Em parceria com a Genyx, rede global para desenvolvimento sustentável lança plano de energia solar em cidades do Brasil

softelec

Imagem: Divulgação | Programa de Transição Energética nas Cidades: Edificações Solares Públicas’ habilita e orienta governos locais a formatar projetos para a geração de energia solar. São Sepé (RS), Contagem (MG), São Cristóvão (SE) e Abaetetuba (PA) serão as primeiras beneficiadas

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Julho de 2023 – A Genyx, um dos maiores ecossistemas do setor de energia solar do país, em parceria com o ICLEI Brasil, apresenta o “Programa de Transição Energética nas Cidades: Edificações Solares Públicas” (PTEC), plano que habilita e orienta governos locais a elaborar projetos financiáveis para a geração de energia solar. 

Presente em 125 países, o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) é uma rede global comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável, presente em mais de 2.500 governos locais e regionais, sendo 120 associados em oito países da América do Sul e 86 só no Brasil. 

A 1ª edição do PTEC vai beneficiar as cidades de São Sepé (RS), Contagem (MG), São Cristóvão (SE) e Abaetetuba (PA). O projeto é viabilizado pela União Europeia, como parte das atividades da Estratégia Nacional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM Américas) no Brasil, da Associação Brasileira de Municípios (ABM), do Instituto Alziras e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). 

“Sempre tivemos como objetivo ajudar na capacitação técnica das pessoas e das instituições interessadas no desenvolvimento da energia solar. Nosso propósito é colocar as pessoas no centro da revolução energética, e um programa como esse, que ajuda a democratizar o acesso à energia limpa e renovável, está muito relacionado a isso”, diz Thiago Diniz, Diretor Financeiro da Genyx. 

Na quinta-feira, 20 de julho, a Genyx fez sua primeira reunião com as equipes das prefeituras para iniciar a capacitação técnica e financeira. Os módulos são:

  • Introdução a tecnologias de sistemas fotovoltaicos: conceitos e funcionamento; Legislação e regulação da geração fotovoltaica;
  • Planejamento e implementação;
  • Elaboração de um projeto financiável de energia fotovoltaica;
  • Seguimento da dinâmica de trabalho em grupo; e
  • Aplicação da ferramenta FASES para definição dos edifícios com maior viabilidade para o desenvolvimento de projeto de energia solar fotovoltaica. 

“Queremos ajudar essas cidades a fazer projetos financiáveis com energia solar, desde a formulação do plano de negócios, passando pelas orientações sobre legislação, formatação do conceito e compra de equipamentos, até chegar a treinamento e capacitação de profissionais para instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos. Esperamos que este piloto se torne um modelo para as prefeituras que quiserem se aperfeiçoar no uso da energia sustentável, especialmente a solar, que é o modelo energético mais acessível”, completa Diniz. 

O “Programa de Transição Energética nas Cidades: Edificações Solares Públicas” tem o apoio da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Associação Brasileira de Direito de Energia e do Meio Ambiente (Abdem) e da MRV, empresa parceira do ICLEI em 2022 e 2023. 

Sobre a Genyx

Criada em 2011, a Genyx tem o compromisso de entregar ao parceiro integrador todas as soluções necessárias dentro de um ecossistema para acelerar o crescimento de sua empresa e o propósito de colocar as pessoas no centro da revolução energética. 

A Genyx é uma das mais completas empresas do setor de energia solar do país, fazendo curadoria de equipamentos, distribuição e trabalhando em parceria com fabricantes do setor fotovoltaico, formando um ecossistema de energia solar, atuando também como geradora de crédito para integradores. 

O ecossistema se destaca pela expertise no mercado, agilidade e qualidade, oferecendo experiência para construir uma relação transparente e produtiva através dos kits fotovoltaicos GENYX SOLAR POWER, do BANCO GENYX, que possui linhas de crédito e condições sob medida para integradores, do programa de capacitação MAESTRIA ENERGENYX e da cooperativa de energia solar WEGEN.

Link oficial: https://genyx.com.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5270 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!