SENAI-SP, apoiado pelo PotencializEE, oferece mentoria gratuita sobre eficiência energética para PMEs industriais do estado de São Paulo

softelec

Imagem: Divulgação | Iniciativa tem objetivo de preparar representantes de indústrias para impulsionar ações futuras na redução de custos com energia e na descarbonização das operações. Inscrições até 26/07/2023

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Julho de 2023 – O SENAI-SP, com apoio do PotencializEE, está oferecendo a “Mentoria Sobre Eficiência Energética” por meio do curso: Gestão de Energia e Eficiência Energética para Pequenas e Médias Empresas. A iniciativa consiste em ofertar aulas gratuitas – teóricas e práticas – para que os alunos possam obter conhecimentos básicos sobre a eficiência energética industrial, contabilizando o consumo energético da empresa de forma qualificada e quantificando o potencial inicial de economia em energia.

O curso compreende aulas online, em tempo real, e suporte individualizado para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. O alto custo com energia elétrica e térmica é um dos maiores desafios para aumentar a competividade industrial e exige profissionais qualificados no quadro das empresas.

“Nosso objetivo é ajudar pequenas e médias indústrias do Estado de São Paulo a ganhar competitividade por meio da redução de custos e da descarbonização de suas operações. O primeiro passo para isso é identificar oportunidades de aumento de eficiência energética e é justamente esse conhecimento, teórico e prático, que estamos oferecendo nesta mentoria”, explica Marco Antonio Chagas, Diretor do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Elétricos de Potência.

A turma 1 do curso tem início em 02/08/2023 e as inscrições podem ser feitas até o dia 26/07/2023. As vagas são limitadas.

Pré-requisitos para a inscrição

  • Idade mínima: 18 anos;
  • Ensino médio completo;
  • Ser funcionário de indústria (CNAE de industrialização) com até 499 funcionários, que atue no estado de São Paulo.
  • Carga horária total: 40 horas, sendo 10 horas de aulas teóricas (divididas em 4 encontros virtuais) e 30 horas de atividades práticas.

Conteúdo

  • Módulo 1: Conceitos de Gestão de Energia e Eficiência Energética Identificar oportunidades de economia através da análise das faturas de energia conhecendo os conceitos fundamentais ligados ao tema.
  • Módulo 2: Oportunidades em Usos Finais Identificar e Calcular por meio de planilhas eletrônicas as oportunidades de redução do consumo de energia em sistemas de iluminação, ar-condicionado, motores e Sistemas Térmicos;
  • Módulo 3: Sistemas Fotovoltaicos Identificação de área com viabilidade para instalação de Sistemas Fotovoltaicos, Conceitos básicos para viabilidade, Requisitos mínimos e Compensação na fatura de energia;
  • Módulo 4: Conceitos de Viabilidade Técnica e Financeira Elaboração de um resumo com as oportunidades identificadas e priorização das ações com maior viabilidade e menor investimento.
  • Escopo das aulas práticas Carga horária: 30 horas

As atividades de aprendizagem prática serão feitas na empresa indicada pelo aluno e serão destinadas à coleta de dados, identificação de oportunidades, aplicação de técnicas de eficiência energética, acompanhamento de indicadores de desempenho energético e desenvolvimento de um relatório executivo. A atividade terá o suporte remoto.

Se você atende a todos os pré-requisitos, inscreva-se aqui

Turma 1

  • Início: 02/08/2023 – quarta-feira
  • Conclusão: 23/08/2023
  • Horário: 19h
  • Inscrições podem ser feitas até o dia 26/07/2023.
  • As vagas são limitadas.

Sobre o Programa PotencializEE

O PotencializEE é um programa de cooperação Brasil-Alemanha que promove eficiência energética em pequenas e médias empresas industriais do estado de São Paulo. A iniciativa é liderada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), coordenado em parceria com a GIZ Brasil e executado em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Também são parceiros o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e a EPE (Empresa de Pesquisa Energética). No setor da indústria, apoiam o programa: a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), e o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Entre os parceiros financeiros estão: Desenvolve SP (Banco do Estado de São Paulo) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), entre outros bancos privados.

Site oficial: https://www.programa-potencializee.com.br/inscricao-mentoria-eficiencia-energetica-pmes/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5375 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!