Breitling promove reflorestamento por meio da plantação de miniflorestas em áreas urbanas de São Paulo

softelec

Imagem: Divulgação | Para retribuir à cidade, onde está reinaugurando sua boutique brasileira, a marca suíça de relógios reintroduz florestas ultradensas de espécies nativas biodiversas em duas regiões de baixa renda da metrópole, reconectando as crianças locais à natureza

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2023 – A Breitling, renomada marca suíça de relógios, tem o orgulho de apresentar ao público brasileiro sua parceria com a SUGi, comprometida em simplificar o processo de recuperação da biodiversidade, tornando-o uma atividade coletiva e uma ferramenta de transformação social. Desde 2020, a Breitling tem trabalhado com a SUGi para criar florestas comunitárias e educativas, restaurar a biodiversidade em áreas localizadas nos quatro continentes e criar um viveiro na Austrália.

O envolvimento da Breitling com a SUGi complementa os esforços da marca para reduzir os impactos ambientais ao longo da sua cadeia de valor e combater as alterações climáticas. Isso inclui o compromisso da Breitling com a iniciativa Science Based Targets e o seu plano de redução de carbono alinhado com o Corporate Net Zero Standard.

Para celebrar a reabertura de sua boutique paulista, a Breitling anuncia o patrocínio de duas miniflorestas na cidade de São Paulo, localizadas no CEU Campo Limpo e no CEU José Bonifácio. Sendo espaços comunitários importantes – proporcionando acesso gratuito a atividades educativas, culturais e de lazer – as áreas do CEU permitirão ao projeto mostrar às crianças em idade escolar e à comunidade local como é possível transformar o seu ambiente num ecossistema próspero e biodiverso por meio do plantio e da preservação.

De acordo com a National Geographic, em publicação de dados da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Mata Atlântica – considerada patrimônio natural do Brasil – perdeu cerca 90% de sua vegetação original ao longo dos anos. As novas miniflorestas apoiadas pela Breitling no Brasil irão restaurar áreas degradadas de Mata Atlântica nativa. O preparo do terreno foi iniciado em janeiro, com adubação do solo. O primeiro dia de plantação comunitária aconteceu no último dia 21 de outubro, quando os voluntários da Breitling plantaram uma variedade de mudas de carvalho e uma mistura simbiótica de outras espécies nativas

A minifloresta do CEU José Bonifácio terá área de 350 metros quadrados, onde serão plantadas cerca de 1.050 árvores, enquanto no CEU Campo Limpo a área dedicada possui 250 metros com aproximadamente 750 árvores. Em ambos os projetos, as florestas ultradensas contarão com uma média de 100 espécies nativas com biodiversidade.

“A Breitling reconhece o papel do Brasil – um dos países com maior biodiversidade do mundo – na preservação da nossa biodiversidade global e estamos orgulhosos de poder contribuir para a reintrodução de espécies nativas tão ricas e diversas, bem como reconectar a comunidade à natureza”, afirma Aurelia Figueroa, Diretora Global de Sustentabilidade da Breitling.

A rede global de produtores florestais da SUGi, conhecida como Rewilders, cria florestas ultradensas e biodiversas de espécies nativas usando uma técnica japonesa comprovada chamada método Miyawaki, com o objetivo de fornecer aos residentes os recursos necessários para construir e renovar comunidades, a partir de uma abordagem ecológica e ponto de vista social.

Estas florestas urbanas são 100% nativas, 30 vezes mais densas e 100 vezes mais biodiversas do que as plantações de árvores convencionais. Eles também capturam 16 vezes mais carbono.

Desenvolvido pelo botânico japonês e especialista em ecologia vegetal, Professor Akira Miyawaki, o método imita a forma como uma floresta se recolonizaria sem intervenção humana. São plantadas apenas espécies nativas que cresceriam naturalmente naquela área, dadas as condições climáticas específicas. As espécies de plantas indígenas passaram milhares de anos se adaptando ao seu ambiente local para criar um ecossistema de apoio, por isso plantá-las não apenas restabelece esta biodiversidade – mas também constrói um ambiente mais adaptável às alterações climáticas.

