Shinefar e Brassunny fecham parceria e apostam em crescimento no mercado de energia solar no Brasil

softelec

Imagem: Divulgação | Negócio foi formalizado durante a SNEC PV Power Expo 2023, maior evento do mundo do setor fotovoltaico, realizado em maio em Shangai, na China

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Julho de 2023 – A gigante chinesa Shinefar, fabricante de equipamentos para geração de energia solar, e a brasileira Brassunny, que fornece soluções de kits para projetos fotovoltaicos, acabam de fechar o primeiro negócio de uma parceria que promete ser de importante referência no segmento no Brasil. A ação faz parte da estratégia de crescimento das duas empresas no mercado.

O negócio foi sacramentado durante a SNEC PV Power Expo 2023, a maior feira global do setor, que aconteceu entre os dias 24 a 26 de maio no Shanghai New International Expo Center, na China.

O diretor comercial da Brassunny, João Augusto Santaella Ribeiro, esteve no evento para conhecer de perto os produtos da Shinefar. A expectativa é de que a Brassunny já esteja comercializando os produtos da nova parceira no segundo semestre no Brasil.

“A visita à China foi importante, pudemos conhecer os sócios da empresa e os detalhes da produção dos equipamentos. Os painéis são de extrema qualidade, com células bem elaboradas e excelente acabamento”, disse João Augusto. 

Diretor comercial da Brassunny, João Augusto Santaella Ribeiro, com a co-fundadora e vice-presidente da Shinefar, Grace Gao, durante evento na China

“Esse acordo faz parte da nossa estratégia de crescimento no Brasil, encontramos na Brassunny um parceiro que é uma referência no setor e que tem muito a acrescentar para os nossos negócios”, disse Danilo P. Borrigueiro, gerente nacional da Shinefar no Brasil, que também esteve na China para o evento.

A SNEC PV Power Expo se consolidou como o maior evento voltado para o setor de energia solar em todo o mundo. A edição deste ano recebeu cerca de 280 mil visitantes de países de todos os continentes.

Potencial do mercado

“Acredito numa tendência de alta no mercado brasileiro de geração de energia solar. Esperamos, na verdade, um boom de vendas no segundo semestre, após algumas mudanças nas regras e novidades que estão sendo anunciadas. O mercado está amadurecendo e tem tudo para crescer”, disse Danilo.

A China

“Eu sou um fã da China e dos chineses. No Brasil vivemos um período de um certo receio com o país asiático por conta da pandemia e do que vivemos nesses dois anos. Mas toda vez que eu visito a China me impressiono com a organização, com a tecnologia espalhada por cada canto, com a abundância e com a qualidade de vida. Sem falar na simpatia e na simplicidade do povo chinês”, disse João Augusto. 

Parceria com a Célula Energia

A Célula Energia, que tem sede em Valinhos, atua no setor de projetos para geração de energia solar e anunciou no final de abril uma parceria com a Shinefar para lançamento do primeiro laboratório móvel que vai atestar a qualidade dos módulos fotovoltaicos.

O projeto tem investimento de R$ 150 mil e começa a funcionar até o final de junho. Inclui dois equipamentos de alta tecnologia, que normalmente são encontrados apenas em centros de pesquisa avançados: uma câmera de eletroluminescência e um traçador de curvas. Quando estiver em operação, o laboratório vai percorrer cidades de todo o Brasil. 

O principal objetivo é usar os equipamentos de ponta para testar a qualidade e eficácia de componentes dos sistemas fotovoltaicos. Com essas análises, a expectativa das duas empresas é de contribuir para a ampliação do controle de qualidade sobre os componentes usados nas instalações solares, o que vai auxiliar os distribuidores e revendedores na escolha das marcas com quem trabalham.

“Célula e Shinefar estão contribuindo para o crescimento sustentado do setor. Com esse equipamento móvel vamos conseguir fazer todos esses testes em ensaios, comprovando e certificando a qualidade dos módulos fotovoltaicos. Se esses módulos chegarem ao Brasil e não tiverem qualidade, vamos poder detectar e alertar. Se os módulos estiverem com células de baixa qualidade, a câmera de eletroluminescência vai detectar. Com tudo isso, a gente vai conseguir alertar os distribuidores, o trabalho também será feito em conjunto com os distribuidores”, afirma o engenheiro William Cambuhi de Oliveira, fundador da Célula Energia, que vai atuar junto ao laboratório. Ele vai a campo para realizar ensaios onde existem usinas fotovoltaicas. 

Serão feitos testes em módulos, além de verificação da capacidade da potência daquele determinado equipamento, dos parâmetros de tensão de circuito aberto, corrente de curto circuito, tensão de operação, corrente de operação dos módulos, para avaliação de conformidade com as informações disponibilizadas pelos fabricantes, com ênfase no Traçador de curva IV. O Traçador de curva IV é um dos requisitos da norma IEC 61215-2 e Inmetro.

Sobre a Brassunny

A empresa surgiu em 2019 e hoje atua em todo o território nacional, tendo nas regiões Sul e Sudeste seu maior foco comercial. A sede fica em Cascavel (PR) e o centro de distribuição logística está sediado em Jaguariúna, na Região Metropolitana de Campinas (SP).

A Brassunny fornece equipamentos para os integradores que instalam desde residência até MEGA usinas e conta com cerca de 16 mil integradores, que atuam em todo o país. Possui também uma equipe de suporte qualificada e oferece seguro para proteção do integrador e de sua equipe durante a instalação, com coberturas amplas e variadas para projetos pequenos ou grandes, residenciais ou comerciais, incluindo casos de erros de execução, danos ou imprevistos.

A Brassunny oferece ainda uma plataforma interativa que dimensiona os projetos de acordo com as necessidades dos clientes, levando em conta o máximo aproveitamento de equipamentos e materiais, reduzindo custos e desperdícios, mas sempre sem afetar a performance e a geração de Energia Solar Fotovoltaica.

A plataforma considera também fatores ambientais, como a incidência solar e a orientação dos painéis, para garantir a máxima eficiência e também considera os requisitos de conexão à rede elétrica e regulamentações locais para garantir a conformidade. Tudo feito de forma simples e intuitiva na plataforma da empresa.

O Integrador Brassunny consegue ainda comparar e alternar entre diferentes opções de projeto, incluindo configurações de painéis solares, inversores e outros equipamentos, além de arranjos de montagem. Com isso, os integradores da Brassunny podem selecionar a opção que melhor atenda às suas necessidades de performance e custo de cada cliente

Sobre a Shinefar 

A Shinefar foi fundada em 2010 na China com objetivo inicial de atender os mercados da Europa, Rússia e Ucrânia, mas o crescimento foi muito rápido. A empresa hoje atende a mais de 80 países, está estabilizada e tem potencial produtivo de 3 gigawatts/ano, com expectativa de chegar a 4,5 gigawatts em 2024. É uma empresa que atua com foco no controle de qualidade na produção.

A empresa tem planos ambiciosos para o Brasil que incluem atingir 1 gigawatt de produtos no mercado brasileiro até 2024. Além disso, a empresa trabalha para se tornar Tier 1 até o final do próximo ano. “Estamos batalhando muito pelo crescimento da marca e para que ela seja referência em qualidade”, disse Danilo. 

Site Oficial: https://www.shinefarsolar.com/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5121 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!