Lojas Renner lança desafio para startups com foco em inovação para sustentabilidade

softelec

Imagem: Divulgação | Inscrições estão abertas até o dia 26 de julho. Selecionadas participarão de prova de conceito (PoC) e poderão tornar-se parceiras da varejista

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Julho de 2023 – A Lojas Renner S.A., maior varejista de moda omni do Brasil, lançou o “Desafio de Inovação Lojas Renner S.A.”, com o objetivo de buscar startups capazes de contribuir no desenvolvimento de soluções inovadoras que colaborem com o atingimento dos compromissos de sustentabilidade da companhia para 2030. As inscrições devem ser feitas a partir de 5 de julho até o dia 26 de julho pelo site https://www.desafioinovacaolojasrenner.com.br. Todo o processo de avaliação e seleção das empresas deve ser concluído até o fim de outubro.

Para essa ação, a varejista conta com a parceria com a The Bakery, especialista em inovação corporativa.

A chamada propõe o desafio “como a sua startup pode ajudar a Lojas Renner S.A. a evoluir e desenvolver sua cadeia de fornecimento de forma mais circular e regenerativa a fim de alcançar a neutralidade climática?”.

“A inovação aberta é uma ferramenta fundamental para a evolução constante do nosso ecossistema de moda e lifestyle, que tem a sustentabilidade como um pilar estratégico. Por isso, lançar esta iniciativa foi um caminho natural para aproximarmos novos agentes à nossa companhia”, diz a gerente geral de Novos Negócios, Analu Partel, que explica que a varejista se relaciona com startups há pelo menos cinco anos e conta com um time dedicado desde 2021. “A partir da criação da área de Inovação Aberta já conectamos mais de 200 startups, com diferentes focos de atuação, em diversas áreas de negócio”.

“Estar ao lado das Lojas Renner S.A. em um desafio tão estratégico como este é motivo de grande orgulho para a The Bakery. Além de estarmos apoiando a organização a acelerar o atingimento de suas metas e compromissos de sustentabilidade 2030, acreditamos que este é um convite inspirador para toda a indústria da moda seguir avançando em práticas mais sustentáveis e regenerativas. Estamos empolgados para mobilizar todo o ecossistema brasileiro e global em busca das melhores soluções”, comenta Marina Almeida, Head de Open Innovation da The Bakery.

Pilares

O desafio desdobra-se em quatro pilares e pelo menos um deles precisa ser atendido pelas candidatas. São eles:

  • Reciclagem de produtos têxteis, com foco em novas tecnologias para aprimorar a reinserção de matérias-primas na cadeia produtiva da Renner de forma escalável. Os processos vão desde a triagem, separação e desfibragem de materiais até o tingimento, ganho de resistência e garantia de qualidade.
  • Processos produtivos menos impactantes em cada etapa ao longo da cadeia de fornecimento, das fibras aos produtos finais.
  • Tornar o modelo de negócio e todo o ecossistema de moda e lifestyle da Renner mais circulares e regenerativos por meio de soluções escaláveis em upcycling ou logística reversa, por exemplo.
  • Mensuração mais precisa dos impactos ambientais e sociais positivos dos produtos e processos em busca de uma moda cada vez mais regenerativa, com metodologias e ferramentas de rastreabilidade e análise do ciclo de vida das peças de vestuário.

“Desde o início da nossa jornada de moda responsável, atuamos em prol da evolução da cadeia têxtil exercendo o papel como agente de transformação. Isso passa por fazer um processo de transição para chegarmos à neutralidade climática do nosso negócio até 2050. Para isso, assumimos compromissos públicos para 2030, que nos permitirão avançar de forma contínua nessa jornada”, afirma o gerente geral de Sustentabilidade, Eduardo Ferlauto. “A união com novos parceiros fortalecerá não apenas nossa estratégia, mas contribuirá para seguirmos evoluindo enquanto sociedade.”

Próximas etapas

Depois de inscritas, as startups passarão por uma etapa de entrevistas, em julho, e por um “pitch day”, em agosto. As que forem aprovadas serão chamadas para executar a prova de conceito (PoC, na sigla em inglês), entre agosto e setembro, dentro do ambiente da Lojas Renner. A partir daí a varejista analisará junto às áreas de inovação aberta e sustentabilidade as soluções encontradas e definirá quais startups apresentam potencial para contratação como parceiras.

Os critérios de avaliação incluem a inovação, originalidade da proposta, o potencial de escala e de impacto positivo no ecossistema da Lojas Renner, sua a viabilidade técnica, legal e sustentável. Serão considerados ainda o modelo de negócio, o ganho de escala no prazo estabelecido, assim como a diversidade do time e do quadro societário.

Sobre a Lojas Renner S.A.

Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. abriu capital em 1967 e se tornou, em 2005, a primeira corporação brasileira, com 100% das ações negociadas em bolsa. Também está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3. Seu ecossistema de moda e lifestyle é formado pelas seguintes marcas: Renner, que tem roupas e acessórios para todos os estilos; Camicado, do segmento de casa e decoração; Youcom, especializada em moda jovem; Ashua Curve & Plus Size, que oferece roupas nos tamanhos 42 a 58; e Repassa, plataforma de revenda de roupas, calçados e acessórios.

Atualmente, são mais de 650 lojas em operação, considerando todos os negócios.

Além de estar presente no Brasil com todas as suas marcas, a Companhia iniciou seu processo de internacionalização ao inaugurar unidades da Renner no Uruguai a partir de 2017 e na Argentina em 2019. A Lojas Renner S.A. é formada ainda pela Realize CFI, que apoia a atividade de varejo através da oferta e gestão de produtos financeiros; e pela Uello Tecnologia, uma logtech nativa digital focada em soluções para entregas urbanas. Site oficial: https://www.lojasrenner.com.br

Sobre a The Bakery Brasil

A The Bakery é uma empresa global de inovação corporativa, composta por um time de empreendedores, que atua com uma rede de milhares de soluções em mais de 20 países. Considerada um dos principais players de inovação corporativa do mundo, foi fundada em 2012 pelos empreendedores e investidores ingleses Andrew Humphries e Tom Salmon, e trazida para o Brasil em 2017 pelos sócios Felipe Novaes e Marcone Siqueira. Com foco na gestão e governança das iniciativas de inovação, Corporate Venture Capital e Corporate Venture Building, a empresa ajuda corporações a inovarem de maneira rápida e eficiente. Com escritórios em 2 países e times remotos em 5, atende grandes companhias no Brasil como Santander, Visa, Natura, iFood, L’oréal, Lojas Renner, entre outras. Em 2023, conquistou o selo Great Place to Work. Site oficial: http://www.thebakery.com

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!