Quais os principais desafios da gestão da logística reversa dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país?

softelec
Foto: Helen Brito – Gerente Relações Institucionais da ABREE — Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos
Foto: Helen Brito – Gerente Relações Institucionais da ABREE — Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos

Imagem: Divulgação | Por Helen Brito, Gerente de Relações Institucionais da ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Janeiro de 2024 – A realidade sobre a gestão dos resíduos sólidos no país é bastante desafiadora, pois trata-se de setor em desenvolvimento na maioria dos municípios brasileiros, o que também dificulta o surgimento, desenvolvimento e manutenção de empresas privadas e cooperativas de catadores legalmente habilitados para o armazenamento e tratamento de resíduos, principalmente no setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

O Brasil tem uma extensão territorial continental, mas uma malha logística limitada, principalmente na integração de seus estados e municípios. Além disso, a maior concentração de recicladores que armazenam ou fazem manufatura reversa de resíduos eletroeletrônicos encontra-se nas regiões Sul e Sudeste, seguidas pelo Nordeste, com uma maior escassez nas demais regiões brasileiras.

Diante disso, podemos listar outros desafios que precisam ser superados para então avançarmos no tratamento e destinação final adequada do setor:

  • Recuperação de materiais: a maioria dos dispositivos eletroeletrônicos e eletrodomésticos contém materiais tóxicos, tais como chumbo, mercúrio, cádmio e outras substâncias químicas perigosas, exigindo, assim, um manuseio especializado para evitar a contaminação ambiental. O aumento do consumo desses produtos torna a recuperação desses materiais ainda mais crucial e desafiadora devido ao alto volume.
  • Responsabilidade: a cada ano, o consumo aumenta e a tecnologia atrai consumidores ávidos por inovações, mas, na maioria das vezes, os produtos antigos que foram substituídos são descartados de maneira inadequada. Portanto, a reciclagem desses equipamentos requer a colaboração dos fabricantes, importadores, varejistas, distribuidores, governos, organizações não governamentais e, sobretudo, dos consumidores, a fim de fomentar uma infraestrutura adicional para lidar com o aumento na coleta e transporte dos resíduos.

Por conseguinte, a conscientização, a educação e o estabelecimento de políticas públicas sólidas e divulgação de informações pelo setor privado desempenham um papel crucial na promoção de um ciclo de vida mais sustentável para os dispositivos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, visto que a redução do impacto ambiental contribui para a edificação de um futuro mais ecológico e responsável.

Dessa forma, o esforço de incentivar a população a fazer escolhas de empresas, produtos e serviços com responsabilidade ambiental corrobora para mudanças substanciais na sociedade e o consequente avanço do descarte ambientalmente correto dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Sobrea a autora

Helen Brito possui 13 anos de experiência em Relações Institucionais, Governamentais e Comunicação no setor de bens de consumo, ela se destaca na elaboração de estratégias, advocacy e gestão de stakeholders. Demonstrando habilidade em colaboração, influência e relacionamento interpessoal, possui visão estratégica para gerir temas complexos. Atuando como porta-voz em diversos contextos, é hábil na gestão de crises, projetos e equipes. Seu propósito profissional é contribuir para boas políticas públicas e corporativas, promovendo o desenvolvimento regional. Atualmente é Gerente de Relações Institucionais da ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos.

Site oficial: https://abree.org.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!