TOMRA Recycling Sorting apresenta, na Waste Expo Brasil, tecnologias a base de sensores que aumentam os índices de Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos

softelec
TOMRA estará presente na Waste Expo Brasil 2023
TOMRA estará presente na Waste Expo Brasil 2023

Imagem: Divulgação | A TOMRA Recycling Sorting, empresa global, desempenha um papel importante na jornada rumo aos Objetivos Sustentáveis e a Agenda 2030, contribuindo diretamente com os recursos e a descarbonização do planeta

  • Com a crescente preocupação em relação ao impacto ambiental do descarte inadequado de resíduos, a TOMRA Recycling Sorting apresenta tecnologias baseadas em sensores inteligentes que permitem uma triagem rápida dos resíduos, separação eficiente e precisa dos materiais recicláveis, aumentando os índices da reciclagem e a qualidade das frações recuperadas
Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Agosto de 2023 – Com mais de 50 anos de experiência no mercado, a TOMRA Recycling Sorting oferece soluções que visam aumentar a taxa de reciclagem e otimizar a recuperação de recursos, promovendo a economia circular. No Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos urbanos são reciclados: muitos resíduos que poderiam ser reaproveitados acabam sendo descartados indevidamente (lixões) ou vão para aterros sanitários.

Tecnologias avançadas para Gestão de Resíduos Sólidos e Reciclagem

Com uma família de soluções já estabelecidas, que incluem os equipamentos AUTOSORT, FINDERCOMBISENSE e X-TRACT, TOMRA Recycling Sorting ajuda seus clientes para tirar, de forma eficaz, o máximo de suas operações para uma variedade de aplicações, como a triagem de resíduos municipais misturadospapelembalagens misturadas (Coleta seletiva) ou plásticos diversos ou na recuperação de cabos e fios, cobre ou alumínio de operações de trituração de carros, entre outras.

AUTOSORT™ é uma linha de equipamentos com a tecnologia SHARP EYE™,  que promove ganhos expressivos em termos de resolução, melhorando a capacidade de detecção dos diversos materiais a serem separados. Além disso, a tecnologia patenteada FLYING BEAM™ oferece a melhor estabilidade de leitura através da sua luz homogênea que percorre toda a esteira, garantindo alta performance de seleção de materiais recicláveis, como PET, PP, PEAD, PVC, PS, ABS, papel, papelão e outros. Somada a esse inovador sistema óptico, os novos blocos de válvulas reduziram o consumo de ar sem perder potência na ejeção dos materiais.

Os equipamentos da TOMRA Recycling Sorting são de seleção simples de usar e fáceis de instalar. 

INNOSORT™ FLAKE 
SOLUÇÃO AUTOSORT™ FLAKE 

O INNOSORT™ FLAKE utiliza uma combinação única de tecnologias de sensor e câmera dupla colorida para eliminar de forma eficaz cores, polímeros e metais indesejados de plásticos reciclados. Com um design modular e larguras de trabalho de até 2 metros, pode operar com uma capacidade de 6 toneladas métricas por hora. Sua configuração flexível permite a classificação em uma ou várias etapas, garantindo a obtenção dos produtos mais puros possíveis, especialmente para aplicações PET e PO. Essa unidade de classificação de flocos de alto rendimento possui uma fonte de luz integrada, correção de sinal contínua e distribuição de luz aprimorada para minimizar o tempo de inatividade. A câmera dupla colorida é capaz de identificar 16,8 milhões de variações de cor, enquanto os sensores de infravermelho próximo (NIR) identificam impurezas, tornando-o altamente eficaz na remoção de contaminantes após a lavagem e antes da extrusão.

AUTOSORT™ 
X-TRACT™ | COMBISENSE™

Tecnologia SHARP EYE™

TOMRA SHARP EYE™ technology Aplicações:
Triagem e Seleção de Plásticos, Embalagens e Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)

A tecnologia SHARP EYE™ identifica materiais até ao nível molecular garantindo assim, uma detecção aprimorada na mais elevada precisão na classificação e triagem dos materiais. Mesmo fluxos complexos de materiais, o sistema de varrimento multiponto permite a detecção de objetos individuais com base nas suas propriedades químicas específicas, classificando-os de acordo com a triagem previamente atribuída.

A tecnologia SHARP EYE™ utiliza técnicas inovadoras com iluminação de comprimento de onda de banda larga, por isso o SHARP EYE™ proporcionando uma análise de imagem inteligente e automatizada. Esta solução ótica revolucionária permite ainda uma iluminação ultra eficiente e de alta densidade, aumentando a nitidez das imagens. Os operadores das plantas se beneficiam da excelência: seja na eficiência energética, como no desempenho de rendimento durante a classificação e triagem.

Os sistemas da TOMRA sempre tiveram como base a Inteligência Artificial (IA) e aproveitam o poder do ‘Deep learning’ (aprendizagem profunda), um subconjunto promissor que fornece respostas para a triagem e classificação, no que diz respeito às tarefas que não são resolvidas com os métodos clássicos e convencionais.

