Plataforma de descarbonização movida a Inteligência Artificial cria caminho para o carbono zero para organizações

softelec

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Agosto de 2023 – A Terrascope, uma empresa de tecnologia climática sediada em Singapura e apoiada pela Olam Ventures, lançou uma plataforma de software como serviço (SaaS) de descarbonização em parceria com a Thoughtworks. Utilizando modelos personalizados de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), a plataforma automatiza a medição confiável tanto das emissões diretas (Escopo 1 e 2) quanto das indiretas (Escopo 3) de carbono.

Com a Terrascope, as empresas podem colaborar com parceiros externos para gerar análises avançadas e visualizações de suas emissões de Escopo 3, que respondem pela maior parte da pegada de carbono das organizações.

A plataforma entrega cálculos de emissões em dias e semanas, ao invés de meses, superando abordagens padrão com muito menos recursos computacionais e menos dados.

Trata-se de uma iniciativa alinhada com a crescente demanda por tecnologia responsável, um conceito que avalia o impacto da tecnologia na sociedade e no meio ambiente e está cada vez mais presente na agenda das organizações. Segundo o relatório “O estado da tecnologia responsável” de 2023, elaborado em parceria da Thoughtworks com o MIT Technology Review Insights, a melhoria da sustentabilidade foi eleita o segundo principal benefício decorrente das práticas de tecnologia responsável de acordo com executivos brasileiros.

200 milhões de toneladas de emissão no radar

Em seu ano de lançamento, a plataforma já mediu mais de 200 milhões de toneladas de gases de efeito estufa em apenas seis meses. Isso foi possível graças à colaboração entre a Terrascope e a Thoughtworks, que acelerou o desenvolvimento do produto, permitindo a criação de uma plataforma focada em sustentabilidade, inovadora, escalável e agnóstica do setor.

“A transparência é um fator crucial para as empresas que desejam construir um caminho para o carbono zero. Nossos clientes estão impressionados com a velocidade de medição da plataforma e a possibilidade de entender os detalhes extremos que impulsionam suas emissões, permitindo que tenham iniciativas plausíveis para construir seu caminho para o carbono zero”, explica Jason Gregory, Chief Product Officer da Terrascope.

A Terrascope acredita que sua plataforma de descarbonização inteligente é um caminho possível para o carbono zero, permitindo que empresas mitiguem suas emissões de carbono e colaborem com a construção de um futuro mais sustentável.

Site Oficial: https://www.terrascope.com/home

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5032 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!