Projeto ‘Brincar para Sanear” completa um ano levando educação ambiental em saneamento básico, impactando mais de 20.000 alunos do Brasil

softelec

Imagem: Divulgação | Por meio de atividades lúdico-pedagógicas, o Trata Brasil busca levar o conhecimento sobre a importância da universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário para as escolas do país

tomra

Setembro de 2023 – Desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil (ITB) através de parcerias, o projeto educacional “Brincar para Sanear” completa um ano com ações realizadas em escolas de diferentes localidades do país, com o objetivo de sensibilizar jovens estudantes sobre o uso racional da água, a preservação dos recursos hídricos, a importância da coleta e tratamento do esgoto e a proteção contra doenças de veiculação hídrica. Até o momento, o projeto já percorreu os estados de São Paulo, Bahia, Tocantins, Ceará e Pará, onde impactou mais de 20 mil alunos (as), professores(as) e funcionários(as) das comunidades escolares.

O ‘Brincar para Sanear’ tem como público-alvo alunos do ensino fundamental de escolas públicas (municipais ou estaduais), particulares e das comunidades ao redor. Para ressaltar a importância do saneamento aos estudantes, é realizado nas escolas, durante uma hora e vinte minutos, um show com muita informação e diversas brincadeiras e atividades lúdico-pedagógicas, além da entrega de materiais didáticos desenvolvidos pelo Trata Brasil que, há anos, em parceria com cartunistas e editoras especializadas, desenvolve revistinhas temáticas para que as conversas sobre saneamento extrapolem o ambiente escolar e tenham continuidade nas casas das crianças. Como exemplo, um dos materiais entregue para os alunos é a revistinha “Heróis da Natureza: Na luta do Saneamento”.

“Nós sabemos que as crianças são agentes multiplicadores de conhecimento e nosso objetivo é ensinar para esses estudantes sobre um tema tão essencial que é o saneamento básico, a preservação dos recursos hídricos e o uso racional da água, para que cada um leve o que aprendeu para dentro de suas casas e também mobilize a sua comunidade local. As crianças de hoje serão os adultos do futuro, isto é, a partir desse aprendizado se construirá um cidadão consciente sobre a importância em lutar pelo saneamento que é um direito da sociedade” – ressalta a coordenadora de projetos do Trata Brasil, Edna Cardoso.

Em agosto de 2022, o ITB iniciou as ações em estados do Norte e Nordeste do país. Foram mais de 19 mil jovens impactados (as) a partir de 200 apresentações em 69 escolas localizadas nos municípios de Caucaia (CE), Barra do Choça (BA); Encruzilhada (BA); Vitória da Conquista (BA); Xinguara (PA); Araguaína (TO) e Gurupi (TO) – o projeto nessas localidades contou com a parceria do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), da Water org e da BRK Ambiental. No ano de 2023, o Brincar para Sanear chegou à cidade de Guarulhos, em São Paulo. Por quatro dias no mês de março, o projeto impactou cerca de 1.200 alunos em três escolas do município paulista – a ação contou com a parceria da Water org e apoio da Cummins.

Em Gurupi, município de Tocantins, o Trata Brasil levou o projeto para o “Instituto Educacional Passo a Passo”. Em vídeo especial sobre a ação realizada com os alunos do ensino Fundamental l, foram coletados depoimentos das crianças e dos profissionais do local.

Um dos jovens alunos comentou sobre o que aprendeu a partir do ‘Brincar para Sanear’. “A gente não deve desperdiçar a água e não devemos poluir. Aprendi que é preciso ter o saneamento básico e também como funciona o esgoto. Gostei bastante da apresentação”.

O ‘Brincar para Sanear’ é uma das ações do Trata Brasil em busca de divulgar a causa do saneamento básico. Ele pode ser contratado por empresas e iniciativas de todo o Brasil, que buscam incentivar a educação ambiental e a universalização do acesso. Além dos projetos nas escolas, o ITB também desenvolve projetos sociais em comunidades que sofrem com a precariedade dos serviços de água e esgotamento sanitário.

Conheça mais sobre essas ações no site: Saneamento na Escola – Brincar para Sanear – Trata Brasil

Sobre o Instituto Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil (ITB) é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que surgiu em 2007 com foco nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Tornou-se uma fonte de informação ao cidadão para que reivindique a universalização deste serviço mais básico e essencial para qualquer nação. O ITB produz estudos, pesquisas e projetos sociais visando conscientizar o cidadão comum do problema e, ao mesmo tempo, pressionar pela solução nos três níveis de governo. A proposta é que todos conheçam a realidade do acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos e busquem avanços mais rápidos.

Site oficial: Quem Somos – Trata Brasil

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4287 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!