Economia circular de smartphones chega ao Brasil: marketplace negocia telefones usados no modelo bolsa de valores

softelec

Imagem: Divulgação | Eleita startup do ano no Reino Unido, empresa fundada por brasileiro quer acabar com a grande quantidade de lixo eletrônico no mundo

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Julho de 2023 – A Doji, startup que permite a venda e compra de smartphones usados de maneira segura, chega ao Brasil após 18 meses de operação no Reino Unido. O mercado brasileiro foi escolhido por dois motivos: seu potencial de crescimento e o estágio embrionário de toda a indústria e infraestrutura ao redor de eletrônicos usados quando comparado com Estados Unidos e Europa. Na prática, a marca é um marketplace que viabiliza a compra e venda de eletrônicos usados a preços justos para comprador e vendedor, garantindo a procedência dos aparelhos e segurança para ambas as partes.

Em um levantamento feito pelo The Sun, estima-se que o mundo tem mais de US$ 1 trilhão parados em eletrônicos antigos e que podem voltar a circular e render dinheiro para o consumidor final. Ao garantir que antigos aparelhos sejam vendidos, a Doji reforça a economia de segunda mão, além de contribuir para a diminuição de lixo eletrônico em escala global.

No Reino Unido, por exemplo, um iPhone 13 de 128 GB custa por volta de £749 nas grandes lojas de varejo, enquanto na Doji o preço médio do mesmo aparelho é de £430 – uma economia de 43%. Para o Brasil, a empresa quer trazer o mesmo nível de competitividade.

Além da melhoria econômica, o meio ambiente também se beneficia do modelo da Doji. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o planeta produz 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, para critério de comparação isso seria equivalente a mais de 5.000 torres Eiffel, dos quais,apenas 20% são reciclados.

“As pessoas acabam desistindo de vender seus aparelhos eletrônicos pela dificuldade de garantir bons preços de venda ou pela falta de conveniência e segurança no processo. A Doji quer mudar esse cenário, tornando o processo de venda muito mais simples e seguro, e com preços mais justos para compradores e vendedores”, afirma Fernando Montera Filho, CEO e fundador da Doji, que em 2022 foi eleita startup do ano no Reino Unido na 20ª edição do Mobile Industry Awards.

No futuro, a marca quer que aparelhos eletrônicos usados possam ser usados como forma de pagamento em qualquer estabelecimento físico ou online.

Site oficial : https://www.doji.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!