
Mês: dezembro 2023
AMBIENTAL MERCANTIL | Porque de Meio ambiente, a gente entende!

ÁGUAS
Ambiental Mercantil recebeu o Prêmio de Sustentabilidade Ambiental 2023 da renomada revista BUILD Magazine, da Inglaterra. A matéria destaca que o prêmio reconhece a Ambiental Mercantil como referência global em ESG, tecnologias ambientais e soluções sustentáveis.

CERTIFICAÇÃO
Entenda os Códigos de Reciclagem nas embalagens plásticas pós consumo
O plástico, em sua própria definição, tem um baixo custo e é um polímero orgânico. Diante disso, as empresas começaram a criar diversas embalagens compostas por tipos diferentes de plástico. Então para diferenciar a composição e o processo de reciclagem deste produto, criou-se os números de 1 a 7 para diferenciar os polímeros.

CARBONO
Empresa instala usina fotovoltaica e abastece suas 5 unidades localizadas no sul do país
Na região sul do país, as unidades da SOMA Solution, empresa distribuidora de equipamentos industriais especializada em marcação, automação, codificação e inspeção industrial de produtos, desde 2022, vem operando suas atividades através da energia solar.

AMAZÔNIA
OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Seca na Amazônia e os impactos nas compras de fim de ano
Gustavo Paschoa é CEO da Norcoast e seu artigo fala sobre a importância da Bacia Amazônica, conhecida como o “pulmão do mundo”, que enfrenta uma seca severa, com o Rio Negro atingindo seu nível mais baixo desde 1902.

ATERROS SANITÁRIOS
Baixada Santista vê plano para resíduos sólidos
O relatório final da implementação do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista foi apresentado pelo IPT no dia (11) deste mês, em evento na cidade paulista de Praia Grande. A equipe técnica do IPT foi integrada pela responsável do Núcleo de Sustentabilidade e Baixo Carbono do IPT, Claudia Echevenguá Teixeira, e a pesquisadora e coordenadora do projeto, Letícia dos Santos Macedo.

CARBONO
AFIP ganha certificado de neutralização de emissões de carbono na gestão de resíduos
A AFIP – Associação Fundo de Amparo à Pesquisa acaba de conquistar o selo Carbonext, concedido pela Musa, empresa brasileira de tecnologia focada no desenvolvimento de soluções inovadoras de gestão de resíduos. O selo certificou a neutralização das emissões de carbono no processo de gerenciamento de resíduos da unidade Jafet, localizada na confluência da avenida Ricardo Jafet com a rua Padre Machado, no Bosque da Saúde, na Capital.

ENERGIA RENOVÁVEL
No Chile, PTI é destaque em encontro mundial sobre hidrogênio
A rodada fez parte do encontro Word Hydrogen Latin America (HW LATAM), que durante três dias reuniu autoridades governamentais, financiadores, pesquisadores e players do mercado de hidrogênio para discutir a chamada Cadeia de Valor e as oportunidades da produção de hidrogênio em escala, além de discutir os caminhos, as experiências de pesquisa e desenvolvimento, as barreiras regulatórias, os desafios e as oportunidades para projetos viáveis de hidrogênio na América Latina.

AGRONEGÓCIO SUSTENTÁVEL
Agropecuária tem maior potencial de produção de biogás
No agro, o biogás é extraído através de projetos de biodigestores, estruturas onde ocorre a “digestão anaeróbia”, uma vez que a decomposição da matéria orgânica precisa ocorrer em ambientes sem oxigênio. Esses projetos existem na suinocultura, bovinocultura, na produção de milho, soja, mandioca, em laticínios e abatedouros, com maior concentração em Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

ÁGUAS
OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Brasil tem 32 barragens em situação de emergência, três delas com risco de rompimento iminente
Das 911 barragens cadastradas na Agência Nacional de Mineração (ANM), 32 estão em situação de emergência, de acordo com dados divulgados pela agência em reunião convocada pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG). Das estruturas avaliadas, 31 estão em Minas Gerais e 1 em Goiás.

E-MOBILIDADE | ELÉTRICA
Mobilidade urbana: começa a rodar em Porto Alegre, em 2024, o E-Bus Elétrico da ELETRA
A Eletra produz ônibus elétricos a bateria e trólebus e presta serviços de retrofit (conversão de veículos diesel a elétricos). O e-Bus é um veículo elétrico totalmente fabricado no Brasil, com tecnologia de tração elétrica Eletra, carroceria Caio, chassi Mercedes-Benz, motor elétrico e baterias WEG e zero emissão de poluentes.

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
BAIXAR PDF: Atlas dos Agrotóxicos 2023 – Registro de novos agrotóxicos segue em alta no Brasil
Maior consumidor de agrotóxicos do mundo, o Brasil já aprovou 505 novos registros de pesticidas apenas neste ano, de acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária. Entre 2019 e 2022 foram liberados 2.181 novos registros, uma média de 545 ao ano, e a expectativa é de que esse número cresça ainda mais com a recente aprovação do PL dos Agrotóxicos pelo Senado, caso seja sancionado pelo presidente Lula.