Novo Centro de Testes da TOMRA Recycling Sorting na Alemanha 

TOMRA Recycling Sorting inaugurou no inicio deste ano uma segunda instalação de testes na sua sede na Alemanha, para atender à demanda crescente por testes de materiais. Ao avaliar qual máquina é a melhor para sua aplicação individual, especialistas da TOMRA Recycling Sorting convidam seus clientes a usar o Centros de Testes, antes de efetuar a compra.

Com soluções inteligentes e tecnologicamente avançadas, a TOMRA tem ajudado a impulsionar a transição para a circularidade dos recursos, um mundo ambientalmente mais sustentável.

De 28 de fevereiro a 2 de março deste ano, a TOMRA recepcionou parceiros da indústria, clientes e jornalistas para comemorar a abertura de um segundo centro de testes na sua sede em Mülheim-Kärlich, Alemanha.

O evento ocorreu por ocasião da Conferência de Integradores da empresa. Mais de 200 participantes vindos de 26 países juntaram-se ao evento de dois dias e participaram de um programa diversificado de conferência e eventos.

TOMRA: Soluções inteligentes também para as Indústrias de Reverse Vending, Alimentos e Mineração

Além de atender a indústria da Gestão de Resíduos Sólidos urbanos e Reciclagem, a TOMRA atua em outros setores da indústria, oferecendo soluções avançadas para

Reverse Vending | Máquinas de Retorno TOMRA

©️TOMRA Reverse Vending

A TOMRA é líder global em coleta automática de recipientes pós consumo, com mais de 82.000 instalações em mais de 60 mercados. Oferecendo máquinas de coleta de latas de alumínio, garrafas de vidro e plástica, a empresa recolhe anualmente cerca de 45 bilhões de recipientes de bebidas.

Soluções TOMRA para Reverse Vending aqui.

Seus produtos e serviços contribuem para evitar cerca de 4 milhões de toneladas de emissões de CO2 a cada ano, promovendo a reutilização e reciclagem de materiais de embalagem. Os consumidores são recompensados instantaneamente ao devolverem os recipientes, aumentando as taxas de coleta e tornando a reciclagem uma prática eficiente e rentável para todos os interessados.

Soluções avançadas para as Indústrias de Alimentos

TOMRA Sorting™ 

As soluções avançadas de seleção de alimentos melhoram a eficiência do processo de classificação, aumentando a capacidade e disponibilidade de processamento, bem como a qualidade, lucratividade e segurança dos alimentos. Com eles, é possível maximizar o rendimento e a recuperação dos produtos, reduzir o desperdício, o consumo de energia e o uso de produtos químicos. Soluções TOMRA para a indústria de Alimentos aqui.

A TOMRA Sorting apresenta a maior variedade de soluções de seleção e descascamento de alimentos disponíveis atualmente na indústria alimentícia. A seleção de alta capacidade aumenta a produtividade e a velocidade de processamento, garantindo alimentos consistentemente de alta qualidade e seguros para os consumidores. Seus modernos equipamentos de seleção inspecionam milhões de produtos por hora, resultando em ganhos de 5% a 10% em rendimentos e aproveitamento.

Tecnologia de Mineração TOMRA baseada em sensores

As soluções de separação de minério e gemas da TOMRA proporcionam maior lucratividade para a mineração. Seus separadores baseados em sensores podem reduzir o consumo elétrico em até 15% e diminuir o uso de água em três a quatro metros cúbicos por tonelada de minério, tornando a mineração mais sustentável e eficiente.

Soluções TOMRA para Mineração aqui.

A TOMRA Sorting integrou o manuseio de material, o reconhecimento de produto e a ejeção por ar comprimido, capaz de separar minerais preciosos da rocha de forma precisa e veloz. A tecnologia de mineração baseada em sensores oferece alta eficiência e precisão, sendo uma opção indispensável para alguns materiais e uma alternativa ao método tradicional de beneficiamento para muitos minerais, incluindo a separação em meio denso.

TOMRA Recycling Sorting no Brasil

Com foco total no cliente e no meio ambiente, a TOMRA Recycling Sorting investe em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), com soluções personalizadas e suporte local. Para atender aos desafios e as necessidades do mercado brasileiro, a TOMRA tem escritório em São Paulo com uma equipe de profissionais especialistas. A empresa está comprometida em ajudar seus clientes a atingirem suas metas de sustentabilidade, promovendo a redução de custos e o aumento da eficiência operacional.

Site oficial: https://languagesites.tomra.com/pt-br

SERVIÇO
Visite a TOMRA Recycling Sorting na Waste Expo Brasil

Waste Expo Brasil

Quando?
De 3 a 5 de outubro, Expo Center Norte,
São Paulo, Brasil
Eventos paralelos:
Fórum Internacional Waste Expo
– FENASAN + Congresso Nacional
Info: https://wasteexpo.com.br

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5121 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!