BAIXAR PDF: Fórum Econômico Mundial lança Relatório de Riscos Globais 2024 – entre mudanças tecnológicas, clima e conflitos

softelec
Lançamento do Relatório de Riscos Globais de 2024 pelo Fórum Econômico Mundial
Lançamento do Relatório de Riscos Globais de 2024 pelo Fórum Econômico Mundial

Imagem: Divulgação | Prefácio de Saadia Zahidi, Diretora Executiva no Fórum Econômico Mundial e membro de seu Conselho Executivo

  • O Fórum Econômico Mundial (em inglês WEF, World Economic Forum( lança o Relatório de Riscos Globais de 2024 – disponível para download em inglês, em formato PDF.
  • Este Relatório é um documento analítico, que destaca projeções valiosas e insights sobre os riscos críticos que o mundo enfrentará nos próximos anos, baseados em percepções de líderes globais.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Janeiro de 2024 – No ano passado, o Relatório de Riscos Globais destacou a vulnerabilidade do mundo diante de impactos contínuos. À medida que adentramos 2024, a 19ª edição do Relatório se delineia em meio a aceleradas mudanças tecnológicas e incertezas econômicas, enfrentando desafios iminentes: clima e conflito. Em suas palavras, Saadia Zahidi, Diretora Executiva, compartilha insights sobre o cenário global.

Desafios atuais: pressões climáticas, inflação e desinformação

Tensões geopolíticas e hostilidades em várias regiões contribuem para uma ordem mundial instável, marcada por narrativas polarizadoras, erosão da confiança e inseguranças palpáveis. Zahidi destaca a relevância desses fatores na compreensão do atual contexto global, no qual desafios significativos moldarão a trajetória futura.

Zahidi observa com preocupação o enfrentamento de eventos climáticos extremos e lacunas nos esforços de adaptação, enquanto as pressões sobre o custo de vida persistem em um ambiente de inflação elevada e incertezas econômicas. A Diretora Executiva destaca que manchetes desanimadoras refletem uma crescente frustração em relação ao status quo, criando um terreno fértil para aceleração dos riscos agravada por desinformação, podendo se propagar rapidamente em sociedades já fragilizadas.

“Assim como os ecossistemas naturais enfrentam limites e transformações, mudanças sistêmicas ocorrem em esferas geoestratégicas, demográficas e tecnológicas. Este ano, exploramos os riscos globais à luz dessas forças estruturais – e seus choques tectônicos. As condições globais futuras podem não ser necessariamente melhores ou piores, mas a transição será desafiadora”, afirma Saadi Zahidi.

Panorama de riscos globais: desafios e oportunidades

Na visão de Saadia Zahidi, o Relatório oferece uma análise aprofundada do panorama global de riscos em uma fase de transição, onde sistemas de governança estão sendo estendidos ao máximo. Ela explora minuciosamente a Percepção de Riscos para economias e sociedades ao longo de dois e dez anos, levando em consideração fatos e influências de grande magnitude.

Zahidi apresenta questionamentos fundamentais, que servem para nortear os desafios futuros:

  1. Com as mudanças climáticas, será que o mundo alcançará 3°C, ‘reescrevendo as condições do planeta e da humanidade’?
  2. Será que já atingimos o pico do desenvolvimento humano para grande parte da população global ?
  3. Estaremos diante de uma explosão de criminalidade e corrupção nos países e sociedades mais frágeis?
  4. Será que a possível “corrida armamentista” em tecnologias experimentais representará ameaças ao mundo e a humanidade?

Zahidi destaca que esses riscos transnacionais tornam-se mais desafiadores com a erosão da cooperação global. A Pesquisa de Percepção de Riscos Globais revelou que dois terços dos entrevistados preveem uma ordem multipolar nos próximos dez anos, onde potências médias e grandes estabelecem, fazem cumprir e contestam regras e normas. O Relatório explora as implicações desse mundo fragmentado, onde a preparação coletiva para riscos globais é prejudicada pela falta de consenso e cooperação.

Percepção global de riscos: uma visão profunda de duas décadas

Saadia Zahidi diz que as percepções apresentadas neste Relatório são baseadas em quase duas décadas de coleta e pesquisa. Destacou que a sabedoria e percepção de quase 1.500 líderes globais resultaram na Pesquisa Anual de Percepção de Riscos Globais, a consolidando.

“O futuro não está predeterminado, este Relatório reflete a incerteza que permeia nosso caminho, oferecendo, ao mesmo tempo, espaço para esperança. Junto aos desafios globais, emergem oportunidades singulares para reconstruir confiança, otimismo e resiliência em nossas instituições e sociedades. Este documento não é apenas informativo; é um chamado à ação, serve para inspirar diálogos construtivos entre líderes governamentais, empresariais e sociedades civis, com o objetivo de mitigar os riscos globais e gerar oportunidades de longo prazo”, enfatiza Zahidi.

Sobre Saadia Zahini

Saadia Zahidi é formada em Economia pela Smith College, possui mestrado em Economia Internacional pelo Instituto de Pós-Graduação de Genebra e mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Ela é de origem paquistanesa e suíça, fala quatro idiomas e já viajou para mais de 70 países.

Saadia Zahidi, Diretora Executiva do Fórum Econômico Mundial
Saadia Zahidi, Diretora Executiva do Fórum Econômico Mundial

É Diretora Executiva no Fórum Econômico Mundial e membro de seu Conselho Executivo. Lidera o Centro para a Nova Economia e Sociedade do Fórum, colaborando com líderes empresariais, governamentais e da sociedade civil para promover oportunidades econômicas para todos e construir economias mais prósperas, resilientes e equitativas. Seu trabalho abrange insights e parcerias relacionados à competitividade, crescimento e desenvolvimento econômico, futuro do trabalho e criação de empregos, educação e reciclagem de habilidades, igualdade de gênero e diversidade, mobilidade social e riscos globais. Linkedin

Saadia Zahidi agradece especialmente a equipe central responsável pelo desenvolvimento deste Relatório e aos parceiros, Marsh McLennan e Zurich Insurance Group.

Baixar PDF

O Relatório de Riscos Globais 2024 investiga alguns dos desafios mais significativos que podemos enfrentar na próxima década, em um cenário marcado por rápidas mudanças tecnológicas, incertezas econômicas, o aumento das temperaturas do planeta e conflitos. À medida que a cooperação enfrenta pressões, economias e sociedades fragilizadas podem ser empurradas para além do ponto de resiliência com o menor impacto.

Site oficial: https://www.weforum.org/publications/global-risks-report-2024/

Tradução e adaptação de Simone Horvatin, jornalista (MTB 0092611/SP), membro da da Associação dos Jornalistas Técnicos da Alemanha (BDFJ), em contribuição a Ambiental Mercantil Notícias.

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!