BIODIVERSIDADE MARINHA
Baixar PDF: E-book lançado na COP28 apresenta soluções para tornar as cidades mais azuis
O painel “Cidades, portos e conservação: esforço integrado para cidades resilientes e adaptadas às mudanças climáticas”, reuniu representantes do governo federal, de governos subnacionais, do setor privado e da sociedade civil, além de marcar o lançamento da publicação “Oceano Sem Mistérios – Construindo Cidades Azuis”.

ECONOMIA CIRCULAR
Coca-Cola anuncia investimento de R$ 6 milhões em ações de apoio aos catadores de materiais recicláveis
A Coca-Cola Brasil assina protocolo de intenções com a Associação Nacional de Catadores (ANCAT), na sexta-feira, durante a 10ª Expocatadores, feira que reúne em Brasília organizações de catadores de materiais recicláveis do Brasil e América Latina. A empresa participa da programação de debates e, além disso, promove rodas de conversa em seu stand com a presença de catadores e especialistas no tema. Em 2024, serão investidos cerca de R$ 6 milhões em projetos de apoio às cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, em todo o Brasil, contribuindo para o avanço da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305/2010).

ÁGUAS
OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Entre incertezas e esperanças para o novo ano no contexto do Saneamento Básico do Brasil
Álvaro Costa é colunista e colaborador do editorial AMBIENTAL MERCANTIL ÁGUAS E SANEAMENTO. Através da sua observação pessoal, escreve periodicamente sobre o que acontece nos setores de gestão de águas e efluentes, recursos hídricos e saneamento básico.

ÁGUAS
OPINIÃO DE ESPECIALISTAS: Você sabia que o urbanismo verde pode ser um aliado ao combate às enchentes?
Felipe Guerra e Débora Ciociola são Arquitetos do Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA). A JLAA tem como filosofia construir soluções urbanísticas para as cidades com aplicação prática e conceitual de princípios urbanos de desenvolvimento sustentável, transporte público acessível, preservação e valorização da identidade local e da memória urbana, valorização dos espaços públicos, paisagens urbanas e naturais e desenvolvimento das vocações econômicas locais e atração de negócios.

CARBONO
COP28: Saída dos combustíveis fósseis é acordada, mas sucesso dependerá de ações para estruturar a transição
Participaram das discussões na COP28 em Dubai, André Luis Ferreira, David Tsai, Isis Nóbile Diniz e Ricardo Baitelo, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA). Pela primeira vez, o texto acordado entre os mais de 190 países que participaram da 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, reconheceu a necessidade de estabelecer uma transição justa, ordenada e equitativa dos combustíveis fósseis para as energias renováveis, de modo a evitar o aquecimento do planeta acima do 1,5 ºC.

ELETROELETRÔNICOS
Como proteger os aparelhos em épocas de apagões elétricos
O Grupo Engehall, fundado em 2012, é especializado em treinamentos de elétrica, climatização e segurança do trabalho. Atua com cursos de Eletricista Profissional, Comandos Elétricos, Automação Industrial, Projetos Elétricos, Ar Condicionado, NR’s diversas e também investe na área de tecnologia em aplicativos. Possui uma plataforma de treinamento totalmente didática e com suporte em tempo real aos alunos e profissionais da área.

ÁGUAS
Grupo BID: Edital apoia soluções inovadoras para acesso à água potável e saneamento na América Latina, com inscrições até 31 de dezembro
A Fonte de Inovação é uma aliança do Grupo BID com parceiros externos para promover o desenvolvimento e a adoção de soluções inovadoras nos setores de água, saneamento e resíduos sólidos para alcançar serviços inteligentes, inclusivos e sustentáveis, com foco em prestadores de serviços na América Latina. América e Caribe. O Grupo BID está com edital para inovações em Gestão de Água e Saneamento. Junte-se ao desafio #AQUACERTA para América Latina e Caribe.

ECONOMIA CIRCULAR
Onda de calor x Materiais da Construção Civil: conheça 4 alternativas que podem ajudar a refrescar ambientes sem prejudicar a conta de luz
A utilização desses materiais, chamados de isolantes térmicos, influencia na redução da sensação de calor para os ocupantes dos ambientes em que eles foram inseridos, fazendo com que haja uma redução sobre o gasto energético com itens como o ar-condicionado, cujo uso de energia também chegou a bater recorde em meio à recente onda de calor.

ENERGIAS | SETOR ELÉTRICO
ANEEL aprova produto para pequenas e médias empresas também migrarem para o Mercado Livre de Energia em 2024
Na direção de favorecer a migração para o Mercado Livre de Energia para todos os tipos e portes de empresas, a ANEEL aprovou na última terça feira por unanimidade, a operacionalização do Agregga, produto concebido pela 2W Ecobank voltado para a classe de consumidores formada por pequenas e médias empresas com demanda contratada abaixo de 500 KW, reunidas por meio de uma comunhão de direito

BATERIAS | CARREGADORES
Elemento Baterias alia reciclagem e alta tecnologia na manutenção de baterias e estações de recarga na intralogística
A empresa utiliza sistema inteligente de recarga de energia da Fronius, para manter a boa performance e aumentar a vida útil dos equipamentos

CARBONO
Vibra e Comerc Energia neutralizam emissões de gases de efeito estufa (GEE) do evento Vibra Open Air
A Comerc Energia, que integra o portfólio de energias renováveis da Vibra, finalizou o inventário de GEE do Vibra Open Air. Esse processo permitiu quantificar as emissões de gases de efeito estufa desse evento que conta com a maior tela de cinema ao ar livre do mundo, de acordo com os rigorosos padrões estabelecidos pelo GHG, conjunto de padrões e diretrizes estabelecidos internacionalmente para medir e gerenciar as emissões dos gases causadores do efeito estufa.

