Energy Starter: EDP busca startups para desenvolver soluções relacionadas a energias renováveis e hidrogênio verde

softelec
Foto: EDP - O hidrogênio verde, uma tecnologia em crescimento exponencial, faz parte da estratégia da EDP.
Foto: EDP - O hidrogênio verde, uma tecnologia em crescimento exponencial, faz parte da estratégia da EDP.

Imagem: Divulgação | As inscrições para o programa global de inovação estão abertas até 28/01 para startups e scaleups de todo o mundo; as selecionadas participarão de um bootcamp em Singapura em abril

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Janeiro de 2024Startups e scaleups (empresas tecnológicas de rápido crescimento) com projetos disruptivos voltados para as energias renováveis e hidrogênio verde podem se inscrever na 8ª edição do Energy Starter, um programa global de inovação aberta da EDP para acelerar o desenvolvimento e implementação de soluções para a transição energética. As inscrições podem ser feitas pelo site do programa, até 28 de janeiro, por empresas do mundo todo.

Após o processo de avaliação, que inclui um pitch online, as empresas selecionadas participarão de um bootcamp e um open day, em Singapura, previstos para acontecer em abril, onde irão apresentar suas soluções a vários especialistas da EDP, de diferentes unidades de negócio e mercados, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento em conjunto de projetos-piloto e parcerias. Além do desenvolvimento do projeto e potencial contrato com a EDP, as melhores soluções terão a oportunidade de entrar para o pipeline da EDP Ventures, veículo de investimento em startups, podendo ser uma das futuras investidas.

O Energy Starter faz parte das ações da EDP para contribuir a alcançar as metas de expansão de energias renováveis e acelerar a sua implementação por meio da inovação.

A EDP é líder global em renováveis, com mais de 25 GW instalados, e tem a ambição de duplicar essa capacidade até 2030. O hidrogênio verde, uma tecnologia em crescimento exponencial, também é uma área importante para a Companhia e faz parte da estratégia da EDP de investir em projetos que garantam mais 1,5 GW de capacidade até 2030.

No Brasil, a EDP foi pioneira com a geração da primeira molécula de hidrogênio verde da América Latina em dezembro de 2022. Em 2023, a empresa anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a ArcelorMittal Tubarão para avaliar a viabilidade técnica e econômica de uma planta-piloto para a produção e uso de hidrogênio verde no processo de fabricação do aço.

Nas últimas sete edições do programa, a EDP selecionou 192 startups de 27 países, desenvolvendo em conjunto 75 projetos-piloto, 28 implementações comerciais e 15 investimentos de capital de risco, que já começaram a remodelar o cenário energético. Estes projetos que representaram um total recorde de €24 milhões em acordos, refletem os esforços da EDP na promoção da inovação, por meio de colaborações estratégicas, além de reafirmarem o compromisso da empresa no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que possibilitam um futuro energético mais sustentável e eficiente.

No Brasil, além dos projetos, três das startups investidas pela EDP Ventures participaram do programa, o que reforça a importância desse primeiro contato com a EDP por meio dos programas globais de inovação da empresa.

Dividido em três módulos, o Energy Starter aborda três áreas-chave para a transição energética:

  • O primeiro foi dedicado às redes elétricas do futuro e terminou com um bootcamp em Santander, Espanha, em dezembro de 2023.
  • A segunda fase do programa é esta, com inscrições abertas atualmente, buscando soluções para energias renováveis e hidrogênio verde.
  • A edição de 2023-2024 será encerrada com um último módulo voltado à mobilidade e iniciativas para clientes, com foco no desenvolvimento de soluções que apoiem os consumidores no seu caminho de descarbonização, facilitem a transição global para a mobilidade elétrica e impulsionem a criação de soluções de geração distribuída.

Para mais informações, acesse o site do Energy Starter: https://theenergystarter.com

Sobre a EDP no Brasil

O Grupo EDP atua em quatro hubs estratégicos – Europa, Latam, North America e APAC – e está presente no Brasil há mais de 27 anos. Suas empresas, EDP Brasil e EDP Renováveis Brasil, possuem R$ 41 bilhões em ativos no país, caracterizando essa como a segunda maior operação do Grupo. A empresa conta com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados no Brasil e atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além de desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e hidrogênio verde.

A EDP oferece ainda soluções de energia voltadas ao mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Em Distribuição atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo.

Em 2023, foi eleita pelo quarto ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual permaneceu por 17 anos

Site oficial: https://theenergystarter.com

Imprensa

Se interessa pelo tema Hidrogênio Verde? Então acompanhe as publicações do nosso colunista:

Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista, PMP® PMI® (USA) e PM4R® pelo BID, e escreve periodicamente como colunista para o canal AMBIENTAL MERCANTIL.
Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista, PMP® PMI® (USA) e PM4R® pelo BID, e escreve periodicamente como colunista para o canal AMBIENTAL MERCANTIL.
ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!