Projetos de sustentabilidade de aeroportos da CCR são reconhecidos em evento internacional

softelec

Imagem: Divulgação | Aeroportos de Belo Horizonte, Quito e Juan Santamaria (Costa Rica) foram premiados durante ACI-LAC

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Novembro de 2023 – A CCR Aeroportos se destacou durante a Assembleia e Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI), principal evento para o mercado aeroportuário da região, realizado de domingo (5) a terça (7), em Miami, nos Estados Unidos. Administrados pela empresa, os Aeroportos Internacionais de Belo Horizonte (CNF), de Quito (UIO) e Juan Santamaria (SJO), na Costa Rica, foram reconhecidos como referência em projetos de sustentabilidade.

O maior aeroporto de Minas Gerais (e um dos mais movimentados do país) foi reconhecido pelo projeto de descarbonização implantado, o 400HZ +PCA elétrico.

A iniciativa consiste em acoplar nas pontes de embarque equipamentos para fornecimento de energia elétrica, de fonte renovável, e ar-condicionado às aeronaves durante os serviços de solo. Até 2022, eram utilizados o querosene de aviação e os geradores a diesel. Hoje, Azul, Latam e Gol contam com a solução, que está disponível em 20 posições no pátio do aeroporto. Com isso, aproximadamente 203 mil litros de óleo diesel deixarão de ser utilizados anualmente, o que representa uma redução estimada de 450 toneladas de gás carbônico emitidos na atmosfera. A equipe envolvida foi representada no evento pelo diretor-presidente do BH Airport, Daniel Miranda.

Já o Aeroporto de Quito, principal do Equador, recebeu reconhecimento pelo projeto de uso sustentável da água. Trata-se de um conjunto de iniciativas que levaram à redução do consumo de água potável no terminal, adotando tecnologias que permitem fazer a captação, tratamento e reuso da água de chuva. O CEO de QuiPort, Ramon Miró, e o diretor de operações da empresa, Alan Padilla, representaram o time responsável pelo projeto.

Por fim, o Aeroporto Juan Santamaria, o mais movimentado da Costa Rica, foi consagrado pelo desenvolvimento do plano estratégico de gestão ambiental para um aeroporto sustentável. Ricardo Hernández, diretor-geral da AERIS, e Marcus Vinicius, diretor financeiro, receberam a honraria, dividida com todos os profissionais que assinam o plano.

Presente no evento em Miami, o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo, diz que o reconhecimento é motivo de orgulho para o Brasil. “São três grandes aeroportos da América Latina, administrados por uma empresa brasileira, que estão na vanguarda de projetos sustentáveis e são apontados para todo o mercado da região como referência em aeroportos verdes”, declara. “Estamos muito felizes com o desempenho dos nossos times em Belo Horizonte, Quito e San José, na Costa Rica, e temos agora o desafio de aplicar esses modelos de sucesso em todos os nossos aeroportos, observando, claro, o perfil de cada um deles”, finaliza.

Sobre a ACI-LAC

ACI-LAC é um escritório regional da ‘Airports Council International’, que representa os interesses dos operadores aeroportuários da América Latina e do Caribe. Fundada em 1991, a missão da ACI-LAC é apoiar um sistema aeroportuário seguro, estável, eficiente e ambientalmente compatível. Atualmente, a ACI-LAC conta com mais de 71 membros operando em mais de 275 aeroportos em 37 países da região latino-americana e caribenha.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil.

Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul.

No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

Site oficial: https://www.ccraeroportos.com.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5271 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!