FAPESP e CNPq lançam chamada para fixação de jovens doutores

softelec
Propostas devem ser submetidas por meio do SAGe.
Propostas devem ser submetidas por meio do SAGe.

Imagem: Divulgação | Oportunidade permitirá oferecer bolsas de Pós-Doutorado Júnior e Pós-Doutorado empresarial com valor equiparado às bolsas de Pós-Doutorado no Brasil da FAPESP e recursos para projeto de pesquisa

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Janeiro de 2023 – A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições, lançam uma chamada de propostas de apoio à fixação de jovens doutores.

A chamada está inscrita no Programa do CNPq de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Especificamente, o edital organizado com a FAPESP tem o propósito de contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para o estado de São Paulo.

A oportunidade prevê concessão, por parte do CNPq, de bolsas com duração de até 24 meses em duas modalidades: Pós-Doutorado Júnior (PDJ), para desenvolvimento de atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência em São Paulo; e Pós-Doutorado Empresarial (PDI), para desenvolver atividades de pesquisa tecnológica e de inovação em empresas públicas ou privadas, em especial startups paulistas de base tecnológica.

A FAPESP complementará os pesquisadores contemplados pela chamada com uma Bolsa Fixação de Jovens Doutores (FJD), a fim de adequar o valor de ambas as bolsas ao praticado nas Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP. Além disso, a Fundação também aportará aos outorgados até R$52.350,00 em recursos de capital e custeio para apoiar a realização dos projetos contemplados.

A Bolsa FJD terá vigência de 12 meses, renovável por igual período.

São considerados elegíveis para concorrer à chamada, atuando como supervisores dos bolsistas, pesquisadores responsáveis ou principais de Auxílios à Pesquisa FAPESP vigentes em instituições de pesquisa no estado de São Paulo nas modalidades: Regular (exceto projetos de mobilidade), Projeto Temático, Jovem Pesquisador, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPEs/CPAs), Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD), Programa Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequena Empresa (PIPE).

No caso das bolsas PDI, quando o pesquisador assinar proposta em que a receptora do futuro projeto de inovação e desenvolvimento for uma empresa privada, há a necessidade de se indicar um pesquisador formalmente vinculado à empresa como coordenador do projeto e co-autor da proposta.

Propostas devem ser submetidas por meio do SAGe até 13 de fevereiro de 2023.
A chamada está disponível em: https://fapesp.br/15815/.

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5395 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!