Hydro Alunorte investe em veículos elétricos

softelec
A aquisição acompanha uma tendência nacional, onde o mercado de veículos elétricos está em expansão.
A aquisição acompanha uma tendência nacional, onde o mercado de veículos elétricos está em expansão.

Imagem: Divulgação | Novidade contribui para a meta de tornar-se uma das refinarias de menor nível de emissões do mundo até 2025

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Janeiro de 2024 – Alinhado ao compromisso com uma operação sustentável, a refinaria Hydro Alunorte adquiriu 10 carros elétricos para contribuir para a sua estratégia de descarbonização, que inclui a ambição de tornar-se uma das refinarias de menor nível de emissões do mundo até 2025. Hoje, a Hydro Alunorte já é uma das refinarias mais eficientes no consumo de energia do mundo e está entre as 25% mais eficientes em emissões.

“Os carros elétricos vão substituir outros 10 veículos que são movidos a combustíveis fósseis dentro da refinaria. Essa troca corresponde a uma redução de 119.658 toneladas de CO² por ano, o que representa 1.660 árvores plantadas em cinco anos, ajudando a reduzir a pegada de carbono da Alunorte”, explica Klebio Coelho, gerente de Planejamento e Gestão de Contratos da refinaria.

Os carros já estão em operação, sendo utilizados principalmente para transporte dentro da refinaria, para o porto de Vila do Conde, próximo às instalações da empresa e para a Vila dos Cabanos, onde residem empregados da refinaria. A autonomia do carro é de 298 km e pode ser carregado nos postos de abastecimento instalados na Hydro Alunorte.

“Além dos ganhos em conforto que os veículos trazem. É uma experiência diferenciada, com menos barulho, torque instantâneo e excelente desenvolvimento”, comenta Allain Marczewski, supervisor e fiscal de Contratos da refinaria. Além disso, os veículos não têm consumo quando parados no trânsito, não têm câmbio e possuem mais regeneração de energia.

A aquisição acompanha uma tendência nacional, onde o mercado de veículos elétricos está em expansão. De acordo com pesquisa divulgada pela Neocharge, o número deste tipo de transporte aumentou 83% em pouco mais de um ano. Uma pesquisa publicada no Conselho Internacional de Transporte Limpo apontou que os carros elétricos com bateria de tamanho médio emitem entre 60% e 80% menos carbono que os veículos comuns com motor a combustão, durante toda sua vida útil.

“As iniciativas também têm inspirado os fornecedores, que estão buscando formas de reduzir a emissão de carbono, eletrificando os aparelhos de ar-condicionado dos ônibus de transporte dos empregados, por exemplo. Conforme formos evoluindo nos testes, o objetivo é buscar mais formas de substituir a nossa frota para reduzir nossa pegada”, conclui Luzineth Leal, gerente de Contratos, Logística e Almoxarifado da Hydro Alunorte.

Site oficial: https://www.hydro.com/pt-br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!