Energia ondomotriz: projeto do Lactec que converte energia das ondas em eletricidade é lançado em Curitiba

softelec
Foto: Franciele Diniz/Lactec - O laboratório de energia ondomotriz avança na pesquisa de novas fontes energéticas
Foto: Franciele Diniz/Lactec - O laboratório de energia ondomotriz avança na pesquisa de novas fontes energéticas

Imagem: Divulgação | Laboratório de Energia das Ondas e Marés (LEOM) permite analisar a funcionalidade, viabilidade e eficiência dos sistemas que absorvem e convertem energia das ondas em eletricidade

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2024 – No último dia 15 deste mês, aconteceu o lançamento do Laboratório de Energia das Ondas e Marés (LEOM), na sede do Lactec, em Curitiba (PR). Executado no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o projeto foi desenvolvido pelo Lactec em parceria com a Hidrobombas Engenharia e a Global Participações em Energia (GPE).

O objetivo do LEOM (PD-0691-0009/2019) é analisar a funcionalidade, viabilidade técnica e econômica e a eficiência energética dos sistemas que absorvem e convertem energia das ondas em eletricidade. O projeto desenvolvido pelo Lactec se destaca no cenário nacional por diversos motivos. Um deles é a possibilidade de realizar ensaios em modelos onnear ou offshore e pela rapidez de enchimento e esvaziamento (20 minutos), o que permite a rápida intervenção nos modelos sem depender de mergulhadores. Outro diferencial é o processo de geração de ondas único no cenário nacional e internacional e de um sistema que permite a reutilização de toda a água.

De acordo com Luiz Fernando Vianna, CEO do Lactec, o lançamento do laboratório está alinhado com o propósito da empresa de estar focado em inovações e desenvolvimento de novas tecnologias.

“O LEOM estabelece mais uma frente de pesquisa para a diversificação das fontes de geração energética e também para importantes estudos que envolvem o ambiente marinho, por exemplo”, explica.

O coordenador do projeto, o pesquisador do Lactec Rodrigo Paludo, destaca que os tanques de ondas são ferramentas importantes para o estudo e a compreensão dos fenômenos relacionados às ondas em ambientes controlados.

“O projeto permite a realização de diferentes experimentos e testes. O litoral brasileiro tem grande potencial na capacidade e na consistência na geração, estimado em 90 gigawatts, se comparado a fontes intermitentes. Esses diferenciais asseguram que a fonte ondomotriz tenha a capacidade de conquistar cada vez mais espaço na matriz elétrica do país”, afirma.

LEOM

O Laboratório de Energia das Ondas e Marés tem possui volume de 330 mil litros e a capacidade de ser utilizado em diversas áreas de pesquisa, como as engenharias portuária e costeira, sendo capaz de realizar estudos de análise de estruturas offshore submetidas a ondas e ao vento, como turbinas eólicas, por exemplo. Além disso, permite investigar os tipos de interferências ondulatórias causadas por alterações na linha costeira e ampara estudos sobre conversores de energia das ondas, turbinas eólicas offshore fixas ou flutuantes, sistemas de conversão híbridos e plataformas offshore. 

Outras funcionalidades do equipamento incluem a capacidade de avaliar o dano em estruturas costeiras de taludes, estimar galgamentos costeiros e de estruturas portuárias, analisar a (morfo) dinâmica nos estudos com fundos móveis e as condições de abrigo criadas por estruturas costeiras e portuárias. O projeto também se destaca no estudo da dinâmica de estruturas flutuantes livres ou amarradas e na engenharia de saneamento, sendo capaz de realizar estudos da dispersão em emissários costeiros, entre outros.

Sobre o Lactec

O Lactec é um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil. Atua fortemente nos mercados de Energia, Meio Ambiente, Indústria, Mobilidade Elétrica e Conectividade em todo o ciclo de inovação; desde P&D, ensaios e análises até a execução de processos complexos para o setor de infraestrutura. Há mais de 60 anos, suas soluções e serviços atendem às demandas atuais dos diversos setores produtivos da economia brasileira, como empresas, indústrias e concessionárias de energia.

Site oficial: https://lactec.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5026 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!