ENGENHARIA CIVIL
OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Verão, época de chuvas – uma análise dos riscos associados às instabilidades de encostas brasileiras
Arthur Teixeira Askinis é Engenheiro Civil formado pela FEI (2015) e especialista em Fundações e Geotecnia em obras imobiliárias pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Atualmente atua como coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia do Instituto de Engenharia, promovendo palestras e simpósios sobre o tema, evidenciando seu compromisso com a disseminação de conhecimento e avanço na área de engenharia geotécnica.

COLUNISTA | AMBIENTAL MERCANTIL
Energias do Futuro #7:“Energia Solar em Cidades Inteligentes – O Futuro Sustentável e Tecnológico”
Thiago Bao Ribeiro é Advogado e sócio proprietário da Bao Ribeiro Advogados, empreendedor e apaixonado por inovação e energia renovável. Escreve periodicamente na sua coluna ‘Energias do Futuro: Oportunidades e Desafios’ como colunista para o canal AMBIENTAL MERCANTIL.

BIOMAS
COP28: É possível acabar com o desmatamento e reduzir emissões, dizem organizações
Proposto pelas organizações da sociedade civil ISPN, Global Canopy e National Wildlife Federation, com participação de WWF e Fern, o evento “Protegendo a natureza: as NDCs, as leis e os dados que podem impulsionar a mudança”

CARBONO
PotencializEE é apresentado no COP28 como solução para descarbonização da cadeia suprimentos de grandes indústrias
A Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), ao lado do SEBRAE, participou do painel intitulado “Centralidade dos Pequenos Negócios na Governança Climática” para apresentar o PotencializEE, programa que oferece apoio às pequenas e médias empresas industriais do estado de São Paulo na adoção de medidas que visam a redução do consumo de energia, resultando na mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Programa oferece apoio às pequenas e médias empresas industriais do estado de SP nas medidas que visam a redução do consumo de energia.

CARBONO
COP28 em Dubai: Especialista comenta sobre os principais eixos para combater as mudanças climáticas
Este evento anual, que reúne representantes de quase 200 países, tem como objetivo discutir estratégias para mitigar as alterações climáticas causadas pelo homem e promover a adaptação às crescentes temperaturas globais. A COP28, iniciada em 30 de novembro e com término previsto para 12 de dezembro, aborda questões cruciais relacionadas ao ambiente, e embora programada para quinze dias, é comum que as discussões se estendam por alguns dias extras na busca por um consenso no comunicado final.

ESG
OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Convergências entre OEA e ESG
O Programa OEA e a agenda ESG são importantes iniciativas para promoverem práticas mais sustentáveis e responsáveis no mundo corporativo. Enquanto o OEA busca modernizar a gestão de riscos das operações aduaneiras e incentivar a implementação de boas práticas que contribuam para a segurança da cadeia de suprimentos e das conformidades tributária e aduaneira, a agenda ESG considera as variáveis ambientais e sociais aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, utilizando boas práticas para nortear seus negócios e contribuindo com meio ambiente, questões sociais e boas práticas de governança administrativa.

ESG | SOCIAL
FGV lança prêmio de responsabilidade social
Buscando contribuir para a superação de vulnerabilidades sociais e ambientais, o prêmio é uma oportunidade para jogar luz sobre experiências bem sucedidas em prol do desenvolvimento sustentável e social. Visa ainda multiplicar essas ações exemplares para outras entidades públicas, privadas e, em especial, do Terceiro Setor, em seu sentido o mais amplo possível. Serão selecionados três projetos ganhadores, classificados em primeiro, segundo e terceiro colocados.

AQUECIMENTO GLOBAL
Nova onda de calor chega à região e pode elevar a conta de luz; especialista dá dicas de economia de energia
Mês que historicamente apresenta temperaturas mais elevadas, dezembro deve apresentar novas ondas de calor. Segundo o Climatempo, a estimativa é de que os termômetros fiquem até entre 3 e 5ºC acima da média em regiões do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Especialistas projetam que 2023 já é o ano mais quente da história e, não por acaso, o Brasil atingiu recorde de demanda de energia elétrica nos últimos meses.

ENERGIA RENOVÁVEL
Importação de energia pela Âmbar pode trazer economia de até R$ 1 bilhão por ano na conta de luz
A autorização da Âmbar é para importar até 120 MWh, o que significará uma economia de até R$ 1 bilhão ao ano na conta de luz dos brasileiros. Além da Venezuela, a Âmbar Energia já possui autorização para importação de energia gerada na Argentina e no Uruguai, além de um gasoduto que liga o Brasil à Bolívia e permite a importação de gás diretamente do país vizinho.

