Experimentos e caminhos da eletricidade marcam a comemoração 

softelec
Museu de Energia de são Paulo

Imagem: Divulgação | Unidades de São Paulo, Itu e Salesópolis promovem atividades para conscientizar sobre a importância do consumo racional de recursos naturais e das fontes renováveis.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – O Dia Mundial da Energia, celebrado em 29 de maio, ganha programação especial nos Museus da Energia de São Paulo, Itu e Salesópolis, da Fundação de Energia e Saneamento, que completa 25 anos de existência este ano. Na unidade de São Paulo, a comemoração será no dia 27, com a Oficina Experimentoteca. Entre os dias 30 de maio e 2 de junho acontece em Itu o Circuito de Experimentos. Salesópolis promove o Roteiro de visita “Caminhos da Energia” de 30 de maio a 3 de junho e celebra ainda este mês o Dia da Mata Atlântica, em 27 de maio, com a atividade Trilha da Figueira.

O Dia Mundial da Energia foi criado para conscientizar a sociedade sobre a importância do consumo racional de eletricidade e das fontes renováveis, em que o Brasil é destaque no mundo. A produção de energia elétrica de origem renovável no Brasil é três vezes maior que a mundial, segundo dados divulgados no Seminário Energia, Desenvolvimento, Desafios e Oportunidades, promovido no ano passado. De acordo com os dados, 83% da eletricidade produzida no Brasil é baseada em fontes renováveis, enquanto no mundo o índice é de 27%. 

Os participantes realizam experimentos científicos variados sobre o tema no jardim da unidade. A atividade é livre e as inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp (11) 99169-8531 ou no formulário. Experiências diversas também estão na programação do Dia da Energia do Museu de Energia de Itu.

  • O Circuito de Experimentos acontece de 30 de maio a 2 junho, das 10h às 16h.

Na ação, voltada para crianças de 7 a 12 anos, serão apresentados experimentos que abordam a questão energética, como usina hidrelétrica, fotocélula, eletroscópio de folhas, energia do limão e labirinto elétrico. A iniciativa mostra ao público fontes de energia renováveis e a funcionalidade dos processos elétricos. Não é necessário se inscrever previamente. 

  • O Roteiro de visita “Caminhos da Energia” é a atração do Dia da Energia no Museu de Energia de Salesópolis, de 30 de maio a 3 de junho, das 10h às 17h.

O passeio foi criado para mostrar ao visitante o percurso que a energia elétrica percorre até chegar aos consumidores e despertar sobre a importância do uso consciente dos recursos naturais, lembrando que a principal matéria-prima para a geração de energia numa hidrelétrica é a água. O público vai conhecer espaços como Casa de Máquinas, Espaço Energia, Espaço das Águas e Reservatório. A atividade é livre e não é necessário se inscrever previamente. 

  • No dia 27 de maio, o Museu de Energia de Salesópolis comemora também o Dia da Mata Atlântica com a Trilha da Figueira, às 10h.

O percurso em meio à Mata Atlântica leva o público a interagir e contemplar a natureza no caminho da Figueira Centenária de mais de 20 metros de altura. A atividade para maiores de 7 anos tem como objetivo promover uma reflexão sobre a importância da preservação da mata e os benefícios de conservá-la. Os participantes devem se inscrever pelo WhatsApp (11) 99115-0020 ou pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br.

Ainda no mês de maio, os Museus de Energia de São Paulo, Itu e Salesópolis vão promover uma série de ações, entre os dias 16 e 20, para comemorar a  21ª Semana Nacional de Museus, que acontece em todo o país entre 15 e 21 de maio, e este ano tem como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”. Confira a programação completa abaixo.

Dia da Energia Museu de Energia de São Paulo 

Oficina Experimentoteca

  • Dia 27 – 14h
  • Público livre
  • Inscrições pelo WhatsApp (11) 99169-8531 ou no formulário 

Museu de Energia de Itu | Circuito de Experimentos

  • 30 de maio a 2 junho – Das 10h às 16h
  • Público de 7 a 12 anos
  • Não são necessárias inscrições prévias

Museu de Energia de Salesópolis 

  • Roteiro de visita “Caminhos da Energia”
  • 30 de maio a 3 de junho – Das 10h às 17h
  • Público livre 
  • Não são necessárias inscrições prévias

Dia da Mata Atlântica | Museu de Energia de Salesópolis

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Site oficial: http://www.museudaenergia.org.br/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!