194 gestores públicos da região Sudeste passam por capacitação em gestão de resíduos sólidos

softelec
Foto: A Recicla Latas, entidade responsável pelo programa de aperfeiçoamento da reciclagem da latinha, proporcionou capacitação a 194 gestores públicos de 93 municípios da região sudeste do país.
Foto: A Recicla Latas, entidade responsável pelo programa de aperfeiçoamento da reciclagem da latinha, proporcionou capacitação a 194 gestores públicos de 93 municípios da região sudeste do país.

Imagem: Divulgação | Curso foi ministrado por autoridades no assunto e pela Recicla Latas, entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento da reciclagem de latas de alumínio no Brasil

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Maio de 2024 – A Recicla Latas, entidade responsável pelo programa de aperfeiçoamento da reciclagem da latinha, proporcionou capacitação a 194 gestores públicos de 93 municípios da região sudeste do país, focando na gestão integrada de resíduos. Realizado nos dias 23 e 24 de abril, a capacitação teve como propósito fomentar a implementação de políticas públicas, o aumento da eficiência para aprimoramento da infraestrutura recicladora, o aumento dos índices de reciclagem, e o engajamento dos gestores públicos e a conscientização ambiental para reciclagem.

A capacitação foi uma realização da Recicla Latas, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas/RJ), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad/MG), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama/ES), a Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), o Instituto Anamma, a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e a Polen.

O evento contou com palestras ministradas por especialistas na área de resíduos como Alice Libânia, Superintendente de Resíduos da SEMAD/MG, Débora Nery, Diretora de Resíduos Sólidos Urbanos da SEMAD/MG; Irlaine Alvarenga, Superintendente de Educação Ambiental da SEAS/RJ; Fernanda Furtado Orletti, Gerente de Integração e Desenvolvimento Sustentável da SEAMA/ES; Marcelo Marcondes, Reitor do Instituto Anamma; e Renata Vilarinho, Diretoria de Parcerias Estratégicas da Polen.

Renato Paquet, Secretário Executivo da Recicla Latas, enfatiza a importância das capacitações realizadas com gestores municipais para impulsionar uma revolução na agenda de ESG dentro do setor público e para seu aprimoramento.

“Capacitar gestores públicos na gestão de resíduos sólidos é essencial para promover uma verdadeira transformação na agenda de sustentabilidade do setor público. Ao colaborar com autoridades no assunto, nosso objetivo é claro, buscamos engajar os gestores públicos e conscientizar a população sobre a importância vital da reciclagem. As capacitações destacam a relevância de uma revolução na gestão pública, alinhada com os princípios de ESG e economia circular. Esta iniciativa representa mais um passo rumo a um futuro mais sustentável e responsável”, explica Paquet.

Essa foi a primeira capacitação da Recicla Latas em 2024. Atuando com as capacitações em gestão integrada de resíduos sólidos desde 2021, a entidade gestora já capacitou mais de mil gestores, em 521  municípios e nove estados.

Sobre a Recicla Latas

Instituída em julho de 2021, a entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de logística reversa das latas de alumínio para bebidas possui os seguintes compromissos-chaves:

  • Garantir a manutenção do percentual histórico médio nacional de reciclagem de latas de alumínio para bebidas em patamar de 95%.
  • Otimizar as operações e a infraestrutura recicladora da cadeia de latas de alumínio.
  • Investir na capacitação de gestores públicos, das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de pequenos e médios recicladores.
  • Fomentar a educação ambiental da população para o consumo consciente e a destinação adequada das embalagens pós-consumo.

Site oficial: https://www.reciclalatas.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5256 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!