COLUNISTA | AMBIENTAL MERCANTIL
Reciclagem por quem faz #6: Cobertura Especial da COP28 por Luciana Figueras, Destaques e Reflexões
Luciana Figueras é colunista e colaboradora do editorial AMBIENTAL MERCANTIL RESÍDUOS E RECICLAGEM. Através da sua observação pessoal, escreve periodicamente sobre o que acontece nos setores de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e Reciclagem.

ENERGIAS | SETOR ELÉTRICO
Pacto Global: ISA CTEEP adere à Ação Coletiva de Integridade do setor de Energia Elétrica
Desde 2011, a ISA CTEEP é signatária do Pacto Global e participa dos movimentos incentivados pela Rede Brasil. Por meio dessa adesão, a companhia incorpora em sua governança os 10 princípios universais para assegurar o respeito aos direitos humanos, o combate à corrupção, a preservação ambiental e a promoção do trabalho decente. Ainda compõe o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção e o Movimento Empresarial pela Integridade, Transparência e Combate à Corrupção, ambos do Instituto Ethos.

ESG
Atuação da Klabin é novamente reconhecida por importantes índices de sustentabilidade
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin foi mais uma vez reconhecida por sua atuação pautada pelo desenvolvimento sustentável. A Companhia foi listada, pelo quarto ano consecutivo, no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI, na sigla em inglês), com participação na carteira Global. O índice é uma das principais referências de boas práticas em sustentabilidade do mundo para empresas listadas em bolsas de valores.

ESG
Generali é reconhecida como líder em Sustentabilidade pela MSCI ESG
A análise da MSCI, envolvendo mais de 8.500 empresas, confirmou a classificação ESG “AAA”, reconhecendo o Grupo com a pontuação máxima. A avaliação da MSCI destaca a integração de práticas avançadas de gestão de riscos climáticos pela Generali, avaliando o impacto de diferentes cenários climáticos nas atividades de subscrição e na carteira de investimentos.

CARBONO
DHL Supply Chain apresenta Política de Transporte Verde para consolidar padrão global de sustentabilidade para sua frota
A DHL Supply Chain está implementando uma Política Global de Transporte Verde que sinaliza um movimento fundamental em seus investimentos futuros rumo a soluções de transporte descarbonizadas. O principal objetivo é realizar reduções substanciais nas emissões de carbono, em linha com o Plano Geral de Sustentabilidade do Grupo. Os serviços de transporte são um dos principais fatores que contribuem para a pegada de emissões da empresa.

CARBONO
AES Brasil, com Enacom e WayCarbon, finaliza estudo para mensurar impacto das mudanças climáticas na geração de energia a longo prazo
A Enacom empresa especializada em soluções de softwares personalizados, em parceria com a WayCarbon, empresa global referência em soluções voltadas para uma economia net zero, desenvolveram um projeto de inovação para a AES Brasil, empresa de geração de energia 100% renovável, a fim de medir o impacto das mudanças climáticas, a longo prazo, na geração de energia no Brasil.

ENERGIA RENOVÁVEL
Complexo Solar Fotovoltaico Lagoinha é o primeiro Parque Solar Greenfield desenvolvido pela CGN Brasil
A CGN Brasil investirá cerca de R$650 milhões na construção do Complexo Solar Lagoinha, as obras devem começar no primeiro trimestre de 2024 e importantes empresas do setor de energia estarão envolvidas na implantação do projeto. O Complexo Solar Fotovoltaico Lagoinha será instalado no município de Russas, no Ceará as obras começam no primeiro trimestre de 2024.

COLUNISTA | AMBIENTAL MERCANTIL
Sol e Energias #11: “Panorama da Geração Distribuída no Brasil“
Daniel Lima é economista pela Universidade Federal de Alagoas, Presidente da ANNERSOLAR – Associação Norte e Nordeste de Energia Solar e Diretor Comercial da RDSOL Rede de Negócios em Energia Solar. Escreve periodicamente como colunista para o canal AMBIENTAL MERCANTIL.

CARBONO
thyssenkrupp adquire certificado internacional de energia renovável I-REC para planta automotiva de São Paulo
A divisão Springs & Stabilizers da thyssenkrupp, especializada em molas e barras estabilizadoras para veículos, acaba de adquirir o certificado I-REC (International Renewable Energy Certificate) para a fábrica situada em São Paulo (SP). Dessa forma, a empresa comprova que 100% da energia elétrica consumida na planta no ano fiscal 2022/2023 (outubro de 2022 a setembro de 2023) foi proveniente de fontes renováveis de energia. A certificação contribui para a redução das emissões de escopo 2, aquelas relacionadas ao consumo de energia.

BATERIAS | CARREGADORES
Toyota intensifica compromisso com a Economia Circular por meio da iniciativa Battery 3R
Fabricante reforça compromisso com a neutralidade de carbono por meio de ações de economia circular de baterias. A abordagem da Toyota envolve o desenvolvimento de baterias eficientes em recursos duráveis durante a etapa inicial, proporcionando tranquilidade aos clientes ao longo do período de propriedade. Após essa fase, as baterias têm a oportunidade de ter uma segunda vida em aplicações automotivas ou não automotivas, seja por meio de reutilização ou repackaging para condições de uso previstas.