“A SUGi está ajudando a Breitling a não apenas reduzir seu impacto ambiental, mas em proativamente restaurar a biodiversidade do nosso planeta. Em três anos de parceria já criamos juntos 13 florestas pocket, compostas por 18.824 árvores, que contemplam 295 espécies nativas, em uma área total de mais de 14,910 metros quadrados, em países como Grécia, Reino Unido, Australia, entre outros,” diz Elise Van Middelem, fundadora e CEO da SUGi.

Sustentabilidade

O envolvimento da Breitling com a SUGi complementa os esforços da marca para reduzir os impactos ambientais ao longo da sua cadeia de valor e combater as alterações climáticas. A Breitling alinhou seus esforços de redução de carbono com o Corporate Net Zero Standard A empresa mantém parcerias com focos ambientais com as instituições Surfrider Foundation, Qhubeka e Solar Impulse Foundation. Em colaboração com o fabricante de roupas sustentáveis Outerknown, a Breitling lançou uma coleção de pulseiras para relógios, feitas em tecido ECONYL® infinitamente reciclável. Além disso, a nova caixa ecológica de relógios da Breitling, que é fabricada a partir de materiais reciclados e é reciclável, também foi concebida para minimizar o impacto ambiental. A parceria da marca com a SUGi é uma extensão lógica do compromisso da Breitling com a sustentabilidade.

A Breitling também aposta na missão de tornar o universo do luxo mais sustentável. Seu primeiro relógio rastreável informa os proprietários de maneira transparente sobre as origens de seus materiais preciosos. Um registro de proveniência de NFT com tecnologia Blockchain detalha as medidas responsáveis tomadas ao longo da cadeia de fornecimento do ouro artesanal do relógio e os diamantes cultivados em laboratório, com todas as informações verificadas de forma independente.

Após o sucesso do primeiro relógio rastreável da Breitling e o lançamento dos Navitimer 36 e 32, as primeiras linhas completas da marca a contarem com ouro artesanal e diamantes cultivados em laboratório, o selo Origins foi criado para identificar relógios cujos materiais preciosos são rastreáveis até sua origem. Até 2025, todo o portfólio de produtos da Breitling fará uso de ouro artesanal e diamantes cultivados em laboratório, adquiridos de maneira responsável a partir de fornecedores certificados.

O apoio da BREITLING

Elise Van Middelem, fundadora da SUGi, diz sobre a parceria com a Breitling: “Por meio desta parceria, a Breitling e a SUGi nos concedem uma oportunidade incrível de transformar locais, aterros, lotes de estacionamento e vias fluviais em estado de abandono em habitats ideais para a nidificação de aves, para o cultivo de árvores frutíferas, para a purificação do ar – e vermos em primeira mão a natureza prosperar. Nossa missão é renovar as comunidades tanto a nível ecológico como social, aproximando as pessoas da natureza.”

SUGi se desenvolveu de um movimento comunitário para uma organização líder em ‘Soluções Baseadas na Natureza’, ganhando prestígio e reconhecimento como Principal Inovador pelo Fórum Econômico Mundial, inclusão nas plataformas 1t.org e Década da ONU para Restauração de Ecossistemas.

Sobre a BREITLING

Fundada em 1884, a Breitling é uma das principais relojoarias suíças. A empresa inovadora inventou o cronógrafo moderno e foi pioneira no relógio de ferramenta de navegação. Hoje, ainda está abrindo novos caminhos como uma marca de luxo casual, inclusiva e sustentável, com mais de 200 boutiques inspiradas em lofts industriais em todo o mundo. As coleções da Breitling giram em torno de atividades aéreas, terrestres e marítimas, todas capturadas no inconfundível estilo retrô moderno da marca. A qualidade excepcional de cada movimento do relógio é confirmada por seu status de cronômetro com certificação COSC, e a marca continua sendo uma das poucas relojoarias independentes a produzir seus próprios calibres de manufatura. Combinando a relojoaria clássica com as últimas inovações, a Breitling é uma empresa com história e à frente do seu tempo.

Site oficial: https://www.breitling.com/br-pt

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5049 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!