Recorde na IFAT Munich 2024: Principal feira mundial de tecnologias ambientais reflete o crescimento global da indústria

softelec
© IFAT Munich 2024, Entrada Oeste, Abertura - Visão geral
© IFAT Munich 2024, Entrada Oeste, Abertura - Visão geral

Imagem: Divulgação

  • Presença de de 142.000 visitantes, aproximadamente de 170 países.
  • 3.211 expositores de 61 países e regiões
  • 300.000 metros quadrados de espaço de exposição
Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Maio de 2024 – A IFAT Munich 2024, que ocorreu de 13 a 17 de maio no Centro de Exposições de Munique, terminou com uma alta participação: cerca de 142.000 visitantes, reunindo aproximadamente 170 países, participaram da principal feira mundial para gestão de água, esgoto, resíduos e matérias-primas. A participação internacional de visitantes foi superior a 50%, sendo, portanto, a mais alta já registrada. O número de expositores internacionais também alcançou um novo recorde: 55% dos 3.211 expositores vieram do exterior. Empresas de um total de 61 países e regiões participaram do evento. Com 300.000 metros quadrados de espaço, a IFAT Munich 2024 também foi a maior de todas.

Foto: © IFAT Munich 2024, vista aérea por drone. Área externa e pavilhões.

Destaques de indústrias e liderança de inovações

Stefan Rummel, CEO da Messe München, diz: “A IFAT Munich nos encoraja e nos dá força para o futuro. Os desafios do nosso tempo, como a crise climática ou a escassez de matérias-primas, só podem ser resolvidos com tecnologia. Seja na transformação dos municípios em direção a uma maior resiliência climática ou na indústria em direção a uma economia mais circular: a IFAT Munich é o evento que apresenta soluções para o nosso futuro. Estou encantado que a IFAT Munich tenha recebido mais atenção do que nunca este ano, da política e dos negócios, às associações e empresas.”

Para o Presidente do Conselho Consultivo da IFAT Munich, Dr. Johannes F. Kirchhoff, afirmou: “O evento deste ano foi “um destaque absoluto”. Onde mais se pode encontrar os representantes mais importantes das indústrias dos setores de todo o mundo, em apenas cinco dias? Estou muito impressionado com a variedade de tecnologias e inovações apresentadas aqui. O setor de tecnologia ambiental é, sem dúvida, uma das indústrias mais inovadoras do momento — isso foi claramente demonstrado aqui na IFAT Munich.”

Desafios imensos para a economia circular

As questões centrais da IFAT Munich deste ano giraram em torno de como o mundo pode se adaptar às mudanças climáticas e proteger ativamente o meio ambiente, por exemplo, alcançando metas internacionais de proteção climática. A economia circular desempenha um papel fundamental, pois pode ajudar a reduzir efetivamente as matérias-primas (primárias) que precisam ser utilizadas.

Thomas Conzendorf, membro do Conselho de Administração da Remondis, diz: “Em um mundo cada vez mais tecnológico com produtos cada vez mais complexos, a economia circular enfrenta desafios imensos. Na IFAT, podemos discutir essas questões com clientes, parceiros e novos contatos e trabalhar juntos em soluções. A IFAT é um fórum importante para nós como grupo porque combina os temas e questões relevantes das indústrias de água e reciclagem da maneira mais eficiente possível.”

Adaptação às mudanças climáticas é fundamental

As comunidades desempenham um papel especial no caminho para uma melhor resiliência climática. Quando se trata de lidar com chuvas intensas e inundações, calor extremo e escassez de água, elas dependem de soluções tecnológicas eficazes.

“A IFAT Munich 2024 foi novamente uma plataforma muito boa para a troca mútua e para o avanço dos desenvolvimentos em várias indústrias. A gestão de água e esgoto, as indústrias de resíduos e reciclagem são muito importantes para promover a economia circular e a resiliência climática. Água, energia, meio ambiente e clima estão entre os temas mais importantes do nosso tempo,” diz Rainer Köhler, CEO da Huber SE.

“Minha impressão pessoal da IFAT Munich deste ano é muito positiva: no nosso estande da Huber, tivemos muitos visitantes interessados de nossas áreas relevantes: operadores de estações de tratamento de águas residuais, operadores de estações de tratamento de esgoto, planejadores, escritórios de engenharia, representantes de autoridades locais e da indústria e muitos outros da Alemanha e do exterior.”

Tecnologias ambientais — uma questão global

A importância dos temas e das tecnologias ambientais apresentadas na IFAT Munich também é demonstrada pelo aumento da internacionalização, especialmente de países do exterior.

Philipp Eisenmann, Diretor de Exposição da IFAT Munich, explica: “A China ficou em terceiro lugar entre os expositores este ano com uma forte participação. O país também está entre os dez primeiros em número de visitantes. Também vimos um forte crescimento no número de visitantes dos EUA, Austrália, Índia, Japão e Coreia do Sul. Tecnologias e soluções ambientais são o mercado em crescimento em todo o mundo e a IFAT Munich é a plataforma.”

SAVE THE DATE:
A próxima IFAT Munich será realizada no Centro de Feiras e Exposições em Munique, Alemanha, de 4 a 8 de maio de 2026.

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5203 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!