CONSUMO CONSCIENTE
Inmetro e SENAI lançam plataforma inédita de metrologia para indústria de alimentos e bebidas
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) promoveram na terça-feira (12), evento sobre a indústria de alimentos e bebidas, com a participação de empresários e agentes de governo. O evento, parte da programação do aniversário de 50 anos do Inmetro, também conta com o lançamento de um projeto-piloto: a Plataforma Metrologia para a Indústria, que oferece serviços metrológicos para atender a demandas do setor de alimentos e bebidas. A apresentação acontece na sede do Instituto, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
Dengo, marca brasileira de chocolates, anuncia parceria com ReSeed, líder em soluções de crédito de carbono baseadas na natureza
O emprego de técnicas de agricultura regenerativa no cultivo do cacau ajuda a evitar o desmatamento, aumenta a saúde do solo e o rendimento das colheitas, além de retirar carbono da atmosfera para armazená-lo no solo. A venda de créditos de carbono tem o potencial de melhorar significativamente os meios de subsistência dos produtores de chocolate Dengo, com 50% das vendas de créditos de carbono indo diretamente para os agricultores e 30% para a assistência técnica destinada ao produtor rural. Os 20% restantes são repassados ao custo e manutenção da iniciativa.

ECONOMIA CIRCULAR
STADLER instala a maior planta de triagem de resíduos eletrônicos da Suíça
A nova instalação apresenta um design inovador e a mais recente tecnologia e é, de fato, a primeira planta de triagem de lixo eletrônico a usar um separador balístico. A planta opera em dois turnos com uma capacidade de até 12 toneladas por hora, atendendo aos requisitos da Immark de maior capacidade e melhor pureza da produção. Ela também otimiza a recuperação de placas de circuito impresso.

BIOECONOMIA
Lançamento de edital no valor de R$42 milhões para restauração do Pantanal e do Cerrado
O BNDES e a Petrobras anunciaram dia (9/12) o lançamento de edital no valor de R$42 milhões para ações de reflorestamento no Pantanal e no Cerrado. A novidade foi divulgada com exclusividade durante painel sobre bioeconomia promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na COP28, em Dubai. O edital é uma parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e vai viabilizar recursos para desenvolvimento de até nove projetos voltados para a restauração de florestas nesses dois importantes biomas que, juntos, ocupam cerca de 2 milhões de km2.

ENERGIA RENOVÁVEL
OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Do sol para o seu bolso; como a energia solar está transformando a fatura de energia no Brasil?
Atualmente, o Brasil vive um cenário de transformação dentro da sua matriz energética. Com a necessidade de diversificar as suas fontes de energia, principalmente pela preocupação com a sustentabilidade do planeta, o país tem se aproveitado do surgimento de novas tecnologias para encontrar meios de suprir a sua alta demanda a partir de fontes renováveis. Além do baixo impacto ambiental, uma vez que se trata de uma fonte renovável e que não emite poluentes durante o processo de geração, a energia solar também se destaca por conseguir trazer economia na conta de luz dos brasileiros.

ENERGIA SOLAR FV
Brasil tem mais de 1,6 milhão de moradias com painéis solares; franquias contribuem para expansão
Mais de 1,6 milhão de moradias espalhadas por cerca de 5,5 mil municípios brasileiros adotam a energia solar fotovoltaica, aponta um levantamento realizado pela plataforma Meu Financiamento Solar (especializada em financiamento para projetos fotovoltaicos). E esse número tende a aumentar. Segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), no começo deste ano a energia solar ultrapassou a eólica, ocupando o segundo lugar na matriz elétrica brasileira, com um total de 15,9% da potência instalada no país, atrás somente da hídrica.

CONFERÊNCIA DAS PARTES | COP
Segunda e última semana da COP28 começou com a urgência climática no ar
A COP28 enfrenta desafios críticos na reta final, com apenas cinco dias para negociadores de 192 países resolverem divergências. O Brasil é destacado por seu papel positivo, propondo ações para limitar o aumento da temperatura. Especialistas alertam para a urgência na redução de combustíveis fósseis e desmatamento, enfatizando a necessidade de um plano concreto do GST/Balanço Global.

CARBONO
Mobilidade elétrica: E-bikes são alternativa sustentável ao ‘caos’ no trânsito no final de ano
À medida que o final de ano se aproxima, o cenário caótico do trânsito nas cidades brasileiras – principalmente nas capitais – torna-se ainda mais desafiador, com um aumento significativo no fluxo de veículos nas vias urbanas. Em meio à essa realidade, as e-bikes surgem como uma alternativa inteligente e sustentável para contornar os problemas de mobilidade. A funcionalidade das e-bikes as tornam ideais para deslocamentos urbanos, especialmente em períodos de congestionamento intenso

ENERGIA SOLAR FV
OPINIÃO DE ESPECIALISTA: A fonte de energia solar é economicamente vantajosa e ecologicamente correta
Luiz Pacheco é sócio-proprietário da Axis Renováveis e escreveu para o editorial OPINIÃO DE ESPECIALISTA da AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS. Ele diz que a fonte solar está se tornando a principal opção que pode contribuir para um futuro mais sustentável e gerar economias significativas.

BIOECONOMIA
Bioeconomia na COP28
Na COP28 cientistas de todo o planeta discutem o enfrentamento dos desafios da mudança climática e seus impactos. Para reduzir os impactos das mudanças climáticas e as emissões de gases de efeito estufa, precisamos colocar cada vez mais em nossas vidas os recursos renováveis: a frase na abertura do painel ‘Bioeconomia e Circularidade para um Futuro Sustentável.

