Empresa paranaense recolheu 30 milhões de óleo de cozinha usado para produção de biodiesel

softelec
Foto: Grupo Potencial
Foto: Grupo Potencial

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Maio de 2024 – Um balanço das ações de recolhimento de óleo de cozinha usado para produção de biodiesel, promovido pelo Grupo Potencial mostrou que, nos últimos sete anos, 30 milhões de litros de óleo de cozinha usado tiveram destinação correta. O resultado para o meio ambiente foi a proteção de, pelo menos, 750 bilhões de litros de água que deixaram de ser contaminados se caso esse óleo fosse descartado de maneira incorreta nas pias das residências ou em rios, isso porque, de acordo com especialistas, cada litro de óleo descartado de forma inadequada pode contaminar até 25 mil litros de água.

Nesse contexto o compromisso ambiental e a prática da economia circular adotada pela Potencial Biodiesel, com o reuso dos resíduos, como é o caso do óleo de cozinha usado, ou gorduras animais, que se tornam matérias-primas para fabricação de biodiesel.

A Potencial também transforma outros tipos de resíduos em biodiesel, como é o caso do processo chamado Glicerólise, onde através de uma reação térmica é possível transformar diversos subprodutos como ácido graxo e oleína em óleo sintético, que também se transforma em uma matéria-prima para produção do biodiesel.

“Em 2023, foram produzidos 30 milhões de litros de óleo sintético, o que endossa esse ciclo sustentável e eficiente”, explicou a vice-presidente de Governança, ESG e Assuntos Jurídicos do Grupo Potencial, Adriana Hammerschmidt.

A vice-presidente explica que, como parte de suas iniciativas ambientais, a companhia também reciclou 550 toneladas de resíduos, como papel, papelão e sucatas, no mesmo ano. Destacou também a reutilização de cerca de 300 milhões de litros de água residual em seus próprios processos.

“Somos um Grupo que se destaca pelo potencial produtivo, somos a maior produtora de biodiesel do Brasil e a quinta maior do mundo, em planta única, o que nos coloca em uma posição estratégica de mercado. Isso nos coloca no centro de um compromisso maior que é a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente, o cuidado com as próximas gerações”, enfatizou.

A empresa também pratica um programa de logística reversa. “Hoje nós retornamos todas as vidrarias de laboratório e bombonas de produtos químicos aos fabricantes de origem. É mais uma prática que fortalece nossa abordagem de responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos, promovendo uma cadeia de suprimentos mais sustentável”, concluiu Adriana.

Com uma produção de 900 milhões de litros de biodiesel por ano, o Grupo Potencial é também o maior produtor de glicerina refinada do Brasil, detendo 40% de toda a produção nacional.  Hoje aproximadamente 98% de toda glicerina refinada produzida é destinada à exportação.

Site oficial: https://potencial.net.br/en/biodiesel

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5256 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!