Cacau sofre com a crise climática:  El Niño e El Niña afetam os países produtores, explica especialista

softelec
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Abril de 2024 –Recentemente, os preços do cacau atingiram uma marca histórica que não era vista há quase cinquenta anos. Essa tendência está gerando um aumento nos custos para fabricantes de chocolate, confeiteiros e amantes do doce. Como consequência, existe a possibilidade de os produtos sofrerem uma redução em seu tamanho e de as empresas de alimentos substituírem a manteiga de cacau por gorduras mais acessíveis, o que altera o sabor do produto final.

Parte do motivo dessa crise do cacau e consequentemente do chocolate é a crise climática. O biólogo Jubilut, mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental e professor de biologia no Aprova Total, explica que mais de 60% do cacau produzido no mundo vem de dois países na África: Gana e Costa do Marfim. Esses países vêm enfrentando condições climáticas extremas, intensificadas por fenômenos como o El Nino e La Nina. 

“Por exemplo, no ano passado, o excesso de chuva durante a floração dos cacaueiros acabou com as flores, e sem flor, não há o desenvolvimento do fruto, o cacau. Esse ano, os ventos fortes e secos vindos do deserto do Saara, conhecidos como Harmattan, já fizeram um estrago, e diminuindo a produção do cacau na região. Além disso, as árvores têm ficado doentes com uma maior frequência e produzido menos frutos. O que pode estar ligado tanto às questões climáticas quanto ao envelhecimento das plantações. Outras questões como a falta de investimento nos cultivos, que são feitos principalmente por pequenos produtores locais, também têm contribuído para a queda na produção do cacau”, explica o especialista. 

O biólogo Jubilut e canal no Youtube: ele produz diversos conteúdos de utilidade pública sobre o tema. https://www.youtube.com/@paulojubilut

Sobre o Aprova Total

O Aprova Total (antigo Biologia Total) é uma plataforma online completa de estudos para o Enem. Contamos com o melhor time de profissionais, liderado pelo professor Paulo Jubilut, e oferecemos o melhor conteúdo para você conquistar sua aprovação. O Aprova Total é uma das plataformas mais confiáveis para preparação online para o Enem, vestibulares e Medicina. Com milhares de alunos aprovados e liderados por Paulo Jubilut, garantimos qualidade e eficácia no ensino.

Site oficial: https://aprovatotal.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5049 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!