Após receber mais de 4 toneladas de tampas plásticas em uma única entrega programa ultrapassa os R$3 milhões de reais

softelec

Imagem: Divulgação | Contabilizando mais de 660 milhões de tampas plásticas arrecadadas, Tampinha Legal destina valor histórico para mais de 330 entidades assistenciais

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Julho de 2023 – A sede do Tampinha Legal em Porto Alegre viveu mais um dia marcante nesta última quinta-feira (20). A poucos meses de completar 7 anos e após receber mais de 4 toneladas de tampas plásticas em um único dia, o programa atingiu a marca de R$3 milhões de reais, recursos financeiros que já foram destinados integralmente para mais de 330 entidades assistenciais do terceiro setor.  O Tampinha Legal, que atualmente é o maior programa da América Latina, vem apresentando números acima da média, principalmente em 2023, onde as arrecadações no Rio Grande do Sul já ultrapassaram os números do ano passado.

De acordo com Simara Souza, Gerente do Instituto SustenPlást, o sucesso do programa está diretamente ligado ao objetivo principal, que é promover conhecimento sobre a indústria de transformação do plástico.

“Os expressivos números alcançados são resultado da mudança de comportamento de massa proposta pelo Tampinha Legal. Os resultados impressionantes são uma maneira mensurável de comunicação onde a sociedade devolve em forma de atitude o que compreende: plástico é uma material valioso e que precisa ser destinado adequadamente a fim de gerar riqueza.”, destacou.

O Tampinha Legal atende aos quesitos de ESG, Logística Reversa e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Com os recursos obtidos através do programa, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações. O programa conta com 3.257 pontos de coleta, distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

O Tampinha Legal

O Tampinha Legal é realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, proporcionando que a economia circular ocorra na prática.

Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado.

Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.

Site oficial: https://tampinhalegal.com.br/web/

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5109 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!