OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Energia Sustentável, um novo alento para o planeta Terra

softelec
Universidade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino superior privada e confessional no Brasil.
Universidade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino superior privada e confessional no Brasil.

Imagem: Divulgação | Por Evandro da Silva Soares, professor da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) e coordenador do Laboratório de Prática Jurídica para o editorial OPINIÃO DE ESPECIALISTA AMBIENTAL MERCANTIL

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Janeiro de 2024 – Recentemente, São Paulo registrou um “apagão” de energia. Primeiro pelo elevado consumo devido ao calor extremo que sobrecarregou o sistema de energia, posteriormente, as chuvas torrenciais deixaram sem luz vários municípios do interior do Estado, bem como inúmeros bairros da capital paulista.  Também recente, foi o registro do primeiro voo transatlântico (Londres – Nova York) da empresa Virgin Atlantic (leia-se Richard Branson), utilizando combustível sustentável de aviação (SAF, em inglês), composto de 88% de gorduras residuais e de 12% de açúcares vegetais.  No final do mesmo mês, teve início em Dubai (Emirados Árabe Unidos) a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima de 2023, a chamada COP 28, que tem por objetivo debater e propor soluções concretas para abrandar os efeitos do aquecimento global.  

A pergunta que não quer calar é: o que esses eventos bem distintos têm em comum? A resposta que une os acontecimentos citados é a palavra energia.  

Desde a descoberta do fogo, passando pela Revolução Industrial e ao alvorecer da Inteligência Artificial, a humanidade tornou-se dependente da energia para a sua sobrevivência e qualidade de vida. O caso de São Paulo confirmou essa afirmação.  

O possível exaurimento das fontes de energia não renováveis e o seu impacto no clima decorrente do seu expressivo consumo, conduziram a busca de fontes alternativas sustentáveis com o menor choque ambiental. Nesse sentido, o Brasil reúne as melhores condições para ser um dos maiores produtores de energia sustentável, pois, além da extensão territorial, possui um excelente regime de incidência solar, de ventos, produção de etanol e disponibilidade de água.  

Assim, por exemplo, regiões do semiárido, consideradas inviáveis sob o ponto de vista econômico, porém com elevada incidência de insolação solar, poderiam se tornar uma expressiva fonte produtora de energia fotovoltaica visando à promoção de um salto de qualidade de vida para os habitantes locais, fruto da exploração dessa energia renovável. 

Por fim, voltando os olhos para a COP28, o que chama atenção é que seu anfitrião é um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Percebe-se, então, que sua adesão a esse evento tem um olhar futurista, que sem abandonar a sua principal riqueza (o petróleo), já constrói as bases da sua possível substituição.

Fica a dica para todos nós!

Sobre o autor

Evandro da Silva Soares é professor da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) e coordenador do Laboratório de Prática Jurídica
Foto: Prof. Evandro da Silva Soares

Evandro da Silva Soares é professor da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) e coordenador do Laboratório de Prática Jurídica. Curriculum Lates | Linkedin

Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie 

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas, humanas e de saúde. É uma das mantidas do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa dos campi em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). Entre seus diferenciais estão os cursos de Medicina (Curitiba); Administração, Ciências Econômicas, Contábeis, Direito (Brasília e Rio); e Engenharia Civil (Brasília).

Site oficial: https://www.mackenzie.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4813 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!