2W Ecobank inicia operação de créditos de carbono e amplia estratégia climática

softelec

Imagem: Divulgação | Membro do Programa Brasileiro GHG Protocol e usuária do Registro VERRA, a empresa reforça seu compromisso em contribuir com o crescimento do mercado voluntário de descarbonização

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Julho de 2023 – A fim de garantir acesso a uma ampla gama de produtos dentro do escopo de carbono para seus clientes, a 2W Ecobank aderiu a Air Carbon Exchange (ACX), a principal bolsa digital global de negociação de créditos de carbono e produtos ligados ao meio ambiente, localizada em Cingapura. A iniciativa é voltada para atender o mercado voluntário, que abrange empresas que deliberadamente decidem se descarbonizar, visando colaborar na mitigação do aquecimento global.

Com dois parques de produção de energia eólica em operação no Brasil, a 2W Ecobank já possui projetos de redução de emissões que irão gerar, num período de 10 anos, aproximadamente 3,1 milhões de créditos de carbono somente do parque Anemus (RN), já em operação. A geração de créditos de carbono do parque Kairós (CE) ainda está sendo estimada.

Em paralelo, a empresa avança em sua estratégia climática passando a publicar, anualmente, seus inventários de emissões na maior plataforma e base de dados da América Latina, o Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol, que possui mais de 1450 documentos publicados e é uma parceria do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), World Resources Institute (WRI), Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e mais 27 empresas fundadoras.

“Com isso, receberemos o selo Prata. E já estamos nos preparando para que, em 2024, tenhamos a verificação do inventário com uma auditoria de terceira parte e, assim, obter o selo Ouro”, afirma Claudio Ribeiro, CEO da 2W Ecobank. 

Além disso, em junho de 2023 a empresa abriu uma conta no Registro VERRA (padrão de maior credibilidade do mercado voluntário de carbono), o que permite adquirir créditos de carbono de diversos projetos do mercado voluntário que utilizam a metodologia Verified Carbon Standard (VCS). Dessa forma, será possível aposentar créditos em nome de clientes que buscam compensar suas emissões, ou transferir créditos para outras contas. Adicionalmente, com o acesso na plataforma de trading ACX, além dos créditos VERRA será possível adquirir Gold Standard (GS) e CORSIA, de diversos projetos originadores de créditos, oferecendo um vasto portfólio para que os clientes possam optar por projetos que reflitam sua estratégia ambiental e social.

“Com acesso a essas plataformas, reforçamos nosso compromisso em levar sustentabilidade para nossos clientes, procurando negociar créditos de carbono nas melhores plataformas disponíveis no mercado. É parte chave da nossa estratégia de médio prazo, tão importante que a incorporamos no nome, Ecobank”, afirma o executivo.

Vale lembrar que, no ano passado, a ACX venceu o Voluntary Carbon Markets Ranking 2022, o que demonstra a confiança do mercado nesta bolsa, facilitando as empresas que procuram compensar a emissão dos gases do efeito estufa na busca do net zero.

Sobre a 2W Ecobank

A 2W está democratizando o acesso à energia renovável no Brasil com soluções inovadoras e tecnológicas, focadas nas pequenas e médias empresas do Brasil. Conta com dois parques eólicos, um no Rio Grande do Norte e outro no Ceará. Sua estratégia multicanal inclui a maior plataforma de venda do setor elétrico, com mais de 1.600 consultores presentes em todos os estados brasileiros. A empresa oferece soluções de energia com interface digital, telemetria, eficiência energética e serviços financeiros, conectando energia, finanças e sustentabilidade. A 2W Ecobank é muito mais do que energia e leva informação e sustentabilidade para ajudar a sociedade a alcançar um consumo mais consciente, limpo e inteligente.

Site oficial: https://2wecobank.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5024 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!