Tecnologia ajuda a detectar contaminantes em alimentos

softelec
XR-500-Poultry-okok
XR-500-Poultry-okok

Imagem : Divulgação

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Outubro de 2023 – A excelência na indústria de alimentos no Brasil passa pelo cumprimento de padrões nacionais e internacionais, relativos à segurança alimentar. Entre eles, estão os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), referente à presença de materiais estranhos nos alimentos: a tolerância é rígida e admite corpos estranhos em produtos de no máximo, dois milímetros.

No segmento de produção de carne, essa norma torna-se especialmente relevante. Um exemplo é o do processamento do peito de frango,  onde detectar a presença de ossos ou qualquer outro material que comprometa a qualidade do produto, é essencial. Essas medidas não apenas salvaguardam a saúde dos consumidores, mas também protegem a reputação das marcas envolvidas.

Neste sentido, o mercado vivencia uma fase de avanços tecnológicos na indústria que oferecem controle refinado na detecção dos chamados contaminantes.

A Soma Solution, empresa que distribui produtos voltados para inspeção industrial, está trazendo ao mercado brasileiro novidades que auxiliam as empresas nesse processo. Entre eles está o Raio-X AICON SCAN XR-500 Poultry, projetado para detectar corpos estranhos menores que 1 mm, entre eles ossos em cortes que já, “teoricamente” deveriam estar “limpos”, mas por alguma falha, passaram pelo processo produtivo.

Ele também identifica a presença de materiais metálicos, de vidro, pedras, cerâmicas, plásticos densos e outros resíduos. A identificação minuciosa é ágil, permitindo a remoção imediata dos produtos comprometidos na linha de produção, automaticamente.

Raio-X armazena, avalia e documenta dados

Gilberto Inácio Dick, diretor operacional da Soma Solution, destaca a importância dessa tecnologia:

Foto: Gilberto Inácio Dick, diretor operacional
da Soma Sul

“Durante o processo de manipulação, o alimento pode receber um contaminante indesejado. Alguns são do próprio produto, como os ossos das carnes. A forma de encontrar um pedacinho de osso que possa ter ficado no meio de um corte de carne é através do Raio-X. O equipamento detecta a matéria sólida, tornando-a visível para a máquina. A tecnologia de Raio-X é a mais avançada técnica para a inspeção de alimentos inclusive em um cenário 4.0, ao possibilitar armazenamento de dados em software para possível rastreabilidade”.

Conforme o diretor, o Raio-X da Poultry compõe a nova linha de produtos da Soma Solution, a Soma Inspection Solution. 

O produto é uma tendência internacional, considerando que o uso do equipamento é mais comum – e uma exigência – para as grandes empresas exportadoras, principalmente das que negociam com Ásia e Europa. Ainda, para Dick, além de identificar a presença de contaminantes, o uso de equipamentos de alta performance na indústria de alimentos também garante a segurança alimentar, uma preocupação central no setor.

“Garantir a segurança dos produtos alimentares garante a saúde dos consumidores, mantém a confiança do público e cumpre regulamentações rigorosas”, destaca.

É importante lembrar que a contaminação dos alimentos é um problema social, conforme a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que estima que 30% da produção total de alimentos no mundo é perdida devido ao desperdício relacionado ao descarte de alimentos em bom estado ou à perda ao longo da cadeia produtiva, com prejuízos significativos nos países em desenvolvimento.

Soma Solution

Fundada em 1999, a Soma Solution fornece equipamentos de codificação industrial, como jato de tinta, laser, termotransferência, marcação permanente por micropuncionamento; sistemas de visão e leitores de códigos; detectores de metais; checadores de peso; raio-x e produtos para automação industrial.

O Grupo, com matriz em Chapecó e unidades espalhadas pelo Brasil, destaca-se não apenas pelos seus produtos, mas também pelo suporte pós-venda de alta qualidade, com uma equipe de mais de 40 profissionais qualificados. Essa expertise levou seus líderes a projetarem um crescimento de 53% a mais neste ano em comparação a 2022. 

Site Oficial: https://www.somasolution.com.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5110 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!