CARBONO
Vivo recebe prêmio inédito do Pacto Global da ONU Brasil na COP28
O case “Estratégia de Baixo Carbono”, da Vivo, durante a COP28, o primeiro prêmio ‘Guardiões pelo Clima’, promovido pelo Pacto Global da ONU no Brasil. Em sua primeira edição, a premiação foi criada para fomentar iniciativas de destaque das empresas participantes do Movimento Ambição Net Zero, parte da estratégia Ambição 2030, para impulsionar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU. Ainda durante a programação paralela da COP28, a Vivo apresentou suas ações no painel “Descarbonização alinhada à ciência climática” em side event do Pacto Global.

CARBONO
Avaliações de energia de motores elétricos industriais da ABB revelam potencial de economia de vida útil de 2,1 TWh
De junho a setembro de 2023, a ABB analisou mais de 2.000 motores elétricos industriais ao utilizar o serviço de Avaliação de Energia (Energy Appraisal) e identificou uma economia média de energia de 31%. Isso equivale a mais de 2,1 terawatts-hora (TWh) de economia potencial de energia ao longo dos 20 anos de vida útil desses sistemas. As avaliações de energia permitem que as empresas do ramo industrial identifiquem exatamente onde estão as suas maiores economias de energia em frotas de sistemas motorizados.

ÁGUAS
Coca-Cola vence duas categorias do Prêmio ‘Guardiões pela Água’: Programa de sustentabilidade ‘Aliados pela Água’ do Pacto Global da ONU
A Coca-Cola Brasil teve 2 projetos de sustentabilidade premiados na sexta-feira (8/12), durante a COP28 em Dubai. Os projetos “Aliados pela Água: Água + Acesso” e “Aliados pela Água: Proteção de bacias hidrográficas” foram vencedores da 1° edição do Prêmio ‘Guardiões pela Água’, promovido pelo Pacto Global da ONU no Brasil para fomentar iniciativas de destaque das empresas participantes do Movimento +Água.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
S de ESG: Coca-Cola e IFood retomam parceria de Natal com Ação da Cidadania em prol do combate à fome
Em uma iniciativa que transcende fronteiras corporativas e abraça uma causa humanitária vital, a Coca-Cola, o iFood e a renomada ONG brasileira Ação da Cidadania anunciam, pelo segundo ano consecutivo, uma aliança poderosa em prol da campanha Natal Sem Fome. Esta colaboração tem como objetivo central impulsionar o aumento de doações para a nobre causa idealizada por Herbert de Souza, o Betinho, há 30 anos. A campanha Natal Sem Fome tem como missão primordial distribuir alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, e a parceria entre essas entidades visa fortalecer a cultura de doação no Brasil.

ENERGIAS | SETOR ELÉTRICO
Multinacional japonesa Mitsui adquire participação na Camerge, empresa catarinense especializada em gestão de energia
A multinacional Mitsui & Co., um dos maiores conglomerados do Japão, adquiriu uma participação na empresa catarinense Camerge, que atua há 15 anos no mercado livre de energia. A participação da Mitsui marca uma nova fase na história da Camerge, que, às vésperas de uma mudança no marco regulatório do mercado livre de energia no Brasil, prevê a chegada de novos clientes e prepara um plano de expansão expressivo.

CARBONO
Privalia reduz a utilização de bobinas plásticas em 15 toneladas com máquina fragmentadora de papelão
Com DNA sustentável desde sua concepção, a Privalia, uma das plataformas digitais mais bem sucedidas do país, segue comprometida com a redução do impacto ambiental de suas operações. Completando 15 anos de sua chegada ao Brasil, a marca anuncia a utilização de máquinas fragmentadoras de papelões com o objetivo de diminuir o uso de bobinas plásticas em 15 toneladas por ano.

BIODIVERSIDADE
Alerta para a gravidade do tráfico de animais silvestres e seu impacto devastador na biodiversidade
No centro da batalha pela preservação ambiental, o Instituto Libio de Proteção à Natureza emerge como uma força dedicada a evidenciar a gravidade do tráfico de animais silvestres e seu impacto devastador na biodiversidade. Fundado em outubro de 2020 por Raquel Machado, o Instituto tem se destacado como um defensor incansável da vida selvagem, concentrando esforços na reabilitação de animais vítimas de maus-tratos e tráfico, enquanto busca ampliar a conscientização sobre os efeitos prejudiciais dessa prática.

ENERGIA RENOVÁVEL
Energia solar deve trazer mais de R$ 38,9 bilhões em novos investimentos em 2024 ao Brasil
Projeções inéditas da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) apontam que, em 2024, os novos investimentos gerados pelo setor fotovoltaico poderão ultrapassar a cifra de R$ 38,9 bilhões, incluindo as usinas de grande porte e os pequenos e médio sistemas em telhados, fachadas e terrenos. Setor fotovoltaico deverá gerar mais de 281,6 mil novos empregos e proporcionar uma arrecadação de mais de R$ 11,7 bilhões aos cofres públicos.

