2023 – Nos próximos anos, o modelo operacional da Economia de Baixo Carbono será definitivamente estabelecido. O Hidrogênio Verde é a chave da transição energética e diversos países buscam se posicionar neste novo cenário global. O nascimento desta nova indústria, indica surgimento de novos mercados, novas tecnologias, novos sistemas de produção e novas aplicações energéticas.
Não há mais dúvidas de que aqueles países que investirem primeiro, de forma ágil e estratégica, garantirão seu lugar nesta nova economia oxigenando as suas bases de produção industrial, gerando prosperidade financeira para uma força de trabalho super qualificada e tornando-se protagonistas para as outras nações que queiram descarbonizar suas próprias economias.
A Agência Internacional de Energia estima que o mercado global para as principais tecnologias de energia limpa valerá cerca de US$ 650 Bilhões por ano até 2030, mais de três vezes o nível atual.
Os empregos vinculados ao mercado de Transição Energética e Economia de Baixo Carbono podem mais que dobrar no mesmo período. O Mercado está crescendo fortemente, na medida em que a demanda por profissionais qualificados é maior do que a oferta !
Esta década é considerada um grande ponto de inflexão, e os desenvolvimentos tecnológicos em curso serão decisivos para a moldar um cenário de Transição Energética e a consolidação da Economia de Baixo Carbono.
Mas como podemos fazer esta afirmação com tanta convicção?
A resposta é simples: “Follow the Money” (Siga o Dinheiro). Isto mesmo ! Aquele bordão em língua inglesa popularizado pelo documentário All the President’s Men (1976)
Vejamos os investimentos de países desenvolvidos e em desenvolvimento, na nova Indústria de Hidrogênio Verde e Transição Energética:
- Lei de Redução da Inflação dos Estados Unidos movimentará, até 2032, valores que ultrapassam a marca de USD 360 Bilhões.
- O Plano de Transformação Verde do Japão anunciou investimentos de JPY 20 Trilhões (quase 140 Bilhões de Euros), por meio de títulos de ‘transição verde’.
- Missão Nacional de Hidrogênio Verde, proposta pelo Governo da Índia prevê USD 2,1 Bilhões para tornar o país um grande player do mercado global de Hidrogênio Verde.
- The Green Deal Industrial Plan, anunciado pela Comissão Europeia como um desdobramento do NextGenerationEU, prevê investimentos de EUR 1,8 Trilhão, estando alinhado com o Pacto Ecológico Europeu.
Além destes, Reino Unido, Canadá e outras nações desenvolvidas realizam os ajustes finais em seus planos de investimento em tecnologias limpas, direcionando esforços e investimentos para impulsionar a transição energética.
Na mesma proporção dos altos investimentos, surgem desafios complexos e uma oportunidade única de usar este imperativo climático como um catalisador de investimentos na Economia de Energia Limpa, na Reindustrialização Sustentável e no Desenvolvimento de Tecnologias Verdes e Sustentáveis.
A diversidade de soluções e de novas tecnologias envolvidas nestes processos será observada, nos próximos anos em diversos setores da nossa economia, tais como: transporte, infraestrutura, manufatura avançada e até mesmo na criação de mercados totalmente novos que sequer existem hoje.
Esta é a grande transformação que está em curso no mundo !
Os países que souberem se posicionar neste mercado terão um grande diferencial competitivo. As pessoas que se especializarem e dominarem as tecnologias e processos que estão em fase de desenvolvimento terão as melhores oportunidades profissionais dos próximos anos.
É hora de Agir !
Sobre o Colunista
Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista, Especialista em Gestão de Negócios, Credenciado PMP® pelo Project Management Institute PMI® (USA) e PM4R® pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Atua como Estrategista em Economia de Baixo Carbono e Análise de Mercado, focando em Hidrogênio Renovável e Bioenergia.
Co-Fundador da INFOREDES Green Technologies, uma empresa de base tecnológica e suporte consultivo a projetos de transição energética. Trabalha o desenvolvimento de plantas de produção de Hidrogênio Verde, em escala industrial, voltadas para descarbonização do setor industrial brasileiro.
LinkedIn | Instagram | INFOREDES
Todas as publicações de Frederico Freitas podem ser acessadas neste link exclusivo:
Os colunistas são responsáveis por suas opiniões, que não refletem necessariamente a posição da Ambiental Mercantil. A plataforma promove a liberdade de expressão e discussões construtivas.