Avaliações de energia de motores elétricos industriais da ABB revelam potencial de economia de vida útil de 2,1 TWh

softelec
ABB Motion mantém o mundo girando, enquanto economiza energia todos os dias.
ABB Motion mantém o mundo girando, enquanto economiza energia todos os dias.

Imagem: Divulgação

  • Mais de 2.000 sistemas acionados por motor foram auditados e um potencial médio de economia de energia de 31% por motor foi encontrado.
  • A economia total de energia ao longo da vida útil é equivalente ao uso anual de 1,25 milhão de residências.
  • Até 1,5 milhões de toneladas de economias de CO2 e ROI de apenas três meses, dependendo do mix energético regional e do custo.
PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Dezembro de 2023 – De junho a setembro de 2023, a ABB analisou mais de 2.000 motores elétricos industriais ao utilizar o serviço de Avaliação de Energia (Energy Appraisal) e identificou uma economia média de energia de 31%. Isso equivale a mais de 2,1 terawatts-hora (TWh) de economia potencial de energia ao longo dos 20 anos de vida útil desses sistemas. As avaliações de energia permitem que as empresas do ramo industrial identifiquem exatamente onde estão as suas maiores economias de energia em frotas de sistemas motorizados.

Elas superam a barreira que as indústrias enfrentam ao decidir onde direcionar o investimento para obter as melhores economias de energia e retorno do investimento (ROI). As avaliações funcionam coletando dados operacionais de sistemas acionados por motor em campo. Um especialista em serviços compara isso com o desempenho teórico que poderia ser alcançado adicionando um inversor de frequência (VSD), redimensionando ou modernizando o equipamento.

A melhoria da eficiência energética permite às empresas reduzir o consumo de eletricidade, com economias impressionantes de CO2 e retorno do investimento (ROI) que dependem do mix energético e dos custos de cada país. Por exemplo, se todos os motores auditados estivessem operando nos UAE, uma economia de energia de 2,1 TWh seria equivalente a 1,5 milhões de toneladas de emissões de CO2 e um ROI de seis meses. Como alternativa, na Alemanha isto equivaleria a uma economia de 940.000 toneladas de CO2 e a um ROI de apenas três meses. Estas economias seriam suficientes para compensar as emissões de uma usina de carvão durante 2 meses na Alemanha e 3 meses nos Emirados Árabes Unidos.

“Com o mundo em debates sobre como combater as mudanças climáticas na COP28 da próxima semana, os nossos resultados mostram que é possível fazer a coisa certa para o planeta, bem como nos negócios. Assim, encontrar uma média de 31% de economia de energia em 2.000 motores mostra que os sistemas acionados por motores elétricos são uma grande oportunidade inexplorada para acelerar a transição para uma sociedade de baixo carbono”, afirma Erich Labuda, presidente do negócio Motion Services da ABB.

Com mais de 300 milhões de motores elétricos industriais no mundo, os resultados mostram um grande potencial para economizar energia e emissões de CO2, especialmente mais da metade destes têm pelo menos 20 anos e foram substituídos por tecnologia moderna de alta eficiência.

Os motores auditados atendem diversos setores, incluindo alimentos e bebidas, processamento químico, energia e HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado). Eles abrangem uma variedade de aplicações de motores de baixa e média tensão, como bombas, ventiladores e outros sistemas. As avaliações encontraram padrões consistentes de desempenho entre diferentes aplicações motorizadas, com os ventiladores normalmente oferecendo as maiores economias de energia. Uma análise mais aprofundada também identificou que as maiores oportunidades estão relacionadas com motores que operam sem VSD. Os VSDs controlam a velocidade ou o torque dos motores para combinar com precisão a saída com a demanda, o que reduz o consumo de energia.

Estas conclusões dão suporte ao “The Case for Industrial Energy Efficiency”  recentemente publicado pelo Movimento Eficiência Energética. Este relatório tem como objetivo fornecer aos líderes de negócios insights importantes sobre dez medidas que dependem de tecnologias estabelecidas, têm um impacto significativo nos custos e nas emissões e podem ser implementadas rapidamente sem projetos complexos ou caros. Média da UE  (~1670 kWh/ano).

Saiba mais sobre a Avaliação Energética da ABB’s Energy Appraisal.

Os ROIs são calculados com base nos preços atuais da energia

ABB é líder em tecnologias de eletrificação e automação, contribuindo para um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções oferecidas pela empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar a forma pela qual as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 empregados da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

ABB Motion mantém o mundo girando, enquanto economiza energia todos os dias. Inovamos e expandimos os limites da tecnologia para permitir um futuro de baixo carbono para clientes, indústrias e sociedades. Com nossos drives, motores e serviços habilitados digitalmente, nossos clientes e parceiros alcançam melhor desempenho, segurança e confiabilidade. Oferecemos uma combinação de experiência de domínio e tecnologia para oferecer a solução ideal de acionamento e motor para uma ampla gama de aplicações em todos os segmentos industriais. Por meio de nossa presença global, estamos sempre próximos para atender nossos clientes. Com base em mais de 130 anos de experiência acumulada em Powertrain, aprendemos e melhoramos a cada dia.

Site oficial: ABB no Brasil – Líder em tecnologias digitais para a indústria

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4837 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!