Presidente Biden catalisará ação climática global por meio do Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima

softelec
Presidente Biden convocou os líderes do Fórum das Principais Economias sobre Energia e Clima (MEF).
Presidente Biden convocou os líderes do Fórum das Principais Economias sobre Energia e Clima (MEF).

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Washington, USA | Abril de 2023 – Presidente Biden convocou no dia 20 de abril, líderes do Fórum das Principais Economias sobre Energia e Clima (MEF) pela quarta vez desde que tomou posse, para catalisar os esforços necessários para enfrentar a crise climáticas e manter o limite de aquecimento em 1,5°C.

Na reunião de hoje, o presidente destacou novos passos que os EUA estão dando para cumprir a meta ambiciosa de 1,5°C alinhada com a meta de reduzir as emissões em 50-52% em 2030. O presidente também anunciou significativas ações para apoiar os países em desenvolvimento na tomada de ações climáticas mais assertivas – incluindo o fornecimento de 1 bilhão de dólares para o Fundo Clima Verde e o pedido de 500 milhões de dólares para o Fundo Amazônia e atividades relacionadas – além de convidar mais países a se unirem aos EUA e outros países com o objetivo de alavancar os bancos multilaterais de desenvolvimento para melhor enfrentar os desafios globais, como as mudanças climáticas.

Eliminação do desmatamento da Amazônia e outras florestas críticas

Acabar com a perda florestal, particularmente nos trópicos, é vital para limitar o aquecimento a 1,5 °C. A Declaração dos Líderes de Glasgow sobre Florestas e Uso da Terra pede a interrupção e reversão da perda florestal e a degradação da terra até 2030. Os EUA estão tomando medidas decisivas para prevenir o desmatamento no país e no exterior, como solicitado na Ordem Executiva do Presidente sobre “Fortalecimento das Florestas, Comunidades e Economias Locais da Nação”.

Contribuição para o Fundo Amazônia do Brasil

Hoje, o presidente anunciou que solicitará 500 milhões de dólares ao longo de cinco anos para o Fundo Amazônia e atividades relacionadas, em apoio ao compromisso renovado do Brasil de acabar com o desmatamento até 2030. O presidente também pedirá a outros líderes para que se comprometam a apoiar o Fundo Amazônia.

A U.S. Development Finance Corporation também anunciará hoje que está trabalhando em um investimento de 50 milhões de dólares na Estratégia de Restauração do BTG Pactual, que ajudará a mobilizar 1 bilhão de dólares para apoiar a restauração de quase 300 mil hectares de terras degradadas no Brasil, Uruguai e Chile. A Conservation International servirá como conselheira de impacto nesse projeto pioneiro e destinará metade das terras restauradas para proteção permanente, com a outra metade a ser gerenciada para a silvicultura sustentável, gerando cerca de 35 milhões de toneladas de sequestro de carbono ao longo de 15 anos.

Ação Global de Orientação para Deter o Desmatamento

A Forest and Climate Leaders’ Partnership (FCLP), que foi lançada na COP27 e é co-liderada pelos EUA, visa mobilizar ações mais intensas para acabar com o desmatamento e fortalecer o apoio dos governos doadores, filantropia, setor privado e instituições financeiras multilaterais. Para ajudar a proteger outras florestas críticas em todo o mundo, o presidente Biden convocou outros líderes a se juntem aos EUA no compromisso de trabalhar por meio da FCLP, neste ano, para coordenar e catalisar o investimento e o apoio da COP28, avançando na implementação de ações florestais, climáticas e naturais ambiciosas em países com florestas.

Para avançar ainda mais os compromissos do presidente no combate ao desmatamento internacional associado à produção de commodities agrícolas e à redução do desmatamento global, o governo dos EUA está trabalhando para identificar abordagens potenciais para lidar com commodities comercializadas globalmente, associadas ao desmatamento internacional, bem como identificar ações potenciais para reduzir o desmatamento global, conforme solicitado na Ordem Executiva do Presidente.

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!