Encarecimento da conta de luz impulsiona procura por energia solar no Brasil

softelec
Encarecimento da conta de luz impulsiona procura por energia solar no Brasil
Encarecimento da conta de luz impulsiona procura por energia solar no Brasil

Imagem: Divulgação | Fontes renováveis de energia ganham popularidade no país, atraindo investimentos e multiplicando o número de consumidores

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O encarecimento da energia elétrica no país tem impactado duramente a vida dos brasileiros.

Desde o anúncio de que a nova bandeira tarifária “Escassez Hídrica” – vigente até abril de 2022 – elevaria em 6,78% o valor da conta de luz, a população está preocupada com os reflexos dessa alta em seu poder de consumo. Isso porque em agosto, antes mesmo do reajuste, o IPCA-15 alcançou a marca de 0,89% – o maior resultado para o mês desde 2002 – puxado pelas despesas com habitação, que compõem 0,31% do percentual total.

Assombradas por este cenário, as pessoas têm buscado alternativas para manter o equilíbrio do orçamento em tempos de recessão passando a considerar novas possibilidades, como o investimento em energia solar.

Esse movimento tem contribuído para que o Brasil se consolide como uma das potências globais do segmento. Segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar), o país figura, hoje, o 14º lugar no ranking de nações que mais produzem energia solar no mundo – com uma capacidade instalada de 10 mil MW (megawatts) – e ultrapassou, recentemente, a marca de 500 milhões de conexões de energia a partir dessa fonte.

Na contramão de outros setores da economia, esse mercado vive um momento favorável aos investimentos, impulsionando negócios e iniciativas que democratizam o acesso a suas soluções. Entre elas, ganha popularidade a assinatura de energia compartilhada, uma alternativa mais barata e simples, que oferece reduções consideráveis na conta de luz.

O modelo de negócio, trazido ao país pela Enercred, em 2016, vem conquistando o mercado, motivado pelo atual cenário econômico e ambiental.

Mas, foi recentemente que sua procura aumentou de forma exponencial.

Prova disso é que a startup, pioneira na criação de programas de distribuição de energia limpa no Brasil, viu sua base de clientes crescer 15 vezes no último ano, ao oferecer uma redução de até 15% nos gastos com a conta de luz das residências e de até 25% nas Pequenas e Médias Empresas. Diante do painel otimista. a empresa decidiu investir em uma nova marca e em soluções, que traduzem sua expertise em tecnologia e inovação.

José Otávio Bustamante, CEO da Enercred

“Diante do crescimento acelerado que temos passado no último ano, fizemos uma ampla pesquisa com nossa base de consumidores e identificamos pontos de melhoria que convergiram no nosso novo posicionamento, nova marca e identidade visual. Estrategicamente nos mantemos sempre abertos a mudanças e procuramos sempre ouvir com muita atenção os anseios de nossos clientes. Agora passamos a um novo patamar de serviço consciente, tão necessário neste período de urgência climática e transição para um futuro sustentável“, revela José Otávio Bustamante, CEO da Enercred.

Democratizando a energia limpa

Divulgação

A solução da startup brasileira alcançou destaque entre os consumidores ao oferecer uma matriz energética sustentável e econômica com gestão 100% digital, por meio do aplicativo Enercred (disponível gratuitamente para Android e IOS). Através do modelo de energia compartilhada, proveniente de fazendas solares parceiras, a empresa encontrou uma oportunidade de colocar seu propósito em movimento: ser reconhecida como opção energética e democratizar o acesso da população à energia limpa.

A proposta desenvolvida pela Enercred permite o investimento inteligente e descomplicado em fontes renováveis de energia sem a necessidade de custos com instalação e infraestrutura. Toda a experiência do cliente é digitalizada, via aplicativo – da adesão ao pagamento -, e ele terá uma economia significativa nos seus gastos mensais com a conta de luz. Além de poder conquistar descontos extras com a dinâmica de indicações de novos usuários.

“Continuamos trabalhando intensamente para transformar a experiência de nossos membros com energia, trazendo cada vez mais auto serviços e gestão na palma da mão. O novo desafio é dar visibilidade não só à economia financeira que a nossa solução traz, mas também apresentar os benefícios ambientais e sociais que todos estão contribuindo através do uso de uma matriz elétrica 100% sustentável”, afirma Rodrigo Protazio, Head de Produto e Tecnologia da Enercred.

Empresas também podem optar por energia limpa

No último bimestre, a Enercred expandiu sua atuação ao lançar um programa de assinatura de energia limpa exclusivo para Pequenas e Médias empresas, com economia de até 25% nos gastos.

“Essa é uma forma que encontramos de apoiar o desenvolvimento nacional e os negócios locais. Dentro desse serviço, é possível que as pequenas e médias empresas unifiquem suas contas de energia e tenham ainda mais praticidade na gestão orçamentária, além de poder destinar o montante economizado para novos investimentos”, explica Rodrigo Protazio, destacando que a startup está estudando outras novidades que deverão ser lançadas nos próximos meses.

Sobre a Enercred

A Enercred é uma plataforma de assinatura de créditos de energia para pessoas que querem reduzir seus gastos com energia elétrica e ajudar o meio ambiente. Sem investimento inicial, nem manutenção, tudo é oferecido através de um serviço digital.

Site oficial: https://enercred.com.br

Crédito:
Imprensa | Enercred

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!