E-MOBILIDADE | ELÉTRICA
VoltBras é premiada internacionalmente em evento da transição energética na Espanha
A VoltBras, empresa de tecnologia que desenvolve soluções inovadoras para a gestão de postos de carregamento de veículos elétricos, foi a vencedora na categoria Empreendedorismo. A empresa colaborou com a Neoenergia, pertencente ao Grupo Iberdrola, no desenvolvimento de uma plataforma de recarga para o projeto Corredor Verde, que liga Natal (RN) a Salvador (BA). A VoltBras, que já recebeu por dois aportes de investimento, é uma as pioneiras e líderes do mercado no Brasil.

CURSOS | TREINAMENTOS
Auren Energia firma parceria com o Insper e cria cursos de extensão para potencializar lideranças
A Auren Energia, a maior comercializadora de energia renovável do país, estabeleceu uma parceria com o Insper para a criação de dois programas de extensão acadêmica. Os cursos ‘Futuro da Energia’ e ‘Gestão Estratégica de Negócios’ serão oferecidos para mais de 60 profissionais dos setores corporativos e operacionais da companhia. Os programas foram criados com a proposta de capacitar a liderança para uma compreensão mais ampla do setor de energia, além de fortalecer a gestão do negócio com equipes engajadas e com competência técnica para acompanhar as tendências do setor.

ENERGIA RENOVÁVEL
CCR Aeroportos celebra contrato para gerar energia solar em sete unidades aeroportuárias
Empresa disponibilizou 750 mil m² de área para produção de energia limpa que será comercializada no mercado livre por parceiros. Fazendas solares são grandes áreas com placas fotovoltaicas que captam a luz solar e a convertem em energia elétrica, distribuída para residências e estabelecimentos comerciais.

FAUNA | ANIMAIS
SOS Pantanal lança campanha de doações para as Brigadas Pantaneiras
Até outubro deste ano as brigadas foram responsáveis pela diminuição em 94,5% de área queimada em suas locações, com redução de 96,2% dos focos de calor. Esses números podem se tornar ainda mais expressivos com a expansão planejada. Para isso, cada doação contribuirá diretamente para cobrir custos de logística e operação dos brigadistas, que enfrentam riscos diários para proteger fauna, flora e o equilíbrio ecológico do Pantanal.

ÁGUAS
OPINIÃO DE ESPECIALISTA: ‘Ouvir’ e ‘escutar’ os ruídos e sons do Saneamento
Álvaro José Menezes da Costa é Engenheiro Civil, MSc em Recursos Hídricos e Saneamento, CP3P. Especialista em Aproveitamento de Recursos Hídricos e Avaliação e Perícias de Engenharia; é autor de livro e capítulos de livros publicados sobre Gestão de Serviços e Reúso de Águas.

IMPACTO AMBIENTAL
Pesquisa faz alerta sobre expansão de alga tóxica invasora em reservatórios
Os ecossistemas de água doce enfrentam sérios problemas devido a proliferações de algas nocivas, a exemplo da Prymnesium parvum ou “alga dourada”. Um trabalho publicado no mês de setembro em uma revista científica demonstrou o alto potencial invasor dessa alga em reservatórios da América do Norte, Europa e Austrália, embora a presença de populações tóxicas da espécie já tenha sido reportada em ambientes aquáticos no Brasil.

CARBONO
BAIXAR PDF – Disponível pelo PNUMA ‘Relatório da sobre a Lacuna de Emissões 2023: Recorde Quebrado’ aponta urgência nas ações climáticas
Lançado em novembro, antes da cúpula do clima de 2023 em Dubai, Emirados Árabes Unidos, o Relatório sobre a Lacuna de Emissões 2023: Recorde Quebrado – Temperatura atinge novos máximos, mas o mundo falha em reduzir as emissões (novamente), conclui que as transformações globais de baixo carbono são necessárias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa previstas para 2030 em 28% para uma trajetória de 2°C e 42% para uma trajetória de 1,5°C.

CONFERÊNCIA DAS PARTES | COP
IPT marca presença na COP28: temas sobre tecnologias sustentáveis
O IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, cria e aplica soluções tecnológicas para setores da economia, governos e sociedade em apoio à superação de desafios. O Brasil participa do evento e uma equipe do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT integra a missão brasileira a convite do Itamaraty, com oportunidade para posicionar-se junto a instituições e governos dos demais países.

CARBONO
BAIXAR PDF: Estudo da CNI mostra que descarbonização do setor até 2050 custará cerca de R$ 40 bilhões
A transição do setor industrial brasileiro para uma economia de baixo carbono apresenta desafios. O elevado custo de capital no país, combinado com o chamado “Custo Brasil”, torna os investimentos em novas tecnologias e processos de produção mais limpos especialmente elevados. Estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que, para descarbonizar a indústria brasileira, serão necessários cerca de R$ 40 bilhões até 2050.

CARBONO
COP28: UE lidera iniciativas para triplicar a produção de energia de fontes renováveis e duplicar a eficiência energética até 2030
Na abertura da COP28, a Presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, lançou o Compromisso Global para as Energias Renováveis e Eficiência Energética durante a Cúpula Mundial sobre Ação Climática no Dubai, ao lado da Presidência da COP28 e de 118 países. Esta iniciativa, previamente anunciada pela Presidente da Comissão durante o Fórum das Grandes Economias em abril, estabelece metas globais para triplicar a capacidade instalada de energia renovável para pelo menos 11 terawatts (TW) e dobrar a taxa de melhoria da eficiência energética global de cerca de 2% para 4% ao ano até 2030.

