CHEAP WATER: PLANTA CASEIRA COM GARRAFAS PET GERA ÁGUA LIMPA, PURA E DESINFECTADA!

softelec

CHEAPWATER ganhou o prêmio de relevância social pela DeSal Challenge 2016, em Munique, na Alemanha. O evento foi promovido pela Universidade Técnica de Munique (TUM) e Associação Alemã de Dessalinização (DME).

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Um dos grandes desafios do século 21 é o abastecimento de água potável às populações menos favorecidas, com baixo impacto ambiental. Foi pensando nisso que o criador da CHEAPWATER, Kilian Heilgemaier desenvolveu uma planta simples e barata para a geração de água potável às famílias pobres dos países em desenvolvimento. Feito com garrafas PET, o sistema produz água limpa, pura e desinfectada.

A CONSTRUÇÃO

Para criação de uma planta descentralizada, as garrafas PET são cortadas em dois tamanhos diferentes, devendo a menor ser “embutida” na maior e instaladas no modo “cascata”. A água destilada é coletada pelo lado de dentro da garrafa de corte maior, através da evaporação. As garrafas menores, onde as águas sujas são depositadas, são cortadas de comprido e alinhadas uma atrás da outra. O sistema foi feito para ser montado sobre telhas curvas. O preenchimento deve ser feito uma vez por dia com a água suja ou contaminada. O telhado deve ser coberto com folha metálica alumínio (papel alumínio, de preferência mais grosso). O sistema deve cobrir todo o telhado e ter uma calha direcionada a um galão para o recebimento da água limpa.

As garrafas tem uma função de “tanque de sedimentação”, onde as impurezas ficam assentadas na parte inferior. Esta construção simplificada de tratamento de água substitui filtragens caras.

Este conceito simples e barato pode produzir água pura, destilada e desinfectada; além de ir ao encontro das necessidades diárias de uma família.

COMO FUNCIONA?

RADIAÇÃO UV
A luz UV-A tem um efeito letal em patogênicos humanos presentes na água. Estes patogênicos não se adaptam as condições ambientais agressivas, por isso, vivem no gastro-intestinal humano. Eles são sensíveis a luz solar. A planta de tratamento de água CHEAPWATER usa o efeito de desinfecção UV-A como vantagem. Os patogênicos são destruidos pela longa exposição solar. A radiação UV-A interage diretamente com o DNA, ácidos nucleicos e enzimas das células vivas, alterando a estrutura molecular até a morte das células. A radiação UV-A também reage com o oxigênio dissolvido na água e produz formas altamente reativas de oxigênio (oxigênio livre de radicais e hidrogênio peróxidos). Estas moléculas reativas também interferem com as estruturas das células e elimina os patogênicos.

EFEITOS DA TEMPERATURA (radiação infravermelho)
Outro aspecto da luz solar é a “longa onda” de radiação, conhecida como infravermelha. A visão humana não consegue “ver” esta radiação, somente sentir o calor produzido pelo comprimento da luz, que vai além de 700nm. A radiação infravermelha absorvida pela água é responsável pelo seu aquecimento. Os microorganismos são sensíveis ao calor. A água não precisa estar fervendo para matar 99.9% dos microorganismos. Água aquecida à 50-60⁰C por uma hora tem o mesmo efeito! Temperaturas acima de 50⁰C, além da forte sinergia de radiação UV-A e aquecimento, podem ser observados, elevam ao aumento da eficiência.

EFEITO DA DESINFECÇÃO SOLAR DA ÁGUA NOS PATOGÊNICOS
Pesquisas demonstram que bactérias patogênicas e viroses são eliminadas pela desinfecção solar. A inativação dos microorganismos já foram documentados. É importante salientar que desinfecção UV não produz água esterilizada. Outros organismos, além dos patogênicos humanos, tais como algas, são facilmente adaptáveis em garrafas e podem proliferar. Estes organismos, no entanto, não representam perigo para a saúde humana.


QUAIS OS BENEFÍCIOS?

1- Ar condicionado natural pela evaporação
Barracos, casebres, são normalmente muito quentes e difíceis de serem habitados no verão. Ar- condicionados são caros e necessitam de eletricidade. Pessoas pobres, em países em desenvolvimento geralmente não tem acesso a este tipo de recurso. O sistema de tratamento de água instalado no telhado pode diminuir o calor excessivo, os barracos tem uma refrigeração natural.

2- Fácil de usar
Já existem métodos simples para purificação de água, mas infelizmente, ou são caros ou não são práticos. Por causa da instalação em “cascata” das garrafas PET, o sistema tem de ser abastecido somente uma vez por dia e gerará constantemente água purificada.

3- Água suficiente para as necessidades diárias
O principal objetivo é produzir água suficiente para uma família, para beber e usar nos serviços da casa. Por um lado, absolutamente água limpa e potável é produzida, por outro lado, já desinfectada para utilização no banho, na casa ou na horta.

4- Custos baixos
A construção simples com garrafas PET é muito barata e fácil de produzir. Além disso, nenhum alto investimento é necessário. As garrafas PET estão disponíveis e a construção não necessita de manutenção por engenheiros. As garrafas quebradas ou danificadas pelo tempo, podem ser facilmente e sem problemas substituídas, pelo princípio “plug in” (base de encaixe). Garrafas PET normalmente podem ser adquiridas gratuitamente, ou por um valor baixo, dependendo do país. Por isso, “esta planta de tratamento de água” é acessível a quem quiser e oferece um retorno rápido, sendo uma alternativa economicamente acessível.

CONTINUIDADE E MELHORAMENTOS
O criador da CHEAPWATER está em contato com um grupo de engenheiros de Munique, conhecido como “Engineers without Borders” para refinar o processo e espalhar o conceito. Buscando possíveis melhoramentos, principalmente com relação a redução de custos, construção simples, e na empírica evidência da eficácia do sistema.

PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO NO BRASIL

O criador da planta CHEAPWATER, Kilian Heilgemaier, sabe que seu projeto é simples e fácil-de-fazer! Ou seja, qualquer um pode copiar e espalhar o método gratuitamente. No entanto, ele gostaria de trabalhar junto com universidades ou ONGs, que tenham como foco principal “água, água potável” e possam desenvolver projetos no Brasil com o seu acompanhamento e apoio. ENTRAR EM CONTATO

CHEAPWATER – Kilian Heilgemaier

killian_autor

Fonte:
Simone H., SUPPLYgoGREEN Spreading green technologies for a clean world

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!