Fazenda em Patrocínio possui maior reserva de Mata Atlântica do nordeste paulista

softelec
Parte da reserva particular de Mata Atlântica na Fazenda Santa Cecília.
Parte da reserva particular de Mata Atlântica na Fazenda Santa Cecília.

Imagem: Divulgação | Propriedade oferece trilhas, vivência rural, comida caipira e sedia Instituto de Educação Ambiental

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2023 – Em Patrocínio Paulista, quase na divisa com Minas Gerais, surge a Fazenda Santa Cecília. Datada de 1930, a propriedade que é a maior reserva particular de Mata Atlântica bem preservada do nordeste do Estado de São Paulo, está aberta para visitação. A poucos quilômetros de Franca, a reserva da fazenda está inserida em um fragmento de 100 hectares de floresta nativa no Bioma Mata Atlântica e outros 600 hectares no Bioma Cerrado.

O cenário encantador reúne árvores centenárias e uma alta biodiversidade. A área é considerada de alta prioridade para conservação e refúgio para espécies ameaçadas de extinção.

“A Santa Cecília é uma fazenda diferenciada. Um laboratório natural onde podem ser desenvolvidos projetos, atividades e vivências relacionadas à ecologia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, conta a proprietária Cristiana Lopes Kaulich, que é pedagoga mestre em Desenvolvimento Psicomotor e durante 23 anos realizou acampamentos de férias para crianças especiais na fazenda.

Foto: Divulgação | Sede da Fazenda Santa Cecília em Patrocínio Paulista

A fazenda também oferece vivência rural com horta e pomar, possibilitando o plantio e colheita de hortaliças, interação e alimentação dos animais, passeio de carreta, hospedagem rural e contato com recursos hídricos, já que o local conta com três nascentes d’água, um riacho e represa.

“Na fazenda o visitante – seja família, amigos, grupo escolar ou empresarial – pode contar tanto com atividades educativas, conhecendo sobre os biomas, os ciclos dos elementos naturais e a proteção ambiental, como também atividades recreativas como passeios de canoa e banhos de riacho”, revela Cristiane.

Também compõe a estrutura um restaurante equipado que fornece café da manhã, almoço caipira, lanche e jantar com qualidade e produtos locais e uma ‘sala da mata’ com palco e bancos nas margens do riacho, sendo o espaço ideal para apresentações teóricas ao ar livre, dinâmicas, palestras e minicursos diante uma bela paisagem que permite conexão com o ambiente natural.

Outros diferenciais

A Fazenda Santa Cecília conta com uma bióloga especializada em ecologia e em virtude de ações e propostas socioambientais, a fazenda é reconhecida como promotora das ações Educacionais da Agenda 2030, a qual contempla 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Recentemente, a propriedade se tornou sede do Instituto Plante Consciência de Educação Ambiental e Sustentabilidade que foi criado por Cristiane para oferecer trilhas interpretativas, receber visitação escolar, promover cursos e palestras na área, além de ofertar material didático-pedagógico ambiental.

“Nós da Fazenda Santa Cecília acreditamos que a sensibilização e a conscientização são fundamentais para a conservação do meio ambiente, foi por isso que criamos o Instituto focado na constituição de ações sustentáveis”, detalha Cristiane.

Instagram: Fazenda Santa Cecília | (@santaceciliafazenda)

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!