OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Seca na Amazônia e os impactos nas compras de fim de ano

softelec

Imagem: Divulgação | Por Gustavo Paschoa, CEO da Norcoast para o editorial OPINIÃO DE ESPECIALISTA da AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Dezembro de 2023 – A Bacia Amazônica, considerada o “pulmão do mundo” devido a sua capacidade de armazenar carbono e produzir oxigênio, vem enfrentando uma seca severa neste ano. A estiagem no Amazonas caminha para ser a maior já registrada no estado. O Rio Negro, o sétimo maior do mundo em volume de água, registrou vazante de 13,59 metros, o nível mais baixo desde 1902, quando as medições começaram a ser realizadas, segundo dados do Porto de Manaus. As consequências ambientais são visíveis e preocupantes, mas o impacto econômico local e nacional é igualmente significativo, gerando repercussão em várias setores

O transporte de mercadorias e pessoas ao longo dos rios amazônicos é vital para a economia local.

Com a seca, muitos destes rios tornaram-se intransitáveis, dificultando o comércio e o deslocamento, desafiando a logística de Manaus e arredores, contribuindo, inclusive, para elevar os custos de transporte e aumentar o tempo de entrega de produtos e insumos.

O cenário é preocupante, já que na Amazônia as estradas são os rios, e é através deles que ocorre toda a dinâmica da economia regional. Para se ter uma ideia, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Região Hidrográfica Amazônica transportou mais de 71 milhões de toneladas de cargas só no ano passado, e o Rio Amazonas é a principal via utilizada, tendo transportando mais de 34 milhões de toneladas, incluindo alimentos, materiais de construção, insumos para a indústria, combustíveis, entre outros.

A época de estiagem não é uma novidade no Amazonas, mas essa seca atípica acendeu o alerta para problemas de abastecimento, em um período de alta demanda, quando o comércio se prepara para as vendas de fim de ano. Algumas companhias até conseguiram antecipar suas demandas para a Black Friday, avançando com os estoques, como forma de reduzir os impactos, mas em relação ao Natal, há temor de que possa afetar o cronograma de entregas às lojas em dezembro.

Vale destacar que a Zona Franca de Manaus é responsável por 100% da produção nacional de diversos produtos como ar-condicionado, televisores, lavadoras de louça e micro-ondas e por 40 a 70% da produção de celulares, computadores, monitores de vídeo e vários outros produtos eletroeletrônicos que costumam ser bastante demandado pelos consumidores no período das compras de final de ano.

Uma opção que vem sendo considerada é o transporte rodofluvial, que combina o uso de caminhões e balsas, permitindo a navegação em águas mais rasas. Mas, essa alternativa, apesar de ter capacidade limitada de escoamento em comparação com o transporte fluvial convencional, é ainda cerca de 50% mais cara.

A seca deste ano é um sinal claro das mudanças climáticas em curso.

Para garantir a resiliência da economia local e nacional, é essencial investir em práticas sustentáveis, conservação ambiental e inovação tecnológica. É indispensável que empresas, governos e comunidades trabalhem juntos para enfrentar estes desafios e buscar soluções que possam ser sustentadas.

A seca na Bacia Amazônica não é apenas uma crise ambiental, mas também econômica. O Brasil, com sua rica biodiversidade e potencial econômico, deve reconhecer a gravidade da situação e tomar medidas proativas para enfrentar os desafios presentes e futuros. A saúde da Amazônia está intrinsecamente ligada ao bem-estar econômico e social de todo o país.

Sobre o autor

Gustavo Paschoa é CEO da Norcoast com vasta experiência em gestão comercial e novos negócios em grandes empresas de logística e transporte, como MAERSK, DSV/PANALPINA, Ceva e Norsul. Seu perfil destaca-se pela habilidade na gestão estratégica da indústria de logística, abrangendo diversos modais e serviços. Com expertise em crescimento lucrativo, lidera projetos com foco em diferenciação, excelência e rentabilidade, garantindo crescimento orgânico acima da média de mercado. Possui amplo acesso aos mercados latinos e destaca-se na formação e liderança de equipes de alta performance.
LinkedIn

Site oficial: https://norcoast.com.br

Imprensa

Informamos que os conteúdos publicados para seção Opinião de Especialistas AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS são independentes e de responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, na opinião da redação do nosso canal.

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4812 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!