Donos de terras invadidas devem denunciar crimes ambientais

softelec

Imagem: Mayke Toscano/Secom-MTProprietários devem monitorar constantemente suas terras para evitar crimes ambientais

Advogado enumera cuidados para evitar que proprietários respondam equivocadamente por crimes cometidos por terceiros

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima, revelaram que, em 2020, o Brasil teve um aumento de 9,5% nas emissões de gases do efeito estufa em relação a 2019.

Segundo os cientistas, a alta é reflexo do desmatamento e das queimadas, dois dos crimes ambientais mais cometidos no Brasil.

advogado criminalista Rafael Maluf alerta para a necessidade de proprietários de áreas urbanas e rurais, principalmente as que ficam em áreas de proteção, fiscalizarem suas terras para evitar que sejam autuados por eventuais crimes cometidos por invasores. 

“Em casos de invasão é comum que áreas sejam desmatadas para o loteamento e a construção irregular de casas. A lei 9.605/1998 prevê pena de até 3 anos de detenção a quem destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente. Para evitar que o proprietário seja responsabilizado, é preciso fazer um monitoramento constante do local e denunciar qualquer tipo de alteração ambiental e conduta criminosa, independentemente da existência de eventual ação cível de usucapião, informa.

O criminalista orienta que, além do monitoramento constante, seja feito um trabalho de documentação das intervenções feitas por terceiros no local. 

“Uma forma de se resguardar é fazer a comunicação às autoridades públicas. Toda e qualquer alteração que possa configurar crime ambiental deve ser registrada por meio de laudos, registros fotográficos ou qualquer outro tipo de documentação e encaminhada às autoridades”, completa Maluf.

Invasões

Segundo a Pastoral da Terra, durante a pandemia, o número de ocupações caiu. Foram 29 no ano passado. Mas, no final de outubro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciou, por meio de seu site, a retomada das ações ainda este ano.

Queimadas ilegais

Outro crime ambiental muito comum em invasões de terras é a queimada.

“Em muitos casos, percebemos a ocorrência tanto de supressão de vegetação, quanto das queimadas ilegais. Tudo tem que ser documentado e levado ao conhecimento das autoridades públicas”, completa.

A orientação é especialmente importante se considerarmos o aumento da ocorrência de incêndios em todo o país. Até setembro, o Brasil já havia registrado mais de 100 mil focos de incêndio, liderando o ranking dos países com mais queimadas da América do Sul.

Sobre Rafael Maluf Advogados

Dr. Rafael Maluf, advogado criminalista

O escritório Rafael Maluf Advogados possui dedicação exclusiva na área criminal. Com mais de uma década de experiência, o escritório proporciona robusto amparo técnico em demandas penais, bem assim valoriza uma atuação muito próxima de seus clientes, criando uma relação de extrema confiança.

Site oficial: https://www.malufadvogados.adv.br

Informamos que os conteúdos publicados são contribuições independentes e de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do corpo editorial Ambiental Mercantil Notícias.

Crédito:
Opinião de Especialista | Por Paulo Maluf

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!