Programa Borracha Nativa: Mercur zela pela responsabilidade socioambiental e ajuda a manter a floresta em pé

softelec

Imagem: Divulgação | No Dia da Amazônia, a Mercur através do Programa Borracha Nativa assume um compromisso firme com a responsabilidade socioambiental na proteção da maior floresta tropical do mundo

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2023 – Dia 5 de setembro celebra-se o Dia da Amazônia. A data lembra a importância da manutenção de um dos patrimônios naturais mais valiosos para a humanidade, reconhecido como um repositório ecológico para o planeta. A Amazônia é a única floresta tropical que ainda está conservada em termos de tamanho e diversidade.  

Segundo a Organização WRI Brasil, o país detém 60% do bioma amazônico. Sua conservação depende de um modelo de desenvolvimento econômico regional que conserve a floresta em pé. A superexploração dos recursos naturais representa quase metade das emissões de gases de efeito estufa do país, sendo que 80% desse valor é resultado do desmatamento da Amazônia.  

Há mais de 10 anos, a Mercur, indústria gaúcha das áreas da saúde e educação, está presente na Terra do Meio (Altamira, PA) com o Projeto Borracha Nativa.

A empresa busca se relacionar de forma responsável socio ambientalmente com as populações tradicionais e originárias, ao reconstruir a cadeia sustentável da borracha e incentivar a preservação da floresta.  Dessa forma, contribui para a preservação da cultura e a consolidação das reservas extrativistas e de terras indígenas. 

Geração de ocupação e renda sustentável 

Em parceria com ONGs e comunidades indígenas e ribeirinhas que formam a rede Origens Brasil, o Projeto Borracha Nativa garante a compra de borracha natural produzida em quatro territórios:

  1. Reserva Extrativista Rio Xingu,
  2. Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio,
  3. Reserva Extrativista Rio Iriri e
  4. Terra Indígena Xipaya.

Neste tempo de projeto, muito além de uma parceria comercial, a empresa tem desenvolvido com essas comunidades uma relação permeada por trocas e aprendizados mútuos.  

“São tomados diversos cuidados para que o contato com as comunidades tradicionais favoreça a cultura local e incentive atividades que contribuam para manter a floresta em pé”, explica Mateus Szarblewski, Químico da Mercur. 

A empresa também tem auxiliado os extrativistas, comunidades indígenas e agricultores familiares nos seus processos de desenvolvimento de novos produtos. Essa relação busca interferir o mínimo possível nas comunidades e sua forma de vida. 

Parceria pela economia responsável 

Com o povo indígena Xipaya, a Mercur desenvolveu, a partir dos conhecimentos ancestrais do tecido encauchado, o material necessário para a linha de bolsas, carteiras e mochilas impermeáveis da Bossapack, chamada Ipá Tiá (leite da árvore, ou látex). As bolsas e mochilas são feitas com tecido 100% algodão, impermeabilizado por meio do encauchado, popularmente chamado de tecido impregnado de látex natural. 

A parceria com a BossaPack teve início em 2020, com o desenvolvimento dos tecidos testados e coproduzidos nas comunidades de povos tradicionais e originários. A empresa carioca passou a fornecer o tecido de algodão cru e receber das comunidades o mesmo tecido impermeabilizado (encauchado).

Entre os anos de 2021 e 2022, a produção foi qualificada com uma padronização das cores e textura do toque, usando apenas pigmentos naturais.  

Impactos sociais são base para crescimento  

O impacto é visível para a geração de ocupação e renda. Inicialmente, apenas dois indígenas extrativistas trabalhavam na produção dos tecidos, com o desenvolvimento de 140 panos em 2021. No ano seguinte, com oficinas que qualificaram a produção dos tecidos, oito indígenas extrativistas passaram a compor o grupo de trabalho e produziram 344 tecidos encauchados. Em 2023, o projeto conta com mais pessoas e a parceria gera renda e ocupação para 30 indígenas extrativistas, representando 50% da comunidade Xipaya. Destes, 20 são jovens, entre 16 e 30 anos.  

“O impacto social é muito positivo. Geramos renda e ocupação de forma sustentável. Auxiliamos na valorização da diversidade biológica, cultural e social. Geramos valor na economia local com a floresta em pé e no reconhecimento dos modos de vida das populações tradicionais e indígenas” afirma Cláudio Martins, CEO da BossaPack.  

Cláudio destaca que a cocriação e a sinergia amparada no respeito com as culturas e as diferentes perspectivas são chaves para as relações de parceria e colaboração. “Com esse trabalho cocriado entre Mercur, BossaPack e o conhecimento ancestral dos povos tradicionais e originários, foi possível desenvolver um produto urbano, com uma identidade brasileira e sustentável”, afirma. 

A Mercur leva em consideração o meio ambiente de forma genuína, por isso a matéria prima é o primeiro aspecto da cadeia de produção. Cocriar um mundo de um jeito bom pra todo o mundo significa também a manutenção da floresta em pé, arranjos cooperativos sustentáveis e a geração de renda para aqueles que vivem dela, a protegem e a mantém.  

Acesse os links para conhecer mais sobre o Projeto Borracha Nativa e outras iniciativas de responsabilidade socioambiental da empresa que estão descritas no Relatório de Impactos 2022

Sobre a Mercur  

A Mercur é uma indústria brasileira, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), que está prestes a comemorar 100 anos em 2024. Atua nos segmentos da saúde e da educação. Possui aproximadamente 600 colaboradores distribuídos em Santa Cruz do Sul e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de posicionamento fundamentada nos pilares social, humano, ambiental e econômico, consolidando sua virada de chave.

A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para ações responsáveis no meio em que está presente. Por meio da cocriação, desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, bengalas, muletas, bolsas térmicas, joelheiras e recursos de inclusão voltados para pessoas com deficiência.

Site oficial: https://mercur.com.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5025 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!