Empresas de energia se unem e criam a Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE)

softelec

Imagem: Divulgação | Composta pelas principais empresas do segmento, a associação terá a missão de acelerar o mercado de armazenamento de energia no País

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2023 – Dando um passo importante para a atratividade do setor de armazenamento de energia, as principais empresas do segmento se unem para criar a Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE). A associação conta inicialmente com 4 empresas associadas fundadoras, Micropower, Baterias Moura, Newcharge e UCB. A ABSAE que foi apresentada ao mercado na quarta-feira, 30 de agosto, durante a Intersolar South America 2023, com o objetivo de compartilhar essa iniciativa e convidar mais empresas do setor a se associarem.

O presidente da ABSAE, Markus Vlasits, ressaltou a importância do armazenamento de energia para a segurança do sistema elétrico, a descarbonização da matriz elétrica e a modicidade tarifária. Ele também destacou a necessidade de incentivar investimentos nessa área e a adoção de políticas públicas que garantam a competitividade do segmento de armazenamento de energia.

“Além dos objetivos pré-estabelecidos, como a discussão de políticas públicas para o setor e o marco regulatório, a ABSAE também terá como foco a formação e qualificação de futuros profissionais de armazenamento de energia”, disse o presidente da ABSAE, Markus Vlasits.

Com a criação da ABSAE, as empresas associadas esperam impulsionar o desenvolvimento do setor de armazenamento de energia no Brasil, contribuindo para a transição de uma matriz energética mais sustentável e eficiente.

Sobre a ABSEA

A Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia – ABSAE tem o objetivo de promover o armazenamento de energia como uma solução para o setor elétrico brasileiro, com três pautas prioritárias: divulgação de informações sobre o segmento, incentivo ao marco regulatório e estímulo e adoções de políticas públicas. A associação conta com 4 empresas fundadoras associadas, Baterias Moura, Micropower, Newcharge e UCB, e trabalha ativamente para que mais companhias do setor possam apoiar essa iniciativa.

Empresas Associadas

A UCB é uma das maiores marcas de soluções de armazenamento de energia do Brasil e da América Latina. Presente há 50 anos no mercado, a empresa combina extensa experiência em manufatura de eletrônicos e agilidade operacional. A UCB é fornecedora de baterias estacionárias, baterias portáteis para celulares e laptops e baterias para mobilidade elétrica. A sede administrativa está localizada em São Paulo, possui plantas industriais, localizadas em Manaus – AM e Extrema – MG, e parceria comercial com dois escritórios na Ásia (Seul e Shenzhen). É signatária do Pacto Global da ONU e líder no fornecimento de soluções de armazenamento de energia para comunidades remotas.      

Sobre a Micropower                                    

A Micropower é uma das principais desenvolvedoras de soluções com armazenamento de energia, fundada em 2018, com o objetivo de desenvolver, financiar, construir e operar ativos de armazenamento e microgrids. Foi a primeira empresa no Brasil a oferecer o serviço de BSaaS (Battery-Storage-as-a-Service) no país, tendo como principais investidores empresas como Siemens, Comerc e Equinor.

Sobre Baterias Moura

Líder de mercado na América do Sul, a Moura nasceu em 1957, na cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, onde ficam cinco das suas sete plantas. Voltada inicialmente para o ramo automotivo, a empresa ampliou a sua atuação para outros segmentos, produzindo, hoje, baterias e sistemas de acumulação de energia para as mais diversas aplicações, como motos, barcos, empilhadeiras, nobreaks, metrôs, trens, estações de telefonia e os sistemas de armazenagem. Pioneira na produção nacional desses equipamentos, a Moura atua com um novo modelo modular do produto, com maior robustez, segurança e pensado para atender as necessidades técnico e econômicas do Brasil.

Sobre NewCharge

Somos uma empresa de desenvolvimento de projetos, engenharia e software focada em soluções de armazenamento de energia elétrica. Fundada em 2019 e sediada em Florianópolis, SC, atuamos em todos os segmentos do emergente mercado brasileiro de armazenamento de energia elétrica, com foco especial em projetos off-grid e projetos de grande porte. Nossa plataforma de dimensionamento, gestão e controle de sistemas de armazenamento – Enersmart – facilita a implementação e operação otimizada de projetos de armazenamento on-grid e off-grid.

Site oficial: https://pages.unipower.com.br/absae

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!