Economia circular: Aplicativo do Tampinha Legal já ultrapassa 2 mil downloads

softelec
Aplicativo do Tampinha Legal já ultrapassa 2 mil downloads

Imagem: Divulgação/ Instituto SustenPlást – Com ele é possível acompanhar as doações e encontrar os pontos de coleta mais próximos

Fevereiro de 2023 – O maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da indústria de transformação do plástico da América Latina, Tampinha Legal, comemora a marca de mais de 2 mil downloads de seu aplicativo. Criado em 2020, ele tem o intuito de facilitar a busca por pontos de coleta, pois, ao digitar o CEP, o aplicativo busca o mais próximo, além de números atualizados do programa.

Segundo a gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza, o aplicativo permite que a informação esteja sempre na palma da mão.

“Vivemos em um mundo tecnológico, por isso optamos pela criação do aplicativo. Através dele é possível obter todas as informações necessárias sobre o programa, além de encontrar os pontos de coleta mais próximos e quais as entidades assistenciais responsáveis. O tampômetro também é constantemente atualizado, possibilitando saber a quantidade de tampas plásticas já arrecadadas”, destacou.

Durante os seis anos em que atua no país, o Tampinha Legal já arrecadou mais de mil toneladas de tampas plásticas, quantidade que equivale a mais de 500 milhões de unidades. A partir dessa arrecadação, o programa já proporcionou que mais de R$2,5 milhões de reais fossem destinados para 315 entidades assistenciais participantes. Atualmente, existem 3.149 pontos de coleta distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Goiás e no Distrito Federal.

“O Tampinha Legal representa a economia circular na prática. Promovendo ações modificadores de comportamento de massa e mostrando que todos podem fazer a diferença no aumento da qualidade de vida. O aplicativo apenas reafirma o nosso compromisso em aumentar os níveis de esclarecimento quanto aos materiais plásticos e seu destino adequado”, finaliza Simara Souza.

O Tampinha Legal

O Tampinha Legal é realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, promovendo que a economia circular ocorra na prática.

Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas no Tampinha Legal que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Em 2022 ultrapassou R$ 2,5 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes.

Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (https://tampinhalegal.com.br/), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4524 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!