Usina solar de Mendubim inicia operações comerciais e começa a fornecer energia para Hydro Alunorte

softelec

Imagem: Divulgação l Hydro Rein, Equinor e Scatec vão iniciar operações do projeto solar Mendubim no estado do Rio Grande do Norte.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2024 – A usina de 531 megawatts (MW) foi desenvolvida em parceria entre os provedores de soluções de energia renovável Scatec, Equinor e Hydro Rein. Com esse marco alcançado, a usina solar começou a fornecer eletricidade para a refinaria de alumina Alunorte da Hydro.

“Estamos emocionados em concluir o primeiro dos projetos de energia renovável da Hydro Rein no Brasil. Nossa missão é desenvolver soluções de energia renovável para indústrias mais sustentáveis e Mendubim faz exatamente isso. A maior parte da energia gerada será destinada à refinaria de alumina Alunorte da Hydro no Pará, apoiando um dos maiores projetos de descarbonização do mundo. Estamos muito orgulhosos de participar deste desenvolvimento junto com a Equinor e Scatec”, diz o líder da Hydro Rein, Olivier Girardot.

A Alunorte comprará aproximadamente 60% da energia da produção prevista, por meio de um contrato de compra de energia (PPA), em dólares, pelo período de vinte anos. Os volumes restantes serão vendidos no mercado brasileiro de energia.

“Temos um plano muito robusto de descarbonização para produzir alumina mais verde na refinaria Alunorte, o que nos levará a ser uma das refinarias com menores emissões de carbono do mundo até 2030 e alcançar zero emissões até 2040. Com este projeto, reforçamos o compromisso da Hydro em fornecer produtos de alumínio zero carbono aos clientes, e a Alunorte é um importante facilitador da ambição geral de neutralizar as emissões de carbono até 2050,” diz o vice-presidente de Operações da Hydro Alunorte, Carlos Neves.

“Este projeto representa um marco crucial na realização de nossos objetivos estratégicos e reforça nossa posição em um mercado de crescimento de energia renovável proeminente, fortalecido por nossos parceiros Equinor e Hydro Rein. O crescente mercado de energia solar no Brasil está alinhado com nosso compromisso com o progresso sustentável, e estamos animados para avançar neste projeto impactante com aproximadamente três milhões de toneladas de equivalentes de dióxido de carbono evitados,” diz o CEO da Scatec, Terje Pilskog.

“O lançamento de uma grande nova usina solar no Brasil em parceria com Scatec e Hydro Rein é uma conquista importante. A Equinor tem realizado negócios no Brasil há mais de duas décadas, e vemos o país como uma área central para crescimento lucrativo a longo prazo. Ao investir em energia renovável, estamos apoiando as ambições do Brasil em direção a uma matriz energética diversificada e ajudando a atender ao crescimento esperado da demanda por energia no país”, diz Olav Kolbeinstveit, vice-presidente sênior para Onshore e Mercados em Renováveis na Equinor.

Todos os três parceiros têm participação igual de 30% no projeto. Em conjunto com o início das operações comerciais, a Hydro Alunorte exerceu sua opção de compra e agora detém os 10% restantes.

Sobre a Hydro Rein

A Hydro Rein é uma fornecedora líder de soluções de energia renovável para a indústria, criada pela Hydro, empresa global de energia renovável e alumínio, em 2021. A Hydro Rein possui uma carteira diversificada com mais de 40 projetos de energia renovável e eficiência energética em desenvolvimento nos principais mercados nos países nórdicos e no Brasil.

Sobre a Hydro Alunorte

A Hydro Alunorte é a maior refinaria de alumina do mundo fora da China e está localizada na cidade de Barcarena, no estado do Pará. A refinaria começou suas operações em 1995, possui aproximadamente 2.200 funcionários e uma capacidade nominal de produção de alumina de 6,3 milhões de toneladas por ano.

A alumina é a matéria-prima para o alumínio e é produzida a partir da bauxita. A bauxita usada na Alunorte vem da Hydro Paragominas, por meio de um mineroduto, e da Mineração Rio do Norte (MRN), por meio do porto de “Vila do Conde”. Parte da alumina produzida é exportada e a outra parte é fornecida para a planta da Albras, também localizada em Barcarena, que produz lingotes de alumínio.

Site oficial: https://www.hydro.com/pt-br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!