Lixos nos Rios e Praias: Ocean Conservancy e Garnier realizam limpeza das águas no Rio de Janeiro e na Amazônia Brasileira

softelec
Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Imagem: Divulgação | Para promover o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, ação reúne milhares de voluntários e colaboradores do Grupo L’Oréal no mundo inteiro em prol do meio ambiente

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2023 – O International Coastal Clean Up (ICC), conhecido no Brasil como Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, é uma das datas mais importantes do mundo no que diz respeito à conscientização acerca dos problemas gerados pelo lixo nos oceanos e rios. O evento – que ocorre simultaneamente em mais de 150 países desde 1997, sempre no terceiro sábado de setembro – reúne milhares de voluntários em um gesto de cuidado com nossas águas por meio da retirada de lixos das praias e rios.

No Brasil, a ação acontece há quase 20 anos, sendo os últimos três patrocinados pelo Grupo L’Oréal, com apoio de Garnier, uma das marcas do grupo.

Neste ano, a equipe do International Coastal Clean Up Brasil realizará a ação no Rio de Janeiro, Amazonas e Acre, do dia 16 a 20 de Setembro, começando na Ilha do Governador (Rio de Janeiro) no dia 16, seguindo para Ipixuna (Amazonas) no dia 19 e finalizando dentro do território indígena Nukini, nas Aldeias Isã República e Vaka Visu (Acre) no dia 20.

A iniciativa contará com voluntários que são colaboradores do Grupo L’Oréal, participantes de organizações governamentais e não governamentais parceiras do evento, moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e das cidades que receberão o evento em 2023.

Após a coleta pelos voluntários, os resíduos serão catalogados e fotografados, para que fichas com informações relevantes sejam enviadas à Ocean Conservancy para análise e, posteriormente, para a ONU, responsável pela Comissão Intergovernamental Oceanográfica (IOC); só então os resíduos serão encaminhados aos locais adequados. Essas análises globais são fundamentais para que todos os países se tornem signatários do “Tratado Marpol”, um acordo internacional de controle da poluição marinha.

“A poluição plástica não é apenas um problema ambiental, mas um desafio global que exige ação imediata. Por isso, estamos nos transformando “dentro de casa”, através do nosso compromisso L’Oréal Para o Futuro. Temos o objetivo, por exemplo, de que 100% do plástico utilizado nas nossas embalagens sejam recarregáveis, reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025. Mas também queremos movimentar o ecossistema em que estamos inseridos, para que outros agentes também façam parte dessa transformação.” afirma Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos da L’Oréal no Brasil.

Anualmente, são lançadas 11 milhões de toneladas de plástico em nossos oceanos, somando-se às já estimadas 200 milhões de toneladas presentes em nossos ecossistemas marinhos. O impacto desse plástico nos ecossistemas oceânicos pode ser irreversível e comprometer a existência de milhares de espécies. Por meio do International Coastal Clean Up já foram reunidos mais de 17 milhões de voluntários. Além disso, foram coletados mais de 348 milhões de quilos de lixo em praias, oceanos, rios e florestas.

A ação dialoga com o tema da ONU 2023 que é justamente o “combate a poluição plástica”. Vamos unir forças para colocar em prática a proteção e regeneração do nosso planeta Terra. De acordo com a Visão da Ocean Conservancy: “Vislumbramos por um mundo mais saudável, protegido e mais justo.”

O projeto é realizado pela Ocean Conservancy e patrocinado por Garnier e possui apoios da Marsh McLennan, RKBC viagens e turismo,Prefeitura do Rio de Janeiro, Subprefeitura Ilhas, Ecos do Futuro, Hospital Ilha do Governador, Aldeia Vaka Visu, Prefeitura Municipal de Ipixuna, Semma (secretaria municipal de meio ambiente), IDESAM (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) e CEIUFAC (Coletivo dos estudantes Indígenas da UFAC).

“Nosso objetivo é, além de retirar da natureza os resíduos produzidos pelo homem, conscientizar sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar e vias fluviais”, explica a Coordenadora de Estado da Ocean Conservancy, Katia Kalinowski.

Serviço

International Coastal Clean Up (ICC) – Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias:

  • Data: 16 de setembro | Ilha do Governador- Rio de Janeiro
  • Data: 19 de setembro | Ipixuna – Amazonas
  • Data: 20 de setembro | Comunidades indígenas Isã República e Vaka Visu – Acre

Sites oficiais:
https://oceanconservancy.org/trash-free-seas/international-coastal-cleanup/
https://www.garnier.com.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!