CARBONO
Na abertura da COP28, Presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, declara: ‘Esta COP pode fazer história’
A Europa está na vanguarda da transição para uma economia mais justa e sustentável para o planeta. Globalmente, é fundamental ter ambição e ação ao mesmo tempo, principalmente por causa desta década crítica. A UE quer garantir a implementação efetiva do Acordo de Paris e alcançar a neutralidade climática de maneira sustentável.

CARBONO
Delta ajuda lançar ‘Americans for Clean Aviation Fuels’ para potencializar combustível sustentável de aviação
A iniciativa reúne os maiores setores industriais dos EUA, visando a desenvolver mercado para o SAF e outros combustíveis de aviação limpos

AMAZÔNIA
Na COP28, Brasil deve pressionar por recursos financeiros para transição climática justa
A COP28, em Dubai, promete ser a mais emblemática Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A expectativa é entregar o primeiro balanço global de ações executadas pelos países nos últimos oito anos para limitar o aumento da temperatura global em 1,5º Celsius, e começar a definir os ajustes que precisam ser feitos daqui em diante. Esse balanço também é importante porque vai nortear o tema principal da COP do próximo ano: os recursos financeiros para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

CARBONO
COP28: Parque Tecnológico Itaipu marca presença no evento com cases sobre transição energética
Com um foco particular em soluções de armazenamento de energia, produção de Hidrogênio verde (H2V) e tecnologias relacionadas ao hidrogênio, o PTI traz à COP28 cases de diversas soluções desenvolvidas pelo parque e que podem ser replicados no mundo para acelerar a transição energética, incluindo avanços no armazenamento de energia por meio de baterias de primeira e segunda vida, operação e manutenção de plantas de produção H2V, bem como validação experimental de tecnologias relacionadas ao hidrogênio, desde a produção até o armazenamento e conversão.

CARBONO
WWF Brasil: COP28 é decisiva para o futuro da humanidade
O clima já mudou, com efeitos dramáticos sobre a população e a economia, especialmente as mais pobres e vulneráveis. A WWF é uma das 61 organizações da sociedade civil brasileira que divulgaram uma posição conjunta cobrando que a COP28 estabeleça datas para a eliminação ordenada e progressiva da produção e consumo de combustíveis fósseis.

BIOENERGIA
Usina gaúcha de biometano é financiada pelo BNDES
O projeto, que tem previsão de gerar 153 empregos diretos e indiretos na fase de construção e 118 após sua entrada em operação, é aderente ao conceito de economia circular e inclui a produção de fertilizantes orgânicos e CO2. O gás carbônico é gerado naturalmente no processo da usina e, em vez de ser dispersado no meio ambiente, será purificado para aproveitamento industrial.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Sindienergia RS reconhece personalidades que atuam em prol das energias renováveis do Rio Grande do Sul
O Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS) realizará na próxima quarta-feira (6), o “Prêmio Destaques Renováveis 2023”, que reconhece e incentiva profissionais que superam expectativas, criam modelos disruptivos e trazem benefícios econômicos, sociais e ambientais para a sociedade.

AMAZÔNIA
Projeto na Amazônia entrega cerca de 7.500 de quelônios à natureza
Se comparado à tartaruga marinha, o ciclo de reprodução da tartaruga-da-Amazônia é mais sensível em vários aspectos, o que exige cuidados especiais durante a colocação de ovos pelos quelônios. Daí a importância do monitoramento e fiscalização na Unidade de Conservação. O Tabuleiro do Embaubal é uma das principais áreas de reprodução das espécies e foi criado por meio do Decreto nº 1.566 de 17 de junho de 2016. Possui área de 4.033,94 hectares e está localizado na porção norte da Floresta Amazônica.

BATERIAS | CARREGADORES
Mobilidade elétrica ganha relevância no debate sobre mudanças climáticas
No momento em o aquecimento global chegou a um nível tão alarmante, tanto o Brasil com recordes na temperatura, volume de chuvas e seca, quanto o mundo, líderes mundiais firmam compromissos para mitigar as alterações climáticas, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP28, em Dubai. Tupinambá Energia, contribui em três anos para a neutralização mais de 1.500 toneladas de CO2 não lançados na atmosfera.

CARBONO
Sociedade civil brasileira anuncia realização do encontro paralelo ao G20 para discutir finanças climáticas em São Paulo
Organizações da sociedade civil brasileira anunciaram no domingo (3/12) a realização do Fórum de Finanças Climáticas, evento paralelo à reunião de ministros de Finanças do G20 que ocorrerá em fevereiro de 2024, em São Paulo. O objetivo do encontro é consolidar a ponte entre crescimento econômico e uma transição ecológica justa e inclusiva.

CARBONO
COP28: Ricardo Alban inaugura estande da CNI na presença de ministros, governadores, senadores e deputados
É a primeira vez que a indústria tem uma estrutura própria na Conferência do Clima. Até 12 de dezembro, espaço receberá mais de 40 atividades.