Grupo Dasart anuncia investimento de R$ 80 milhões em energias renováveis

softelec
Foto: Investe Ceará
Foto: Investe Ceará

Imagem: Divulgação | Companhia cearense expande atuação para o setor de energia solar com a criação da Nortis Energia

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Maio de 2024 – O Grupo Dasart, conglomerado com atuação em diversos segmentos como construção e incorporação imobiliária, mercado financeiro e shoppings centers, anuncia sua incursão no mercado de energias renováveis através da Nortis Energia. Com um investimento próximo a R$ 80 milhões, a companhia vai focar na construção de usinas solares com uma capacidade total de aproximadamente 20 megawatts-pico (MWp). Para se ter uma ideia, as usinas seriam capazes de atender em torno de 18 mil residências.

Este movimento estratégico alinha-se à visão de crescimento do Grupo Dasart no setor solar brasileiro, com ênfase na Geração Distribuída (GD).

Atualmente, 10 usinas solares estão em operação ou em obras. Vitor Frota, CEO do Grupo Dasart, destaca que essa iniciativa reflete um conjunto de ações voltadas para a entrada estratégica no segmento de energia renovável.

“Acompanhamos o crescimento do setor há anos e o recente marco regulatório nos deu a segurança necessária para iniciar os investimentos”, afirma.

A Nortis Energia oferecerá o serviço de energia solar por assinatura, onde unidades de consumo como residências, condomínios ou empresas podem usar energia solar compartilhada produzida por unidades geradoras, como fazendas solares.

“Os clientes poderão obter descontos representativos, equivalentes a até dois meses de energia por ano, ou cerca de 15%, sem os investimentos e limitações associados à instalação de sistemas solares individuais. Nesta modalidade, os clientes permanecem conectados à rede da ENEL, garantindo segurança no abastecimento enquanto recebem energia renovável”, explica.

O modelo de Geração Compartilhada, no qual uma única usina atende várias casas, já existe desde 2012, e foi recentemente sancionado na lei 14.300/2022 e na Resolução ANEEL 1.059/23, o que possibilitou a oferta no modelo por assinatura. Esse crescimento também tem sido impulsionado pelos incentivos governamentais, o que permite que a eletricidade gerada seja mais barata que a tradicional.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), para atender à crescente demanda por energia, o número de usinas que funcionam neste modelo aumentou substancialmente nos últimos dois anos, passando de 1.900 em 2021 para 6.652 atualmente.

Frota reforça o compromisso do Grupo Dasart em investir em negócios alinhados às necessidades globais atuais, neste caso, a transição energética, mudando de combustíveis fósseis para fontes renováveis.

“Além de atender a demanda do mercado, vamos abastecer todos os nossos canteiros de obras e oferecer energia barata e renovável para nossos condomínios já entregues. Nossos clientes terão a certeza de que, ao adquirir um imóvel Dasart, toda a energia utilizada na construção provém de fontes renováveis”, conclui.

Site oficial: https://www.dasart.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5112 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!